Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criação de Fóruns de Deliberação para construção da Competição Esportiva na escola.

 

09/07/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • O que é um Fórum de Deliberações, sua finalidade e funcionamento para  organizar a competição esportiva da escola;
  • Participar e acompanhar as discussões, os encaminhamentos e definições de propostas construídas nas Reuniões do Fórum de Deliberações que acontecem antes e durante a realização da Competição Esportiva na escola; ·         
  • Que é da competência do Fórum deliberar sobre  critérios a serem utilizados na organização das equipes e nas substituições de alunos durante o jogo, sobre o sistema de disputa, a premiação, a arbitragem, as regras e a forma de participação dos/as alunos/as na Competição Esportiva na Escola; ·         
  • Acompanhar e avaliar a participação de seus representantes e respectivos suplentes nas reuniões dos Fóruns de Deliberação da Competição Esportiva na Escola.
Duração das atividades
Seis aulas de 50h / Total 300 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Apresentar aos alunos/as o conceito, a finalidade, a importância e a estrutura de um Fórum de Deliberação utilizando, cartazes, painéis e/ou data show.

Explicar aos/as alunos/as sobre o papel e a participação dos representantes de turma no Fórum de Deliberações da Competição na Escola.

Para fundamentar a discussão desta temática com os alunos este assunto consulte o link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21384 .

Esclarecer o/a aluno/a que, para cada reunião do Fórum de Deliberações, será construído um roteiro para orientar os/as representantes de turmas nas discussões, aprovações e registros de novas propostas que forem apresentadas nas reflexões e negociações realizadas na sala de aula e em cada Fórum.

A primeira reunião do Fórum de Deliberações tem um caráter mais informativo, pois, o/a professor/a deve apresentar e explicar o roteiro de questões que aos/as representantes e solicitar que eles/as discutam e definam quais serão as propostas da sua turma/ano de ensino:

  1. Confirmar quantas e quais modalidades estarão presentes na atividade competitiva para que seja diagnosticado, coletivamente, a preferência e o interesse dos/as alunos/as de cada ano de ensino;
  2. Discutir na sua turma qual será a forma de aprovação das propostas enviadas ao Fórum. Nesse item, deve-se definir: a) Se a maioria das turmas apresentarem uma mesma ela será aprovada por ser a maioria? b) Qual é o procedimento que se deve adotar quando cada turma apresentar propostas diferentes para uma mesma questão: Os representantes votam ou a questão volta para as turmas apreciarem e deliberar sobre as diferentes propostas?
  3. Definir os critérios para constituição de cada equipe do ano de ensino que participará nos Jogos: a) O número de equipes da turma/ano de ensino para cada modalidade; b) Se as equipes serão mistas (meninos e meninas) ou separadas por sexo;c) Quais serão os critérios para substituição dos/as alunos que estão esperando para jogar. Quem pode substituir quem? Quantas vezes um/a aluno/a pode substituir outro?
  4. Definir qual o sistema de disputa a ser utilizada na Competição Esportiva. a) Explicar o conceito e o objetivo do sistema de disputa numa Competição Esportiva. b) Apresentar e explicar os sistemas: eliminatório simples, eliminatório duplo, rodízio simples e rodízio duplo. Sugestão de links para consulta:  http://vsites.unb.br/fef/downloads/paulo-henrique/sistemas_de_disputa.pdf , http://pt.wikipedia.org/wiki/Competições_esportivas c) Relacionar este item com o espaço físico disponível, com a carga horária destinada a realização Competição Esportiva e com o tempo destinado a cada jogo/partida; d) Definir qual será a seqüência de jogos das equipes.  
  5. Discutir e definir os seguintes aspectos sobre o tema premiação: a) O que é e qual é o significado de premiar. Sugestão de links para consulta: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=premiar , http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Premio , http://www.dicio.com.br/premio/  b) Será necessário premiar os participantes da Competição Esportiva na Escola? Qual será? Como será realizada? Quem receberá e quem financiará a premiação?   
  6. Sobre a equipe de arbitragem: a) Será preciso de árbitros? b) Quem será o  árbitro: aluno/a, professor/a, pais, outras pessoas? c) Se decidir por contratar árbitros de fora, com custo financeiro, como será feito o pagamento destes árbitros?

