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Situando a história do município no tempo: o município onde os alunos estudam e outros municípios brasileiros

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- desenvolver as noções de processo, duração, sequência, ordenação, simultaneidade;

- construir uma linha do tempo que ordene o ano de formação de vários municípios brasileiros, em relação ao município em que os alunos estudam;

- compreender o processo histórico que levou à formação dos municípios brasileiros em diferentes épocas e contextos econômicos e políticos.

- entender as diferenças e semelhanças entre o contexto histórico em que se formou o município onde os alunos estudam e os  contextos históricos de formação de outros municípios brasileiros.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O encaminhamento das atividades sugeridas torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas da divisão política dos territórios (países, estados, municípios), da localização de seu município dentro do mapa mundi e do mapa do Brasil, além da periodização da história do Brasil.

Antes de desenvolver as atividades sugeridas nesta aula, é interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula "Situando a história do município no tempo: a linha do tempo da história do Brasil" disponibilizada neste Portal.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Descobrindo municípios brasileiros mais novos e mais antigos do que aquele em que os alunos estudam/moram

- Apresentar a problemática central da aula para os alunos: Será que há municípios brasileiros mais antigos e/ou mais novos do que o município onde nós estudamos/moramos? Por quê?

- Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa, com amigos e parentes que migraram de outros municípios,  em livros didáticos de 4º ou 5º ano do ensino fundamental,  em sites da Internet, para descobrir dados que respondam as seguintes questões:

  1. Será que o município onde nós estudamos/moramos  é o município mais antigo do Brasil ou há municípios brasileiros mais antigos do que o nosso?
  2. Será que nosso município é o mais antigo de nosso estado  ou há municípios  mais antigos do que o nosso no estado em que moramos?
  3. Será que o município onde nós estudamos/moramos  é o município mais novo do Brasil ou há municípios brasileiros mais novos do que o nosso?
  4. Será que nosso município é o mais novo de nosso estado  ou há municípios  mais novos do que o nosso no estado em que moramos?
  • Instruir os alunos a, no decorrer da pesquisa, registrar, para cada questão, o nome dos municípios que encontrou, quando cada um foi fundado oficialmente, em que estado/região cada um se localiza.

- Socializar as descobertas feitas por cada aluno e elaborar, por escrito, uma lista coletiva  de municípios e seus respectivos anos de fundação, relacionados a cada uma das questões apresentadas anteriormente.

Atenção:

no decorrer da socialização dos dados apresentados pelos alunos, podem aparecer informações contraditórias. O professor deve estar atento para verificar estas contradições, pesquisar sobre elas e esclarecer os alunos sobre os motivos da contradição.

 Por exemplo,

  • podem ser encontradas, para um mesmo município, datas diferentes para sua fundação. O professor deve verificar se isto aconteceu porque a fonte pesquisada foi mal elaborada, ou porque uma fonte considerou o ano em que o município começou a se formar como arraial e outra fonte considerou o ano em que o município foi fundado oficialmente;
  • podem ser encontradas localidades com nomes e datas de fundação diferentes, mas estas podem se referir ao mesmo município que mudou de nome no decorrer de sua história, antes ou depois de ser fundado oficialmente: o município de Uberlândia foi assim nomeado em 1929, mas ele foi fundado oficialmente em 1888 com o nome de Uberabinha.

Atividade 2 - Construindo uma linha do tempo sobre o ano de fundação de diferentes municípios brasileiros

- Solicitar aos alunos que construam uma linha do tempo que ordene, a partir dos diferentes períodos da história do Brasil, o ano de formação de alguns municípios brasileiros em relação ao município onde os alunos estudam/moram. Para isto, o professor pode fornecer as seguintes instruções:

  1. Desenhe uma   linha do tempo e divida-a conforme os vários períodos da história do Brasil; 
  2. Escreva o ano em que se iniciou cada período da História do Brasil e o nome do período;
  3. Escreva , de vermelho, dentro do período histórico correspondente, o ano em que o município em que você estuda/mora foi fundado oficialmente.
  4.  Escreva, de preto, dentro do período histórico correspondente, o nome e o ano de formação de 2 municípios brasileiros mais antigos do que o que você mora/estuda;
  5. Escreva, de azul, dentro do período histórico correspondente, o nome e o ano de formação de 2 municípios de seu estado mais antigos do que o município em que você mora/estuda;
  6.  Escreva, de verde, dentro do período histórico correspondente, o nome e o ano de formação de 2 municípios brasileiros  mais novos do que o município em que você mora.
  7. Escreva, de rosa, dentro do período histórico correspondente, o nome e o ano de formação de 2 municípios de seu estado  mais novos do que o município em que você mora.

