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APLICAÇÃO DOS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS E PARALELAS CORTADAS POR UMA TRANSVERSAL NO ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO
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RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Estudar as propriedades dos quadriláteros.       

  Construir quadriláteros a partir de suas propriedades.

Duração das atividades
DUAS AULA DE 50 MIN
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Paralelas cortadas por uma transversal

Congruência de triângulos

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie a aula desenhando no quadro um paralelogramo e  uma de suas diagonais, obtendo dois triângulos.

Considerando os triângulos ADB e BCD, mostre que:

  • Os ângulos X e Y são congruentes e que o mesmo ocorre com os ângulos W e Z.

            Justificativa: são âgulos alternos internos.

  • Os triângulos possuem lados coincidentes, portanto, congruentes.

Conclusão: os triângulos ADB e BCD são congruentes. Sendo assim, podemos enunciar a propriedade:

EM TODO PARALELOGRAMO OS LADOS OPOSTOS SÃO IGUAIS.

Proceda da mesma forma para deduzir as seguintes propriedades:

  • Em todo paralelogramo as diagonais se cortam no meio.
  • Em todo retângulo as diagonais tem medidas iguais.
  • Em todo losango as diagonais são perpendiculares
  • Em todo losango as diagonais são bissetrizes dos ângulos internos
  • Em todo trapézio isósceles os ângulos adjacentes a uma mesma base são congruentes

Você pode encontrar as figuras, bem como as demonstrações no site:

http://www.somatematica.com.br/fundam/quadrilatero/quadrilatero5.php 

Atividade 1

Divida a turma em grupos e proponha a criação de um blog contendo as propriedades dos quadriláteros. Você pode encontrar instruções de como fazer um blog no site: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A 

Atividade 2

Proponha as seguintes construções geométricas, descrevendo as propriedades utilizadas para cada construção:

1) Construa um paralelogramo ABCD, dados uma diagonal e dois ângulos adjacentes a ela:

 DB = 5cm

Ângulo DBC = 70 graus

Ângulo CDB = 30 graus

  2)      Construa um trapézio, dados:

Base = 7 cm

Um ângulo da base = 40 graus

 Altura  = 4 cm   

Atividade 3

Divida a turma em grupos e peça que criem três problemas envolvendo construção de quadriláteros.    

Recursos Complementares

Site contendo propriedades dos quadriláteros parelelogramos.

http://www.somatematica.com.br/fundam/quadrilatero/quadrilatero5.php 

Avaliação

Avalie a aula pelas observações feitas pelos alunos e pelas construções, observando se os alunos compreendem as propriedades dos quadriláteros e  constroem figuras baseadas nelas.

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