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Competir na escola só jogando?

 

24/11/2010

Autor y Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar o conhecimento sobre a competição esportiva na escola desempenhando funções e papéis para além da quadra de jogo;

Durante a realização da competição esportiva, respeitar as regras definidas coletivamente e utilizar as habilidades técnicas, táticas e motoras aprendidas durante as aulas;

Adquirir, além da competência técnica, a competência comunicativa ao experimentar diversas formas de ouvir o outro e de expressar suas próprias ideias em reportagem, artigo para jornal etc.

Adquirir, além da competência técnica e da competência comunicativa, a competência social na interação com os colegas de turma, de escola e com os professores.

Duração das atividades
Sete aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio será necessário para realizar essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

Apresentar às turmas dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, um modelo diferente de competição esportiva, na qual todos os alunos são obrigados a participar jogando na equipe da sua turma ou se inscrevendo nas diferentes comissões de trabalho previstas pela organização da Competição Esportiva, desenvolvendo as seguintes funções:

  1. Comissão de Divulgação: tem a função de auxiliar na divulgação dos resultados da Competição Esportiva – confecção e preenchimento de tabelas, divulgação dos jogos a serem realizados, do quadro de pontuação e atualização do painel informativo;
  2. Comissão de Arbitragem: auxiliar os professores na arbitragem da Competição na função de árbitro auxiliar, preenchendo súmula ou árbitro de linha;
  3. Comissão de Infra Estrutura: auxiliar na preparação do espaço físico e de materiais que serão utilizados  durante os jogos:  bolas, redes, coletes, mesa de arbitragem, bancos de reserva, água para os jogadores e árbitros;
  4. Comissão de Comunicação: auxiliar no registro das atividades realizadas durante a Competição Esportiva - fotografar, filmar, entrevistar participantes, produzir textos e reportagens sobre a Competição para publicar no jornal e/ou mural da escola durante e depois da realização da competição.

Cada comissão de trabalho poderá ter a inscrição de no máximo dois alunos de cada turma.

Após o encerramento das inscrições dos alunos nas comissões de trabalho, reunir com os alunos que optaram por participar jogando da Competição Escolar e definir:

  1. O número de componentes de cada equipe;
  2. Se as equipes serão mistas ou separadas por sexo;
  3. O tempo de duração de cada jogo;
  4. Se haverá substituição de alunos durante os jogos e qual será o critério para realizar estas substituições.

Por fim, reunir com os representantes de cada equipe das respectivas turmas, no horário de aula, para que apresentem suas propostas e, a partir delas, definir as normas da competição. Estes representantes deverão informar a comissão organizadora da competição às decisões tomadas nesta reunião.

Cada turma poderá participar da competição com apenas uma equipe.

A modalidade esportiva que será disputada na competição deverá ser escolhida entre aquelas que já foram vivenciadas pelos alunos nas aulas, respeitando a técnica e as regras específicas de cada uma.

Aula 2, 3 e 4 

A seguir, utilizar o espaço de aula para que as equipes realizem treinamento antes de iniciar a competição. Para isso, organizar uma sequência de partidas que garanta o mesmo tempo de treinamento para cada equipe.

As Comissões de arbitragem, infra-estrutura, comunicação e divulgação, composta por alunos e professores, também estarão neste período, planejando e preparando as suas atividades.

Nesse sentido, durante esse período de treinamento, os alunos componentes das Comissões, além de distribuir as tarefas internas a cada Comissão, deverão:

  1. Membros da Comissão de Arbitragem: auxiliar os professores na arbitragem dos jogos de treinamento, exercendo a função de árbitro auxiliar, preenchendo súmula ou árbitro de linha. É importante realizar reuniões para avaliar e discutir sobre as possíveis dúvidas que os componentes dessa Comissão têm sobre as regras da modalidade, o preenchimento da súmula e os gestos de arbitragem a serem utilizados por eles.
  2. Membros da Comissão de Infra Estrutura: auxiliar na organização e preparação do espaço físico e de materiais que serão utilizados durante os jogos: a) Separação das bolas, redes e coletes; b) Reunir os materiais necessários para organização da mesa de arbitragem, dos bancos de reserva, dos reservatórios utilizados para servir água para os jogadores e árbitros.
  3. Membros da Comissão de Comunicação: auxiliar os professores na preparação dos equipamentos necessários para registrar as atividades realizadas durante a Competição Esportiva – máquina fotográfica, filmadora, computadores etc. Construir textos informativos, cartazes, notícias para divulgar o regimento, a tabela e a realização da Competição Esportiva na escola.
  4. Membros da Comissão de Divulgação: auxiliar a Comissão de Comunicação na divulgação das informações que precedem a realização da Competição Esportiva. Construir o Painel Informativo da Competição Esportiva e fixar o Regimento dos Jogos, a tabela da sequência dos jogos a serem realizados e o quadro de pontuação das equipes participantes.

Aula 5, 6 e 7 

Realizar a Competição Esportiva conforme planejada pelos alunos e professores, avaliando-a ao seu final.

Durante a realização da Competição Esportiva, as Comissões de Arbitragem, Infra Estrutura, Comunicação e Divulgação deverão realizar suas atribuições conforme sua prévia organização - distribuição de tarefas e atribuições.

Nessas aulas, o professor deverá acompanhar a execução dos trabalhos de cada Comissão. Caso perceba que alguma Comissão não está conseguindo realizar seus trabalhos, ele deve interferir, avaliar e definir junto aos seus componentes, as estratégias que utilizarão para garantir que suas atribuições e objetivos sejam alcançados.

Recursos Complementares

Artigo sobre a competição esportiva na escola:

ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. A competição na escola. Revista Olhares e Trilhas, ano V, nº5, 2004. Uberlândia. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Anual.

Avaliação

A avaliação será realizada após o término da competição pelos alunos e professores enfocando a participação, o sentimento e o papel desempenhado por cada um na experiência vivida.

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