05/07/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Numa conversa informal a professora deve investigar se as crianças já foram a um supermercado e perguntar como são organizados os produtos que são vendidos lá.
1º Momento:
A professora deve na roda de conversa combinar com as crianças um passeio a um supermercado próximo à escola para comprar algumas frutas. Enviar para casa um bilhete pedindo a participação das famílias tanto no que se refere à autorização para levar as crianças ao supermercado quanto para a compra das frutas. O bilhete deve ser uma produção coletiva com a interação entre professora e alunos.
2º Momento:
Na roda inicial antes de sair para o supermercado a professora e os alunos devem fazer alguns combinados em relação ao que vão fazer no supermercado como:
3º Momento:
Na roda, a professora deve criar um clima de pic nic, estendendo uma toalha e arrumando as frutas. Depois pedir aos alunos que separem as frutas. Enquanto as crianças fazem à separação das frutas a professora deve observar e anotar os critérios usados pelas crianças. Após a separação das frutas, a professora deve levantar algumas questões para que elas apontem que critérios usaram como: por que escolheram essas frutas atentando para os critérios (tamanho, cor, formato). A professora deve registrar as informações dadas pelas crianças.
4º Momento:
Em cada bandeja a professora deve colocar uma etiqueta com o nome escrito do tipo de fruta colocado nela. A professora deve chamar a atenção das crianças para o nome que está escrito na etiqueta de cada bandeja e fazer uma leitura dessas palavras, chamando a atenção para a forma como se escreve estas palavras.
5º Momento:
A professora deve colocar algumas bandejas etiquetadas com o nome de cada tipo de fruta (a quantidade das bandejas deve corresponder aos tipos de frutas compradas). Orientar que elas devem separar as frutas do mesmo tipo e colocar nas bandejas conforme o que está escrito na etiqueta de cada bandeja. Em seguida as crianças na mesa com papel camurça preta e giz de cera branco devem desenhar como foi feita a separação das frutas organizadas nas bandejas. Terminada a atividade, a professora convida as crianças para degustar as frutas, fazendo um pic nic na sala.
Neta aula se pode avaliar a desenvoltura das crianças no supermercado; como organizam as cestas de frutas e o nível de representação através do desenho e da pintura.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!