05/07/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conversar com os alunos sobre o que conhecem em relação à plantação das frutas ou legumes.
1º Momento:
O (a) professor (a) deve pesquisar um local em que tenha uma plantação de frutas ou legumes (pomar ou horta), agendar uma aula passeio e solicitar a presença no local de uma pessoa que possa apresentar e falar sobre essa plantação para as crianças. Na roda, deverão organizar com as crianças os "combinados" para que esta aula possa acontecer de forma agradável, como devem agir, os cuidados que devem tomar, para a segurança de todos e tornar um passeio agradável, discutir ainda o horário de saída da escola, em que transporte irão para o passeio, o que as crianças deverão levar para a aula passeio, como deve ser o comportamento no local visitado e a que horas voltarão.
2º Momento:
No dia e hora marcados, crianças e professores visitarão o local, momento em que poderão ter contato com um ambiente natural e agradável, onde poderão ver uma plantação de diversas fruteiras ou hortaliças, além de tirar dúvidas que ainda tenham sobre como os alimentos são plantados e colhidos. Esta atividade deve ser registrada com fotos ou vídeos para que possa em momentos posteriores ser retomada com as crianças, pelo(a) professor (a). Pode, ainda, ser organizada uma exposição dessas fotos na sala ou num espaço coletivo para que outras turmas possam ver.
3º Momento:
Voltando à escola (que poderá ser no mesmo dia, ou no seguinte), o professor(a) com as crianças deve propor uma produção de um texto coletivo sobre a aula passeio, em que as crianças irão relembrar as coisas que foram vistas e ditas sobre a plantação que observaram no pomar ou horta, sobre o que mais gostaram no passeio e sobre as novas informações que receberam durante as explicações. As crianças falam e a professora escreve; depois expõem o texto no mural da sala.
4º Momento:
Na roda de conversa, a professora deve retomar com o grupo, a aula passeio ao pomar que foi registrada com fotos. Combinar como deve organizar uma exposição e ou exibição das fotos ou vídeos feitos na aula passeio(que fotos devem ser expostas, que grupo vai explicar o que e em que espaço da escola deve ser montada a exposição) para que possa, num espaço coletivo, apresentar para outras turmas da escola. Nessa exposição as crianças devem ser organizadas em pequenos grupos para explicar a exposição.
Música Pomar, Palavra cantada:
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem expressar de forma oral e escrita as informações e conhecimentos adquiridos durante a aula passeio, tanto na roda de conversa, quanto na exposição de fotografias.
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