09/07/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Sobre competição, visitar os links:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21379
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21384
Aulas 1 e 2
Apresentar aos alunos/as o conceito, a finalidade, a importância e a estrutura de um Fórum de Deliberação utilizando, cartazes, painéis e/ou data show.
Explicar aos/as alunos/as sobre o papel e a participação dos representantes de turma no Fórum de Deliberações da Competição na Escola.
Para fundamentar a discussão desta temática com os alunos este assunto consulte o link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21384 .
Esclarecer o/a aluno/a que, para cada reunião do Fórum de Deliberações, será construído um roteiro para orientar os/as representantes de turmas nas discussões, aprovações e registros de novas propostas que forem apresentadas nas reflexões e negociações realizadas na sala de aula e em cada Fórum.
A primeira reunião do Fórum de Deliberações tem um caráter mais informativo, pois, o/a professor/a deve apresentar e explicar o roteiro de questões que aos/as representantes e solicitar que eles/as discutam e definam quais serão as propostas da sua turma/ano de ensino:
Após essa primeira reunião do Fórum de Deliberações, o grupo de representantes deverá retornar para sua turma/ano de ensino e programar, em conjunto com seu/sua professor e todos/as alunos/as da turma/ano de ensino, no horário de sua aula, um espaço para discutir estas questões e construir propostas para apresentar na segunda reunião do Fórum de Deliberações.
Explicar que esse espaço é muito importante, pois sem ele, é impossível garantir a interação dos/as alunos/as nesse processo de reflexão e construção da Competição Esportiva na Escola.
Explicar e reforçar a dinâmica do processo abaixo para auxiliar o representante no desempenho da sua função:
Intervir, sempre que for necessário, para garantir o respeito aos princípios pedagógicos definidos pelo coletivo de alunos/as e professores/as, no sentido de garantir o diálogo. O o/a aluno/a deve saber expressar suas idéias e também saber ouvir as idéias de seus colegas.
Aula 3 e 4
A Segunda reunião do Fórum de Deliberações será para aprovar as propostas apresentadas pelos representantes de cada turma/ano de ensino. Após esta definição, os mesmos devem informar a seus colegas de turmas as que foram definidas, as que não foram definidas e os possíveis desdobramentos necessários para a continuidade do processo.
Neste processo de aprovação de propostas, o professor deve respeitar as propostas colocadas pelos representantes e as definições deste Fórum. A sua função é de conduzir a ordem de falas, esclarecer dúvidas quando solicitado e registrar os acontecimentos da reunião.
Aula 5
Após o resultado da 2ª reunião do Fórum de Deliberações, registrar as decisões dos alunos/as e professores/as em único documento chamado de Regulamento Geral da Competição Esportiva da Escola.
Este Regulamento deve ser apreciado e votado na 3ª reunião do Fórum de Deliberações e deve conter:
Aula 6
Na 3ª reunião do Fórum de Deliberações deve ser aprovado o Regulamento da Competição e realizado os sorteios do pareamento e seqüência dos jogos. É também o espaço de prestar esclarecimentos para o início da Competição Esportiva.
O esclarecimento deve orientar os/as alunos/as quanto a alguns pontos de referência, tais como:
ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. A competição na escola. Revista Olhares e Trilhas, ano V, nº5, 2004. Uberlândia. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Anual.
Observar se durante a realização dos Fóruns de Deliberação, o/a aluno/a conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião, ouvindo a opinião dos/as colegas e respeitando as deliberações coletivas.
Avaliar em conjunto com os/as alunos/as se as deliberações do Fórum estão sendo respeitados tanto no planejamento, quanto organização execução da Competição Esportiva.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!