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Calculando com os Blocos Lógicos

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- identificar os atributos das peças (forma, cor, tamanho e espessura)

-reconhecer as peças através da negação de seus atributos

-construir sentenças matemáticas com os resultados apresentados

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-compreensão do conceito de adição e subtração

-identificação dos atributos de cada peça (forma, cor, tamanho e espessura)

Estratégias e recursos da aula

Material: duas caixas de Blocos Lógicos, uma sacola com fichas em cartolina contendo informações sobre os atributos de cada peça.

1º momento:

Prepare um canto da sala de aula com duas caixas (A e  B) de Blocos Lógicos e um cartaz com o título: Vamos calcular com os Blocos Lógicos?

Pergunte aos alunos sobre aquele material, o que eles entendem sobre o cartaz e se é possível calcular com os Blocos Lógicos.

Ouça a opinião dos alunos e suas ideias sobre o assunto.

Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Mas, para isso, é preciso primeiro que cada aluno pegue uma peça da caixa A aleatoriamente, pois o critério para a organização dos grupos deverá ser pelos atributos dessa peça escolhida que o fará pertencer ao mesmo. Dessa forma, serão as próprias crianças que formarão o seu grupo.

Exemplo: Todas as crianças do grupo têm as peças da mesma cor, forma, espessura ou tamanho ou qualquer outro atributo definido pelo grupo dentro das peças dos Blocos Lógicos.

É importante destacar o número de alunos em cada grupo para que, assim, a turma crie estratégias de organização e reorganização mudando, se necessário, os atributos escolhidos para que os grupos sejam formados corretamente. Depois, cada grupo explica os critérios de sua formação e os atributos utilizados para a mesma.         

2º momento

O professor pede que cada grupo pegue uma peça da caixa B, que já estão com os resultados numéricos fixados nas mesmas por uma etiqueta, e coloque-as com esse resultado virado para baixo.

Um representante de cada grupo faz zerinho ou um para saber quem irá começar e continua a sortear a ordem dos demais representantes.

O primeiro coloca a mão na sacola e sorteia uma ficha em cartolina que determinará os atributos de negação. Ele tira a ficha e lê para os grupos, inclusive o dele.

Exemplo: A peça não é quadrada, não é azul, não é pequena, não é grossa.

O grupo que estiver com a peça lida pelo representante, deverá virar para descobrir o resultado numérico. A partir do resultado numérico, o grupo construirá uma sentença matemática para este resultado e irá escrever num bloquinho de papel.  

O professor poderá começar com dois atributos de negação, acrescentando mais um, até utilizar todos.

3º momento:

Após a leitura de todas as peças, a turma terá 5 minutos para rever suas sentenças matemáticas e fazer possíveis correções.

Depois, cada grupo terá que apresentar a sua sentença matemática e o outro grupo terá que dizer se está ou não correta. O professor poderá escolher ou sortear os grupos que farão as correções um dos outros.

Os grupos escolhidos ou sorteados, iniciarão um novo desafio. Terão que escolher, um para o outro, uma de suas peças e pedir que determinem seus atributos de negação.

Caso acerte, o grupo que lançou o desafio terá que criar uma nova sentença para o resultado desta peça. Se errar, será o outro que deverá criar uma nova sentença para a peça.

Professor, o mesmo resultado poderá se repetir em peças diferentes, fazendo com que o aluno perceba a possibilidade de outras sentenças para o mesmo resultado.

Sugestão:

O professor também poderá utilizar nas peças as sentenças matemáticas e pedir aos alunos os resultados.

 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor poderá diagnosticar a aprendizagem da turma em dois momentos:

 1. Pela identificação dos atributos das peças.

 2. Pela resolução de sentenças matemáticas e/ou resultados através dos registros de cada grupo.    

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