Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Cantando" os números - Antecessor e sucessor

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-compreender a sequência numérica do sistema de numeração decimal

-perceber o numeral que vem antes (antecessor) e o numeral que vem depois (sucessor)

-utilizar a soma e a subtração

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- noção de antecessor e sucessor

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Sente com a turma em roda e coloque no centro uma caixa cheia de números recortados em quadrinhos de cartolina (tamanho sugerido em cada quadrinho 3 cm X 4 cm).

Converse com o grupo sobre o que imagina ter na caixa.

Ouça o que eles têm a dizer e quando todos estiverem curiosos, abra a caixa e convide-os para pegar quantos cartões desejarem de diferentes números.

Nesse momento, peça para os alunos observarem se algum dos números escolhidos por eles se repete nos números escolhidos pelos amigos. É importante destacar que os números da caixa não se repetem.

Outra sugestão é o professor perguntar pelos números que geram dúvidas; como o 12 e 21, o 79 e 97.

A turma é dividida em 5 grupos e o professor entrega uma cartela em branco, todas com a mesma divisão, onde esses grupos terão que colar os números escolhidos, seguindo a ordem numérica.

Cada grupo terá que descobrir o menor número que possui para iniciar a sua sequência numérica.

O grupo também terá um representante com a função de coletar os números que faltam para completar a sua sequência. Somente ele poderá circular entre os grupos para conseguir os números que completam as sequências.   

2º momento:

O professor apresenta as cartelas de cada grupo, fazendo as correções necessárias com a participação da turma.

Após a apresentação das cartelas, lança o desafio para a turma:

Como poderíamos formar uma única sequência numérica com todas essas cartelas?

Os alunos deverão perceber que é preciso formar uma cartela gigante, juntando todas as cartelas na ordem do menor para o maior numeral.

http://www.youtube.com/watch?v=zqebPInDZJk&feature=related 

O professor coloca essa cartela gigante no mural, para servir de apoio às crianças para as próximas atividades. Com a cartela completa no mural, o professor poderá explorar:

- Quantos números aparecem na cartela?

- Qual seria o número que vem depois do último número na nossa cartela?

- E antes do primeiro?

- Quantas colunas têm na cartela?

- E linhas?

É importante destacar que a cartela gigante da turma vai do número 1 a 99 e a distribuição das colunas acontecem de 10 em 10, para que as dezenas exatas ocupem a mesma coluna.

O professor poderá trabalhar com quantos números desejar, mas é importante manter a coluna das dezenas exatas para a visualização do aluno na procura dos números na cartela.

3º momento:

Inicie o Jogo do Bingo.  

Ofereça uma cartela para cada dupla, onde um aluno que já escreva números convencionalmente esteja com outro que ainda não o faz. Cante os números, mas faça um tipo de adivinha:  

-Fica entre 46 e 48  

-Está depois de 59

-Está antes de 80  

-É maior que 99 e menor que 101

As crianças poderão consultar a cartela gigante no mural.

Algumas crianças farão a sequência oral, contando de um em um para buscar a localização exata na escala, o que também é valido. Mesmo assim, tente intervir. Caso uma criança pense que números com mesmos algarismos são iguais, questione o posicionamento e o valor de cada um.

Cada dupla escolhe o local onde escreverá os números cantados. Quando as cartelas estiverem preenchidas, faça o sorteio dos números, fazendo a leitura de antecessor e sucessor. Exemplo:

- É o sucessor de 29

- É o antecessor de 40

Cada dupla irá marcando com um pedacinho de papel, botão ou tampinha de garrafa. A dupla que completar uma linha ou a cartela toda gritará: Bingo!

Mas só serão ganhadores, se estiverem escritos corretamente os números sorteados.

Sugestão:

O professor também poderá trabalhar com o número que está entre, maior/menor ou igual, utilizando também a leitura através de cubinhos, barrinhas e placas.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor poderá avaliar nos seguintes momentos:

- na formação da sequência numérica   

- na escrita dos algarismos  

- no jogo do Bingo  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.