Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS FENÍCIOS E A ESCRITA ALFABÉTICA

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os simbolos que originaram a escrita alfabética;
  • Perceber a influência dos fenícios e dos gregos no nosso sistema alfábetico;
  • Conhecer alguns aspectos da vida dos gregos. 
Duração das atividades
DUAS AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • História da escrita.
  • O sistema de escrita dos fenícios.
  • O sistema de escrita dos gregos.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

O SISTEMA ALFABÉTICO

Apresentar o sistema alfabético dos Fenícios, comentando sobre suas atividades comerciais e maritímas. Chamar atenção para a organização do nosso sistema de escrita.

O sistema de símbolos fenício consistia em um alfabeto fonético composto por vinte e duas letras. Esse sistema de comunicação teve grande importância não só para os fenícios, mas também influenciou o longo processo que deu origem às letras do alfabeto ocidental contemporâneo. A civilização greco-romana, considerada berço de várias línguas atuais, teve visível influência do sistema gráfico fenício.

Após essa conversa desafiar as crianças a pensar sobre como se poderia escrever usando o sistema fenício. Solicitar que construam uma frase ou produzam uma mensagem usando os símbolos do sistema de escrita fenícia.

 fonte :http://www.academialetrasbrasil.org.br/histescrita.htm 

2ª ATIVIDADE

Após as informações sobre a atividade comercial e marítima dos fenícios, solicitar que façam desenhos das viagens realizadas  por eles.Podemos ainda, propor uma brincaderia simbólica em que as crianças vivenciem algumas dessas viagens.

No progresso de suas atividades comerciais, os fenícios tiveram expressivo destaque no desenvolvimento de embarcações que puderam lhes colocar em contato com as diversas civilizações do mar Mediterrâneo. O deslocamento pelo mar acabou firmando uma ampla rede de rotas comerciais que garantia a circulação dos vários produtos que despertavam o interesse da poderosa classe mercante mantenedora desse tipo de atividade econômica.

fonte: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/historiadaescrita.htm 

3ª ATIVIDADE

Apresentar um painel com o alfabeto grego e solicitar que estabeleçam comparações com o nosso sistema de escrita. Para esta atividade propor que as crianças escrevam o seu nome usando as letras gregas. Depois compare com a escrita atual. Proponha ainda, o desenho das letras do alfabeto grego usado antigamente. Para o desenho podemos usar papel oficio preto e giz branco.

 fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7

fonte: http://www.on.br/glossario/alfabeto/a/alfabeto_grego.html

4ª ATIVIDADE 

Leia o livro sobre a escrita. Destaque a influência dos Fenìcios no sistema de escrita alafábetico que conhecemos atualmente - grego romano. Após a leitura chame atenção sobre alguns aspectos da vida dos gregos. Podemos abordar o teatro, as olimpiádas, o vestuário, a alimentação. Porponha a confecção de máscaras usadas pelos gregos.

AVENTURA DA ESCRITA - HISTORIA DO DESENHO QUE VIROU LETRA. Lia Zatz .Editora: Moderna

O livro mostra como as pinturas e os desenhos registrados nas cavernas na época da pré-história, além de outros desenhos foram se transformando em sinais que deram origem às diferentes formas de escrita. 

http://www.americanas.com.br/produto/163164/livros/infantojuvenil/infantojuvenil/livro-aventura-da-escrita:-historia-do-desenho-que-virou-letra 

Ao final do estudo proponha que cada uma das crianças registrem um aspecto da vida dos gregos. Observe os registros abaixo sobre alguns aspectos da vida dos gregos feitos por crianças de 5 e  6 anos.

FONTE: LIVRO DA TURMA 5. NEI/UFRN. 2001.

Recursos Complementares

 Leia  + sobre a escrita Fenícia no link abaixo:

http://www.kfs10.com.br/loubnan/fenicio.html 

Avaliação

Verificar através dos registros produzidos e da participação oral se as crianças:

  • Perceberam a influência dos fenícios no nosso sistema de representação da escrita.
  • Se conseguiram identificar através da leitura dos livros lidos na sala, dos desenho e dos textos produzidos, alguns aspectos da vida dos gregos como : alimentação, vestimenta, teatro, olimpiádas.
Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rafael Kasper, Prefeitura Novo Hamburgo , Rio Grande do Sul - disse:
    rflkasper@ibest.com.br

    23/08/2012

    Duas estrelas

    A primeira imagem não representa o alfabeto fenício, mas sim, o sistema de escrita cuneiforme, usado na Mesopotâmia.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.