24/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ampliar o conhecimento sobre a competição esportiva na escola desempenhando funções e papéis para além da quadra de jogo;
Durante a realização da competição esportiva, respeitar as regras definidas coletivamente e utilizar as habilidades técnicas, táticas e motoras aprendidas durante as aulas;
Adquirir, além da competência técnica, a competência comunicativa ao experimentar diversas formas de ouvir o outro e de expressar suas próprias ideias em reportagem, artigo para jornal etc.
Adquirir, além da competência técnica e da competência comunicativa, a competência social na interação com os colegas de turma, de escola e com os professores.
Nenhum conhecimento prévio será necessário para realizar essa aula.
Apresentar às turmas dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, um modelo diferente de competição esportiva, na qual todos os alunos são obrigados a participar jogando na equipe da sua turma ou se inscrevendo nas diferentes comissões de trabalho previstas pela organização da Competição Esportiva, desenvolvendo as seguintes funções:
Cada comissão de trabalho poderá ter a inscrição de no máximo dois alunos de cada turma.
Após o encerramento das inscrições dos alunos nas comissões de trabalho, reunir com os alunos que optaram por participar jogando da Competição Escolar e definir:
Por fim, reunir com os representantes de cada equipe das respectivas turmas, no horário de aula, para que apresentem suas propostas e, a partir delas, definir as normas da competição. Estes representantes deverão informar a comissão organizadora da competição às decisões tomadas nesta reunião.
Cada turma poderá participar da competição com apenas uma equipe.
A modalidade esportiva que será disputada na competição deverá ser escolhida entre aquelas que já foram vivenciadas pelos alunos nas aulas, respeitando a técnica e as regras específicas de cada uma.
A seguir, utilizar o espaço de aula para que as equipes realizem treinamento antes de iniciar a competição. Para isso, organizar uma sequência de partidas que garanta o mesmo tempo de treinamento para cada equipe.
As Comissões de arbitragem, infra-estrutura, comunicação e divulgação, composta por alunos e professores, também estarão neste período, planejando e preparando as suas atividades.
Nesse sentido, durante esse período de treinamento, os alunos componentes das Comissões, além de distribuir as tarefas internas a cada Comissão, deverão:
Realizar a Competição Esportiva conforme planejada pelos alunos e professores, avaliando-a ao seu final.
Durante a realização da Competição Esportiva, as Comissões de Arbitragem, Infra Estrutura, Comunicação e Divulgação deverão realizar suas atribuições conforme sua prévia organização - distribuição de tarefas e atribuições.
Nessas aulas, o professor deverá acompanhar a execução dos trabalhos de cada Comissão. Caso perceba que alguma Comissão não está conseguindo realizar seus trabalhos, ele deve interferir, avaliar e definir junto aos seus componentes, as estratégias que utilizarão para garantir que suas atribuições e objetivos sejam alcançados.
Artigo sobre a competição esportiva na escola:
ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. A competição na escola. Revista Olhares e Trilhas, ano V, nº5, 2004. Uberlândia. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Anual.
A avaliação será realizada após o término da competição pelos alunos e professores enfocando a participação, o sentimento e o papel desempenhado por cada um na experiência vivida.
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