Observação:

Esta atividade pode ser realizada, em um primeiro momento, por todos os alunos da sala em conjunto, sob coordenação do professor, em uma folha de papel pardo de 1,2m de comprimento que será fixada na parede da sala para nortear o debate da atividade 3.

Em um segundo momento, o professor pode pedir para cada aluno registrar, em seu caderno, a linha do tempo construida por toda a sala. 

Atividade 3 - Contextualizando a época de formação dos diferentes municípios brasileiros em relação ao município onde os alunos estudam/moram

 - Dividir os alunos em 6 grupos que  pesquisarão o processo e o contexto de formação de cada um dos municípios registrados na linha do tempo construída na atividade 2;

- Instruir os alunos para realizarem a pesquisa de acordo com os seguintes passos:

  1. escolher um dos municípios registrados na linha do tempo;
  2. pesquisar as características gerais do período histórico em que o município escolhido foi fundado (principais atividades econômicas realizadas neste período, grupos sociais dominantes, mão-de-obra mais utilizada);
  3. pesquisar o processo de formação do município escolhido (grupos sociais que participaram da formação, motivos que levaram estes grupos sociais a se estabelecerem na região onde se formou o município, atividades econômicas que deram impulso à formação do município);
  4. relacionar o processo de formação do município escolhido com as características gerais do período histórico em que ele foi fundado;
  5. Elaborar painéis, maquetes, cartazes, power points para apresentar as descobertas realizadas para toda a turma;
  6. Apresentar as descobertas da pesquisa para toda a turma;

- Sintetizar as apresentações dos alunos, apontando as diferenças e semelhanças entre o processo de formação do município em que os alunos moram e o processo de formação do município que eles pesquisaram. Para isto o professor deve:

  • expor, oral e por escrito, o processo de formação do município em que os alunos estudam/moram, inserido no período histórico em que ele foi fundado (grupos sociais que participaram da formação, motivos que levaram estes grupos sociais a se estabeleceram na região onde se formou o município, atividades econômicas que deram impulso à formação do município);
  • relacionar os dados apresentados nas pesquisas dos alunos com os dados sobre a formação do município onde os alunos moram, explicando historicamente as diferenças e semelhanças entre estes.

Observação:

As fontes para pesquisa do professor e dos alunos podem ser encontradas nos livros didáticos distribuídos pelo MEC, através do PNLD, principalmente, os de 4º e 5º anos que abordam, a maioria, a história da formação dos municípios brasileiros.

No Portal do Professor, Recursos Educacionais (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html)   , há  alguns materiais didáticos (vídeos educacionais), que abordam o processo de formação de alguns municípios brasileiros, principalmente, as capitais (basta entrar no site, clicar no ícone "busca" e escrever o  nome do município que se deseja pesquisar).  

Para relacionar o processo de formação do município pesquisado com o período da história do Brasil em que ele foi formado, o professor pode verificar a possibilidade de trabalhar alguns dos vídeos educacionais listados abaixo:

