06/12/2010
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar o posicionamento adequado para cada situação em que sua equipe seja atacada, nas diferentes posições da rede. Dessa forma se posicionarão para o Bloqueio e para uma eventual bola que bata no bloqueio e volte no seu campo
Movimentar-se em quadra de modo a reforçar sua atitude defensiva individual e assim reforçar o trabalho de sua equipe.
Trabalhar o respeito aos colegas e valorizar o trabalho em equipe.
Serão utilizados os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores e na apreciação de partidas na mídia.
1ª Atividade – Conversa sobre o Bloqueio
Ao iniciar a aula o(a) Professor(a) reunirá os alunos e conversará sobre as ações de ataque e defesa no Voleibol, mostrará aos alunos que quando nossa equipe ataca normalmente a cortada é o momento máximo, pois se executada com sucesso define a marcação de um ponto a nosso favor. Por outro lado, no momento em que somos atacados se a cortada do adversário tiver êxito nos proporcionará uma enorme frustração.
Após essa pequena introdução o(a) professor(a) perguntará aos alunos como uma equipe pode fazer para que a equipe adversária veja frustrada a sua ação de ataque (cortada)?
É bem provável que os alunos façam uma menção direta do bloqueio como sendo a melhor maneira de neutralizar o ataque (cortada) do adversário.
Dando continuidade o(a) professor(a) deve criar uma nova situação problema perguntando – O que devemos fazer quando apesar de ocorrer do bloqueio a bola ainda assim retorne em direção a nossa própria quadra?
A resposta que nos interessa é a que demonstre a necessidade de no momento em que a equipe está sendo atacada e o bloqueador, ou os bloqueadores saltam para evitar a concretização da cortada os alunos que não estiverem participando diretamente dessa ação deverão estar atentos e posicionados de modo a impedir que a bola toque em sua quadra.
Bloqueio Simples:
Fonte: http://educacaofisica.org/joomla/images/stories/volei.jpg
Cobertura do Bloqueio:
Fonte: http://www.jogosabertos.pr.gov.br/arquivos/Image/japs_08_volei_final_ataqueGuaratuba.JPG
2ª Atividade - Espelho
Uma das características no momento de efetuar a cobertura do bloqueio é que os alunos devem ter atenção na movimentação de todos os demais jogadores.
A fim de buscar despertar a atenção dos alunos no que está ao seu redor faremos uma atividade denominada espelho.
Nessa atividade os alunos serão divididos em duplas e o professor definirá qual lado iniciará a movimentação que deverá ser para os lados, para frente ou para trás com movimentação de braços para o lado ou para cima. Os demais alunos repetirão a movimentação do colega de forma espelhada.
Dica 1 – Se o colega se movimentar para a esquerda e levantar a mão esquerda o aluno que deverá espelhar o movimento se deslocará para a direita e levantará a mão direita de modo a permanecer à frente do colega.
Dica 2 – O professor deverá alternar o grupo que comandará a movimentação e se possível mudar as duplas.
3ª Atividade - Vivenciando Situações de Jogo
Nessa atividade, da mesma forma que em um ensaio o(a) professor(a) trabalhará com os alunos em grupos de seis como se fossem de uma equipe. Essa equipe ocupará uma das metades da quadra e será posicionada em diferentes situações de jogo, tais como:
1 – Ataque com Bloqueio feito na posição de Entrada de Rede;
2 – Ataque com Bloqueio feito na posição de Meio de Rede.
3 – Ataque com Bloqueio feito na posição de Saída de Rede.
Dica 1 – Por se tratar de uma aula inicial trabalharemos apenas as situações de bloqueio simples em cada posição.
Dica 2 – O aluno que não participar diretamente do Bloqueio ocupará diferentes posições na quadra a fim de que possa a equipe cobrir os espaços que possibilitem a queda da bola em sua quadra
3ª Atividade - O Jogo
Como atividade final o professor proporá um jogo, cuja regra de pontuação privilegiará o posicionamento dos alunos na quadra. Sendo assim os alunos que não estiverem atuando na partida pontuarão os colegas que se posicionem corretamente nas ações de ataque, cobertura de ataque, defesa e cobertura de defesa.
Fonte:
Os links abaixo permitem a complementação e ilustração dessa temática.
http://www.justvolleyball.com.br/vietart66combataq.htm
http://www.justvolleyball.com.br/vietart67combataq_historico2.htm
http://www.justvolleyball.com.br/vietart33b_estrategia_defensiva_bolaalta_extremidades_bloqueio_simples_procedimentos_nadefesa.htm
Durante o jogo previsto na terceira atividade o(a) professor(a) solicitará que no máximo três alunos atuem como comissão técnica. Esses alunos terão a possibilidade de ao observarem qualquer falha de posicionamento pararem suas equipes e posicionarem adequadamente.
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