Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Representando Alimentos

 

05/07/2010

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Visitar um supermercado e comprar frutas;
  • Organizar cestas de alimentos (frutas) com as crianças;
  • realizar um pic nic na sala para que as crianças degustem as frutas compradas;
  • desenvolver a capacidade de representação, através do desenho e da pintura.
Duração das atividades
A atividade será dividida em cinco momentos com duração de 15 a 20 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Numa conversa informal a professora deve investigar se as crianças já foram a um supermercado e perguntar como são organizados os produtos que são vendidos lá.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

A professora deve na roda de conversa combinar com as crianças um passeio a um supermercado próximo à escola para comprar algumas frutas. Enviar para casa um bilhete pedindo a participação das famílias tanto no que se refere à autorização para levar as crianças ao supermercado quanto para a compra das frutas. O bilhete deve ser uma produção coletiva com a interação entre professora e alunos.

2º Momento:

Na roda inicial antes de sair para o supermercado a professora e os alunos devem fazer alguns combinados em relação ao que vão fazer no supermercado como:

  • Visitar a sessão das frutas;
  • Escolher frutas de suas preferências para comprar;
  • Colocar as frutas na cesta do supermercado e levar ao caixa para pagar;

3º Momento:

Na roda, a professora deve criar um clima de pic nic, estendendo uma toalha e arrumando as frutas. Depois pedir aos alunos que separem as frutas. Enquanto as crianças fazem à separação das frutas a professora deve observar e anotar os critérios usados pelas crianças. Após a separação das frutas, a professora deve levantar algumas questões para que elas apontem que critérios usaram como: por que escolheram essas frutas atentando para os critérios (tamanho, cor, formato). A professora deve registrar as informações dadas pelas crianças.

4º Momento:

Em cada bandeja a professora deve colocar uma etiqueta com o nome escrito do tipo de fruta colocado nela. A professora deve chamar a atenção das crianças para o nome que está escrito na etiqueta de cada bandeja e fazer uma leitura dessas palavras, chamando a atenção para a forma como se escreve estas palavras.

5º Momento:

A professora deve colocar algumas bandejas etiquetadas com o nome de cada tipo de fruta (a quantidade das bandejas deve corresponder aos tipos de frutas compradas). Orientar que elas devem separar as frutas do mesmo tipo e colocar nas bandejas conforme o que está escrito na etiqueta de cada bandeja. Em seguida as crianças na mesa com papel camurça preta e giz de cera branco devem desenhar como foi feita a separação das frutas organizadas nas bandejas. Terminada a atividade, a professora convida as crianças para degustar as frutas, fazendo um pic nic na sala.

Recursos Complementares
Avaliação

Neta aula se pode avaliar a desenvoltura das crianças no supermercado; como organizam as cestas de frutas e o nível de representação através do desenho e da pintura.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.