  • COLÔNIA   (28 min.): Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864. Apresenta comentários sobre o processo de colonização do Brasil, desde o período das Grandes Navegações até à Independência do Brasil. Aborda pontos relevantes no estudo da história brasileira, como a chegada dos portugueses ao Brasil, o contato com os indígenas, primeiras formas de governo, exploração econômica, escravidão, presença dos holandeses no território, os bandeirante, a miscigenação, a mineração e a busca por metais preciosos, a Inconfidência mineira, fim do tráfico negreiro, chegada da Família Real, abertura dos portos às nações amigas e a Independência do Brasil. (Material de consulta para o professor)
  •  DORES DA COLÔNIA(12 min.):   Episódio do programa Brasil 500 anos: um Novo Mundo na TV, da TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=872. Utiliza o teatro de bonecos para falar dos primeiros anos da colonização portuguesa (1531-1549) no Brasil e seus principais acontecimentos: divisão do litoral em capitanias hereditárias, imposição da cultura européia sobre a indígena e o começo do tráfico de escravos negros.
  • CANA DE MEL, PREÇO DE FEL   (13 min.): Episódio do programa 500 anos: O Brasil colônia na TV, exibido pela TV Escola  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1530 . Utiliza o teatro de bonecos para falar sobre o processo de colonização brasileira no século XVI. Apresenta a importância do trabalho escravo na produção da cana-de-açúcar e a comercialização das especiarias
  •  IMPÉRIO(27 min.): Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=836 . Discorre sobre o Império brasileiro, desde o Primeiro Reinado com D. Pedro I, passando pela Regência e Segundo Reinado com D. Pedro II até o processo de independência brasileira. (material de consulta para o professor) 
  • O REINO DO CAFÉ I,   II, III:     Episódio do programa 500 anos: O Brasil-Império na TV, apresentado pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9866;  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9868; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9871.  Por meio do teatro de bonecos, ensina sobre o ciclo do café brasileiro no século XIX. Aborda o café como grande fonte de riquezas para o Brasil. Além disso, discorre sobre os imigrantes como mão-de-obra na cultura cafeeira .
  •  O PUXA- ENCOLHE DA BORRACHA(13 min.): Episódio do Brasil 500 anos: o Brasil-República na TV, exibido pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1243. Trata sobre uso e extração da borracha no século XIX, relatando fatos como: os seringueiros na Amazônia e o êxodo da mão-de-obra nordestina para trabalhar nos seringais. Discorre sobre o comércio da borracha pelo mundo e o seu declínio no Brasil. 
  • REPÚBLICA VELHA (27 min.): Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=890. Apresenta os principais acontecimentos políticos, econômicos, sociais, culturais e geográficos do Brasil na época da República Velha (1889-1930). 
  • A ERA VARGAS (20 min.): Episódio do Brasil 500 anos: o Brasil-República na TV, exibido pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=875.   Descreve a ascensão e queda do mito Getúlio Dornelles Vargas, do tenentismo ao suicídio.  
  • NO REGIME DOS MILITARES I, II, III: Episódio do programa Brasil 500 anos: o Brasil-República na TV, exibido pela TV Escola, onde é apresentado o período da Ditadura Militar. Discorre sobre os Atos Institucionais, as políticas adotadas, o milagre econômico, a censura, os aspectos políticos envolvidos no período e o início da nova república. O episódio é apresentado pelo grupo de teatro de bonecos "Mão Molenga" intercalados com alguns apresentadores que explicam os pontos principais do assunto abordado: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9993;   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9994;  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9995.      
  • DA NOVA REPÚBLICA AO REAL:  Episódio do programa Brasil 500 anos: o Brasil-República na TV, da TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=883 . Utiliza o teatro de bonecos para falar sobre a História do Brasil, após a Ditadura Militar. Discorre sobre os processos democráticos, políticos e econômicos da época, como o aumento da inflação no Governo de José Sarney. Trata sobre o processo de impeachment de Fernando Collor e a implementação do Plano Real. 

Mas, atenção! Muitos destes recursos têm uma linguagem pouco adequada para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, é importante que o professor faça uma análise prévia ao material, observando se ele se adequa ao nível de seus alunos ou fazendo adaptações no recurso para que suas informações históricas fiquem acessíveis às crianças.

Recursos Complementares

http://gephiseseba.blogspot.com   texto " Trabalhando com linhas do tempo: a história de Uberlândia, Triângulo Mineiro, Minas Gerais na história do Brasil ", postado em 20 de junho de 2010,  referente a roteiro de atividades utilizado para desenvolver as atividades  propostas nesta aula junto aos alunos e alunas da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. 

Para buscar informações sobre o processo de formação de municípios brasileiros consultar textos, dissertações, teses no Portal Domínio Público/Pesquisa por conteúdo http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaConteudoForm.jsp :inserir o nome do município pesquisado no ícone de "critério de pesquisa".    

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita durante todo o processo apresentado no item "estratégias e recursos", através das atividades que eles desenvolverão individual e/ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguiram  desenvolver as noções de processo, duração, sequência, ordenação, simultaneidade;  localizar, na linha do tempo dos períodos da história do Brasil, o ano de formação de vários municípios brasileiros, em relação ao município em que os alunos estudam;    compreender o processo histórico que levou a formação dos municípios brasileiros em diferentes épocas e contextos econômicos e políticos, além de  entender as diferenças e semelhanças entre o contexto histórico em que se formou o município onde os alunos estudam e os  contextos históricos de formação de outros municípios brasileiros.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • katia juliane, SEMED , Mato Grosso do Sul - disse:
    katiajuliane39@gmail.com

    26/08/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, e sei que nossos alunos tem que conhecer um pouco mais do que esta em sua volta, para valorizar o temos nos nossos municipios E NO BRASIL.


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