Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ESCRITA DOS EGÍPCIOS

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o modo de vida dos egípcios.
  • Conhecer o sistema de escrita dos egípcios.

Duração das atividades
DUAS AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  A Escrita dos egípcios.
  • O modo de vida dos egípcios.
Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

OS HIERÓGLIFOS

Como forma de instigar a curiosidade das crianças sobre o modo como os homens escreviam antigamente, leia o livro de Ruth Rocha. Após a leitura, perqunte:

FONTE: http://www.planetanews.com/promocao/livros/26851/o-livro-das-letras--ruth-rocha---otavio-roth.html 

  • Como as pessoas escreviam antigamente?
  • Como eram as letras dos povos antigos?

Após a leitura proponha a observação do alfabeto dos egípcios. Explique o significado de algumas palavras. Proponha que registrem em duplas a escrita do seu  nome e de um colega da sala, usando o alfabeto dos egípcios.Oriente que cada letra corresponde a um sinal. Podemos ainda , brincar com os nomes das crianças através das atividades abaixo:

http://www.mariomarcia.com/FotosViagens/Africa/Egipto/InfoEgypt/EgyptArcheologyHieroglyphsPort.htm 

Escreva seu nome com hieróglifos

Lembre-se: isto é uma aproximação. Se você não se chama Quéfren ou Tutâncamon,  muito provavelmente seu nome não existia no Egito Antigo. Isso quer dizer que estamos tentando imitar como um antigo egípcio faria para representar a pronúncia do seu nome. Aqui, usamos os hieróglifos na sua versão fonética. Cada hieróglifo representa um som. Leve em consideração os sons do seu nome e considere uma letra para cada som para poder traduzir.

Passo a Passo:

 1. Escreva como se fala – exemplo: 

 Cristiano – Cristiânu                                                          

 Alexandra – Alexandra                                                      

   Maria – María                                                       

  Rodrigo – Rodrígu                                                        

 Vanessa – Vanessa                                                        

 Sheila – Xeila                                                        

 Wagner – Vagner                                                        

 Cleópatra - Cleópatra

 2. Retire letras duplas - quando duas letras tiverem o valor de uma, use apenas uma.   Exemplo:

 Vanessa – Vanesa                 

  3. Retire as vogais que puder. As vogais só são usadas se forem essenciais para a pronúncia. Pode parecer esquisito, mas o nome ainda fica reconhecível. Quando o nome começa ou termina com vogais, pode mantê-las também.   

  Exemplos:      Cristiano – Crstianu      Alexandra – Alxandra      Wagner – Vagnr

4. Converta usando um hieróglifo para cada letra que restou.  Obs: Os hieróglifos, algumas vezes, apresentavam mais de um símbolo para o mesmo fonema ou símbolos diferentes para o mesmo som.

FONTE: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=917&sid=3 

Apresente o quadro e sugira que escolham alguns hieróglifos para desenhar.

l 

escribaegipcio.blogspot.com 

2ª ATIVIDADE:

CONHECENDO O MODO DE VIDA DOS EGÍPCIOS

Assista os vídeos sugeridos logo abaixo. Escolha um deles para exibir para as crianças. Leia também o livro: O Egito Antigo de Maurício Elvis Scheneide.

 

http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/229778#features 

Comentando o livro

O Egito Antigo

 A civilização do Egito Antigo exerce grande fascínio em nosso tempo. Pirâmides, múmias, templos e hieróglifos constituem testemunho impressionante de uma das mais antigas culturas. As crenças e práticas religiosas, envoltas em muito simbolismo, serviam de inspiração para manifestações artísticas e culturais, nas quais o sagrado se refletia nos mais simples afazeres do cotidiano. Templos e tumbas decoradas guardam informações não somente sobre divindades e cerimônias, mas também sobre o cotidiano dessa civilização que desperta a curiosidade de tanta gente. No livro do estudioso Maurício Schneider, relata-se toda a história egípcia antiga e constrói-se um quadro amplo de sua civilização e cultura por meio de informações sobre o cotidiano e a religião desse povo.

Sugestões de vídeos sobre o egito antigo

http://www.youtube.com/watch?v=mSP0TcbZjnU&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=gobQ4F9cpUc&feature=related

Sobre os deuses do egito

http://www.youtube.com/watch?v=gWMZFua14gY&feature=related 

Animação

http://vimeo.com/4029917 

Após exibição do vídeo e a leitura do livro, organize a turma em pequenos grupos para que retratem através do desenho e da escrita alguns aspectos da vida dos egípcios. Veja um exemplo de registros realizados com crianças de 5 e 6 anos.

fonte: NEI/UFRN; LIVRO DE TURMA 5.2001.turma da manhã.

3ª ATIVIDADE

RECONTANDO A VIDA DOS EGÍPCIOS

Organize uma amostra dos trabalhos desenvolvidos na sala sobre a vida e a escrita dos egípcios tais como: o sistema de escrita reconstruido pelas crianças, os desenhos, o texto coletivo e outros relativos ao estudo.

fonte: NEI. Livro da turma 5. 2001,2003,2004

4ª ATIVIDADE

NO DIA EM QUE FOMOS EGÍPCIOS

Combine uma brincadeira na sala para retratar a vida dos egípcios. Defina com as crianças o cenário, as vestimentas e os personagens.

fonte: NEI. Livro da turma 5. 2001,2003,2004

Recursos Complementares

Livro das Letras. Ruth Rocha. Editora Melhoramentos.

Livro da Escrita. Ruth Rocha. Editora Melhoramentos.

Consulte o site e brinque com o modo de escrever egípcio.

 http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/hieroglifos.html 

Avaliação

Verificar atráves dos registros, brincadeiras e da participações durante o estudo, se as crianças:

  1.  Perceberam o modo de vida dos egípcios através da brincadeira realizada na sala.
  2.  Se conseguem registrar através das atividades propostas na sala o sistema de escrita dos egípcios.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • josé Osélio Marinho, José Osélio , São Paulo - disse:
    oselio.marinho@terra.com.br

    19/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante sou aluno do curso de letras e estou pesquisando para fazer um projeto pedagogico e este assunto contribuiu com minhas expectativas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.