07/10/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
-estabelecer a relação numeral X Material Dourado
-resolver situações de adição com reserva
-identificar o valor posicional do algarismo
-conceito de unidade, dezena e centena
-leitura e escrita do Material Dourado
1º momento:
No pátio, a turma se divide em dois grupos. Um dos critérios pode ser o de sorteio.
O professor pede para os alunos sentarem em roda e entrega uma caixa de Material Dourado para cada grupo. Cada caixa tem uma etiqueta com uma cor diferente (verde e amarela).
Cada grupo terá 5 minutos para manusear as peças, arrumar e fazer diferentes montagens livremente.
Aproveite para descobrir as experiências dos alunos com esse material, perguntando sobre ele, para que serve e o que sabem. Ouça as experiências dos alunos sobre o assunto.
Depois, uma caixinha com cartões verdes e com a mesma quantidade de cartões amarelos é apresentada aos alunos, que retiram o cartão e posicionam-se em fila atrás da caixa de Material Dourado da cor sorteada.
Então, é proposto o Jogo das Adições para os alunos.
O jogo consiste em cada componente do grupo representar, utilizando o Material Dourado, as quantidades ditadas pelo professor.
Exemplo: 5 barrinhas e 3 cubinhos
7 barrinhas e 2 cubinhos
Caso o aluno acerte, passa para o final da fila. Caso contrário, pede ajuda ao componente que está atrás dele e, assim, sucessivamente.
Vence o grupo que terminar primeiro com o maior número de acertos.
2º momento:
Nesta etapa, o professor propõe que os alunos somem duas quantidades, utilizando as peças do Material Dourado.
O professor deverá progressivamente aumentar o grau de dificuldade e ditar, por exemplo:
3 barrinhas e 8 cubinhos mais 1 barrinhas e 5 cubinhos
O aluno juntará primeiro os cubinhos. Ao encontrar 13 cubinhos, deverá trocar por 1 barrinha e 3 cubinhos.O aluno deverá responder corretamente 53.
Caso o aluno acerte, passa para o final da fila. Caso contrário, pede ajuda ao componente que está atrás dele e, assim, sucessivamente.
Nesta etapa, o componente que está atrás dele, dará continuidade à adição, acrescentando à soma anterior ao número ditado pelo professor.
Vence o grupo que terminar primeiro com o maior número de acertos.
O desafio é juntar as quantidades e fazer as trocas, começando sempre pelos cubinhos e, depois, pelas barrinhas.
3º momento:
Cada grupo recebe 10 cartões em branco para elaborar adições. O professor coloca todas as adições elaboradas numa sacola para serem sorteadas pelos grupos.
Um grupo sorteia, dita para o outro que deverá resolver a adição e dizer o resultado numérico.
O outro grupo deverá confirmar ou não o resultado fazendo a leitura do mesmo em barrinhas, cubinhos e placas.
Professor, os alunos deverão ser orientados a utilizarem o menor número de peças.
Sugestão:
O professor deverá conhecer o trabalho de Maria Montessori e, caso não tenha o Material Dourado, há possibilidade de construí-lo em cartolina ou utilizar outros materiais simbólicos (contas coloridas ou de tamanhos diferentes, palitos coloridos ou soltos e amarrados).
A avaliação será feita pela representação dos numerais através do Material Dourado e o domínio da adição com reserva.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/05/2012
Quatro estrelasAchei super interessante essa aula. Apliquei na minha aula edeu certo, as crianças gostaram e ficaram e compreenderam melhor as adições com reserva. Parabéns! Professora Sandra
08/05/2012
Quatro estrelasOtima sugestão com a ideia da aula conseguir melhorar a minha