Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma adição "reservada" pelo Material Dourado

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-estabelecer a relação numeral X Material Dourado

-resolver situações de adição com reserva

-identificar o valor posicional do algarismo

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-conceito de unidade, dezena e centena

-leitura e escrita do Material Dourado

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

No pátio, a turma se divide em dois grupos. Um dos critérios pode ser o de sorteio.

O professor pede para os alunos sentarem em roda e entrega uma caixa de Material Dourado para cada grupo. Cada caixa tem uma etiqueta com uma cor diferente (verde e amarela).

Cada grupo terá 5 minutos para manusear as peças, arrumar e fazer diferentes montagens livremente.

Aproveite para descobrir as experiências dos alunos com esse material, perguntando sobre ele, para que serve e o que sabem. Ouça as experiências dos alunos sobre o assunto.

Depois, uma caixinha com cartões verdes e com a mesma quantidade de cartões amarelos é apresentada aos alunos, que retiram o cartão e posicionam-se em fila atrás da caixa de Material Dourado da cor sorteada.

Então, é proposto o Jogo das Adições para os alunos.

O jogo consiste em cada componente do grupo representar, utilizando o Material Dourado, as quantidades ditadas pelo professor.

Exemplo: 5 barrinhas e 3 cubinhos

              7 barrinhas e 2 cubinhos

Caso o aluno acerte, passa para o final da fila. Caso contrário, pede ajuda ao componente que está atrás dele e, assim, sucessivamente.

Vence o grupo que terminar primeiro com o maior número de acertos.     

2º momento:

Nesta etapa, o professor propõe que os alunos somem duas quantidades, utilizando as peças do Material Dourado.

O professor deverá progressivamente aumentar o grau de dificuldade e ditar, por exemplo:

3 barrinhas e 8 cubinhos mais 1 barrinhas e 5 cubinhos

O aluno juntará primeiro os cubinhos. Ao encontrar 13 cubinhos, deverá trocar por 1 barrinha e 3 cubinhos.O aluno deverá responder corretamente 53.

Caso o aluno acerte, passa para o final da fila. Caso contrário, pede ajuda ao componente que está atrás dele e, assim, sucessivamente.

Nesta etapa, o componente que está atrás dele, dará continuidade à adição, acrescentando à soma anterior ao número ditado pelo professor.

Vence o grupo que terminar primeiro com o maior número de acertos.

O desafio é juntar as quantidades e fazer as trocas, começando sempre pelos cubinhos e, depois, pelas barrinhas.

3º momento:

Cada grupo recebe 10 cartões em branco para elaborar adições. O professor coloca todas as adições elaboradas numa sacola para serem sorteadas pelos grupos.

Um grupo sorteia, dita para o outro que deverá resolver a adição e dizer o resultado numérico.

O outro grupo deverá confirmar ou não o resultado fazendo a leitura do mesmo em barrinhas, cubinhos e placas.

Professor, os alunos deverão ser orientados a utilizarem o menor número de peças.    

Sugestão:

O professor deverá conhecer o trabalho de Maria Montessori e, caso não tenha o Material Dourado, há possibilidade de construí-lo em cartolina ou utilizar outros materiais simbólicos (contas coloridas ou de tamanhos diferentes, palitos coloridos ou soltos e amarrados).   

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita pela representação dos numerais através do Material Dourado e o domínio da adição com reserva.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • alexsandra da conceiçao machado, - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - EPG , São Paulo - disse:
    mel_sininho@hotmail.com

    14/05/2012

    Quatro estrelas

    Achei super interessante essa aula. Apliquei na minha aula edeu certo, as crianças gostaram e ficaram e compreenderam melhor as adições com reserva. Parabéns! Professora Sandra


  • Aginerio, Colegio estadual leonardo gomes de carvalho leite , Sergipe - disse:
    agineri@yahoo.com.br

    08/05/2012

    Quatro estrelas

    Otima sugestão com a ideia da aula conseguir melhorar a minha


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.