18/10/2010
Maria da Conceição de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
1ª ATIVIDADE
O SISTEMA ALFABÉTICO
Apresentar o sistema alfabético dos Fenícios, comentando sobre suas atividades comerciais e maritímas. Chamar atenção para a organização do nosso sistema de escrita.
O sistema de símbolos fenício consistia em um alfabeto fonético composto por vinte e duas letras. Esse sistema de comunicação teve grande importância não só para os fenícios, mas também influenciou o longo processo que deu origem às letras do alfabeto ocidental contemporâneo. A civilização greco-romana, considerada berço de várias línguas atuais, teve visível influência do sistema gráfico fenício.
Após essa conversa desafiar as crianças a pensar sobre como se poderia escrever usando o sistema fenício. Solicitar que construam uma frase ou produzam uma mensagem usando os símbolos do sistema de escrita fenícia.
fonte :http://www.academialetrasbrasil.org.br/histescrita.htm
2ª ATIVIDADE
Após as informações sobre a atividade comercial e marítima dos fenícios, solicitar que façam desenhos das viagens realizadas por eles.Podemos ainda, propor uma brincaderia simbólica em que as crianças vivenciem algumas dessas viagens.
No progresso de suas atividades comerciais, os fenícios tiveram expressivo destaque no desenvolvimento de embarcações que puderam lhes colocar em contato com as diversas civilizações do mar Mediterrâneo. O deslocamento pelo mar acabou firmando uma ampla rede de rotas comerciais que garantia a circulação dos vários produtos que despertavam o interesse da poderosa classe mercante mantenedora desse tipo de atividade econômica.
fonte: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/historiadaescrita.htm
3ª ATIVIDADE
Apresentar um painel com o alfabeto grego e solicitar que estabeleçam comparações com o nosso sistema de escrita. Para esta atividade propor que as crianças escrevam o seu nome usando as letras gregas. Depois compare com a escrita atual. Proponha ainda, o desenho das letras do alfabeto grego usado antigamente. Para o desenho podemos usar papel oficio preto e giz branco.
fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7
fonte: http://www.on.br/glossario/alfabeto/a/alfabeto_grego.html
4ª ATIVIDADE
Leia o livro sobre a escrita. Destaque a influência dos Fenìcios no sistema de escrita alafábetico que conhecemos atualmente - grego romano. Após a leitura chame atenção sobre alguns aspectos da vida dos gregos. Podemos abordar o teatro, as olimpiádas, o vestuário, a alimentação. Porponha a confecção de máscaras usadas pelos gregos.
AVENTURA DA ESCRITA - HISTORIA DO DESENHO QUE VIROU LETRA. Lia Zatz .Editora: Moderna
O livro mostra como as pinturas e os desenhos registrados nas cavernas na época da pré-história, além de outros desenhos foram se transformando em sinais que deram origem às diferentes formas de escrita.
Ao final do estudo proponha que cada uma das crianças registrem um aspecto da vida dos gregos. Observe os registros abaixo sobre alguns aspectos da vida dos gregos feitos por crianças de 5 e 6 anos.
FONTE: LIVRO DA TURMA 5. NEI/UFRN. 2001.
Verificar através dos registros produzidos e da participação oral se as crianças:
Duas estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/08/2012
Duas estrelasA primeira imagem não representa o alfabeto fenício, mas sim, o sistema de escrita cuneiforme, usado na Mesopotâmia.