Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um Passeio pelo Pomar

 

05/07/2010

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a linguagem escrita;
  • Visitar um local onde se planta alimentos (pomar ou horta);
  • Colher alimentos para posterior degustação;
  • Produzir um texto coletivo.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar com os alunos sobre o que conhecem em relação à plantação das frutas ou legumes.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O (a) professor (a) deve pesquisar um local em que tenha uma plantação de frutas ou legumes (pomar ou horta), agendar uma aula passeio e solicitar a presença no local de uma pessoa que possa apresentar e falar sobre essa plantação para as crianças. Na roda, deverão organizar com as crianças os "combinados" para que esta aula possa acontecer de forma agradável, como devem agir, os cuidados que devem tomar, para a segurança de todos e tornar um passeio agradável, discutir ainda o horário de saída da escola, em que transporte irão para o passeio, o que as crianças deverão levar para a aula passeio, como deve ser o comportamento no local visitado e a que horas voltarão.

2º Momento:

No dia e hora marcados, crianças e professores visitarão o local, momento em que poderão ter contato com um ambiente natural e agradável, onde poderão ver uma plantação de diversas fruteiras ou hortaliças, além de tirar dúvidas que ainda tenham sobre como os alimentos são plantados e colhidos. Esta atividade deve ser registrada com fotos ou vídeos para que possa em momentos posteriores ser retomada com as crianças, pelo(a) professor (a). Pode, ainda, ser organizada uma exposição dessas fotos na sala ou num espaço coletivo para que outras turmas possam ver.

3º Momento:

Voltando à escola (que poderá ser no mesmo dia, ou no seguinte), o professor(a) com as crianças deve propor uma produção de um texto coletivo sobre a aula passeio, em que as crianças irão relembrar as coisas que foram vistas e ditas sobre a plantação que observaram no pomar ou horta, sobre o que mais gostaram no passeio e sobre as novas informações que receberam durante as explicações. As crianças falam e a professora escreve; depois expõem o texto no mural da sala.

4º Momento:

Na roda de conversa, a professora deve retomar com o grupo, a aula passeio ao pomar que foi registrada com fotos. Combinar como deve organizar uma exposição e ou exibição das fotos ou vídeos feitos na aula passeio(que fotos devem ser expostas, que grupo vai explicar o que e em que espaço da escola deve ser montada a exposição) para que possa, num espaço coletivo, apresentar para outras turmas da escola. Nessa exposição as crianças devem ser organizadas em pequenos grupos para explicar a exposição.

Recursos Complementares

Música Pomar, Palavra cantada:  

 http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk 

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem expressar de forma oral e escrita as informações e conhecimentos adquiridos durante a aula passeio, tanto na roda de conversa, quanto na exposição de fotografias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.