07/10/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
-comparar números de até 3 algarismos pelo sistema de numeração decimal
-ordenar os números
- perceber o valor posicional de cada algarismo
- noção de centena e dezena
Material: para cada dupla de alunos, três cartões de 7 X 10 centímetros, com algarismos diferentes (por exemplo: 5, 8 e 1) e 12 cartões em branco.
1º momento:
Forme duplas e distribua três cartões com algarismos diferentes e 12 cartões em branco.
Peça que as crianças montem números de dois ou três algarismos sem repeti-los (elas podem chegar a 12 no máximo).
É possível que as crianças comecem as combinações pelos números de dois algarismos e depois parem, achando que as chances estão esgotadas. Neste caso, o professor deverá mostrar a possibilidade de se formar números com três algarismos.
Peça que anotem cada um deles em um cartão em branco. O professor pode lançar as perguntas:
- Qual o maior numeral formado? Quantos algarismos ele possui? Por quê?
- E o menor?Quantos algarismos ele possui? Por quê?
- Dos algarismos distribuídos, qual o de menor valor?
- E o de maior valor?
- Que valor tem o algarismo de menor valor no maior número formado?
- Que valor tem o algarismo de maior valor no menor número formado?
Dessa forma, as crianças também irão perceber o valor posicional de cada algarismo no numeral.
2º momento:
Proponha que as crianças ordenem os números que formaram. As crianças devem perceber que é preciso começar do menor para o maior número, formando assim a sequência numérica.
O professor pode lançar as perguntas:
- Observe o maior algarismo no maior número formado. Qual é o seu valor?
- Observe o maior algarismo no menor número formado. Qual é o seu valor?
- Observe o menor algarismo no menor número formado. Qual é o seu valor?
- Observe o menor algarismo no maior número formado. Qual é o seu valor?
O aluno irá perceber que o mesmo algarismo ocupa posições diferentes no numeral, modificando, assim, o seu valor.
3º momento:
Entregue para cada dupla um cartão com um número de dois algarismos (o 53, por exemplo).
Depois, entregue outro cartão com um algarismo escrito (o 4, por exemplo) e pergunte em que posição em relação ao 35 ele deve ser colocado para formar o número maior possível. Se for à esquerda, ficará 435 e, se for à direita, 354.
Proponha sucessivamente diferentes “terceiros algarismos” para depois discutir com a turma em quais situações é melhor colocá-lo à direita e em quais à esquerda.
Depois, elabore uma conclusão final com a turma e registre no caderno.
Sugestões:
O professor poderá utilizar mais cartões com algarismos para aumentar o desafio e a formação da sequência numérica e também trabalhar com outras classes, além das dezenas simples.
As atividades realizadas serão importantes porque ao mesmo tempo que apontarão as dificuldades da turma, darão oportunidades das mesmas serem sanadas em sua sequência.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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20/10/2011
Cinco estrelasMuito bom trabalhar com material concreto. Onde o aluno tem oportunidades de fazer descobertas através de observações, comparações e conlusões em grupo.