Após essa primeira reunião do Fórum de Deliberações, o grupo de representantes deverá retornar para sua turma/ano de ensino e programar, em conjunto com seu/sua professor e todos/as alunos/as da turma/ano de ensino, no horário de sua aula, um espaço para discutir estas questões e construir propostas para  apresentar  na segunda reunião do Fórum de Deliberações.

Explicar que esse espaço é muito importante, pois sem ele, é impossível garantir a interação dos/as alunos/as nesse processo de reflexão e construção da Competição Esportiva na Escola.

Explicar e reforçar a dinâmica do processo abaixo para auxiliar o representante no desempenho da sua função:

  • Primeiramente o representante deverá ler todas as informações para depois discutir cada uma e aprovar  a proposta da turma;
  • Em segundo lugar, para garantir esse processo é necessário a eleição de um secretário para coordenar a seqüência das falas dos colegas.

Intervir, sempre que for necessário, para garantir o respeito aos princípios pedagógicos definidos pelo coletivo de alunos/as e professores/as, no sentido de garantir o diálogo. O  o/a aluno/a deve saber expressar suas idéias e também saber ouvir as idéias de  seus colegas.   

Aula 3 e 4 

A Segunda reunião do Fórum de Deliberações será para aprovar as propostas apresentadas pelos representantes de cada turma/ano de ensino. Após esta definição, os mesmos devem informar a seus colegas de turmas as que foram definidas, as que não foram definidas e os possíveis desdobramentos necessários para a continuidade do processo.

Neste processo de aprovação de propostas, o professor deve respeitar as propostas colocadas pelos representantes e as definições deste Fórum. A sua função é de conduzir a ordem de falas, esclarecer dúvidas quando solicitado e registrar os acontecimentos  da reunião.   

Aula 5 

Após o resultado da 2ª reunião do Fórum de Deliberações, registrar as decisões dos alunos/as e professores/as  em único documento chamado de  Regulamento Geral da Competição Esportiva da Escola.

Este Regulamento deve ser apreciado e votado na 3ª reunião do Fórum de Deliberações e deve conter:

  • Objetivos da Competição Escolar.
  • Finalidades da Competição Escolar. ·         
  • Organização da Competição Escolar no que se refere a participação dos/as alunos/as; a programação e forma/sistema de disputa; as adaptações realizadas nas regras oficiais para cada ano de ensino; a pontuação e os critérios de desempate.     
  • Disposições gerais.   

Aula 6   

Na 3ª reunião do Fórum de Deliberações deve ser  aprovado o Regulamento da Competição e realizado os sorteios do pareamento e seqüência dos jogos. É também o espaço de prestar esclarecimentos para o início da Competição Esportiva.

O esclarecimento deve orientar os/as alunos/as quanto a alguns pontos de referência, tais como:

  • Como se faz uma leitura de tabela. ·         
  • Local de divulgação do regulamento, das tabelas e quadro de pontuação. ·         
  • Local de realização dos jogos por cada modalidade. ·         
  • Como proceder caso  aconteça  algum imprevisto como chuva, falta de energia, água etc. ·         
  • Durante a competição os casos omissos serão  resolvidos através da convocação de reunião extraordinária do Fórum de Deliberações, podendo ser convocada por alunos/as e/ou professores/as.
Recursos Complementares

ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. A competição na escola. Revista Olhares e Trilhas, ano V, nº5, 2004. Uberlândia. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Anual.

Avaliação

Observar se durante a realização dos Fóruns de Deliberação, o/a aluno/a conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião, ouvindo a opinião dos/as colegas e respeitando as deliberações coletivas.   

Avaliar em conjunto com os/as alunos/as se as deliberações do Fórum estão sendo respeitados tanto no planejamento, quanto organização execução da Competição Esportiva.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.