Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Combinando e construindo números

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-comparar números de até 3 algarismos pelo sistema de numeração decimal

-ordenar os números

- perceber o valor posicional de cada algarismo

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- noção de centena e dezena

Estratégias e recursos da aula

Material: para cada dupla de alunos, três cartões de 7 X 10 centímetros, com algarismos diferentes (por exemplo: 5, 8 e 1) e 12 cartões em branco.

1º momento:

Forme duplas e distribua três cartões com algarismos diferentes e 12 cartões em branco.

Peça que as crianças montem números de dois ou três algarismos sem repeti-los (elas podem chegar a 12 no máximo).

É possível que as crianças comecem as combinações pelos números de dois algarismos e depois parem, achando que as chances estão esgotadas. Neste caso, o professor deverá mostrar a possibilidade de se formar números com três algarismos.

Peça que anotem cada um deles em um cartão em branco. O professor pode lançar as perguntas:

- Qual o maior numeral formado? Quantos algarismos ele possui? Por quê?

- E o menor?Quantos algarismos ele possui? Por quê?

- Dos algarismos distribuídos, qual o de menor valor?

- E o de maior valor?

- Que valor tem o algarismo de menor valor no maior número formado?

- Que valor tem o algarismo de maior valor no menor número formado?

Dessa forma, as crianças também irão perceber o valor posicional de cada algarismo no numeral.   

2º momento:

Proponha que as crianças ordenem os números que formaram. As crianças devem perceber que é preciso começar do menor para o maior número, formando assim a sequência numérica.

O professor pode lançar as perguntas:

- Observe o maior algarismo no maior número formado. Qual é o seu valor?

- Observe o maior algarismo no menor número formado. Qual é o seu valor?

- Observe o menor algarismo no menor número formado. Qual é o seu valor?

- Observe o menor algarismo no maior número formado. Qual é o seu valor?

O aluno irá perceber que o mesmo algarismo ocupa posições diferentes no numeral, modificando, assim, o seu valor.

3º momento:

Entregue para cada dupla um cartão com um número de dois algarismos (o 53, por exemplo).

Depois, entregue outro cartão com um algarismo escrito (o 4, por exemplo) e pergunte em que posição em relação ao 35 ele deve ser colocado para formar o número maior possível. Se for à esquerda, ficará 435 e, se for à direita, 354.

Proponha sucessivamente diferentes “terceiros algarismos” para depois discutir com a turma em quais situações é melhor colocá-lo à direita e em quais à esquerda.

Depois, elabore uma conclusão final com a turma e registre no caderno.  

Sugestões:

O professor poderá utilizar mais cartões com algarismos para aumentar o desafio e a formação da sequência numérica e também trabalhar com outras classes, além das dezenas simples.

Recursos Complementares
Avaliação

As atividades realizadas serão importantes porque ao mesmo tempo que apontarão as dificuldades da turma, darão oportunidades das mesmas serem sanadas em sua sequência.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Solange Simoes, Escola Conde de Agrolongo , Rio de Janeiro - dijo:
    solsimalves@yahoo.com.br

    20/10/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom trabalhar com material concreto. Onde o aluno tem oportunidades de fazer descobertas através de observações, comparações e conlusões em grupo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.