Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Um livro de recordes matemáticos - Comparação e ordenação de escritas numéricas isoladas

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-perceber as regras de organização do sistema de numeração decimal

-estabelecer critérios de comparação de escritas numéricas

-comparar e ordenar escritas numéricas isoladas

Duração das atividades
3 aulas em 3 dias consecutivos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Material: Livro dos recordes (Guinness, livro de curiosidades etc.), cartaz, prancheta.

1º momento: Prepare um canto da sala de aula com objetos relacionados a alguns recordes, como bola de futebol, sapato, balança e uma música instrumental de fundo como a da vitória de Ayrton Senna ou da Copa do Mundo.

Sente com a turma em roda e coloque no centro uma caixa com o livro dos recordes e de curiosidades.

Converse com a turma sobre o que imaginam ter na caixa, se o ambiente e os objetos podem dar alguma ideia. Ouça o que as crianças têm a dizer e faça a seguinte brincadeira:

- Quem descobrir mais rápido sobre o que tem dentro da caixa, vai bater o recorde da descoberta na turma!

Abra a caixa e convide-as a manusear os livros encontrados.

Nesse momento, peça a algum aluno para abrir na página que mais chamou a sua atenção.

Circule o material entre as crianças, lendo algumas das curiosidades. Depois, pergunte:

- Quem descobriu sobre o que tem dentro da caixa?

- O que significa a palavra recorde?

- Quem já ouviu essa palavra?

Continue lendo as curiosidades, peça a opinião da turma, pergunte o que sabem sobre o assunto e qual recorde chamou mais a sua atenção.

Proponha ao grupo a elaboração de um livro de recordes, o “livro dos mais-mais” ou outro nome sugerido por eles.

Organize a turma em roda e combine com ela quais informações podemos coletar para o nosso livro dos recordes, já que ele está relacionado a números. Registre no blocão as sugestões feitas com a turma, como: idade, altura, tamanho do cabelo, peso, número de filhos, número de sapato etc.

2º momento:

Proponha ao grupo que descubra qual é a pessoa mais alta da escola.

Organize uma pesquisa em que as crianças entrevistem em grupos as pessoas, perguntando sua altura.

De volta à sala, cada grupo se reúne e decide qual foi o maior número encontrado.

Circule entre os grupos, observando e questionando como fizeram para decidir qual é o maior.  Registre no cartaz o número correspondente à maior altura pesquisada pela turma.

Peça às crianças que pesquisem em casa se alguém conhece uma pessoa mais alta do que a encontrada na escola.

3º momento:  

Retome o cartaz e reúna as crianças em grupo para que decidam qual é o maior número entre os coletados.  

Repita esses procedimentos para cada informação selecionada, como: idade, tamanho do cabelo, peso, número de filhos, número de sapato etc.

As crianças podem fazer entrevistas pesquisar na internet ou em livros. Também podem trazer novos números maiores do que os já encontrados.

Sugira que cada criança confeccione seu próprio livro com base nas informações coletadas pelo grupo.  Entregue uma página por dia e peça que copiem as informações dos cartazes e façam uma ilustração.

No fim, organize as páginas, o índice e a introdução.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve avaliar o envolvimento dos alunos na busca pelas informações, se utiliza diferentes materiais para pesquisa e anota as informações pertinentes à pesquisa realizada.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.