30/07/2010
Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- desenvolver as noções de processo, duração, sequência, ordenação, simultaneidade;
- construir uma linha do tempo que ordene o ano de formação de vários municípios brasileiros, em relação ao município em que os alunos estudam;
- compreender o processo histórico que levou à formação dos municípios brasileiros em diferentes épocas e contextos econômicos e políticos.
- entender as diferenças e semelhanças entre o contexto histórico em que se formou o município onde os alunos estudam e os contextos históricos de formação de outros municípios brasileiros.
O encaminhamento das atividades sugeridas torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas da divisão política dos territórios (países, estados, municípios), da localização de seu município dentro do mapa mundi e do mapa do Brasil, além da periodização da história do Brasil.
Antes de desenvolver as atividades sugeridas nesta aula, é interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula "Situando a história do município no tempo: a linha do tempo da história do Brasil" disponibilizada neste Portal.
Atividade 1 - Descobrindo municípios brasileiros mais novos e mais antigos do que aquele em que os alunos estudam/moram
- Apresentar a problemática central da aula para os alunos: Será que há municípios brasileiros mais antigos e/ou mais novos do que o município onde nós estudamos/moramos? Por quê?
- Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa, com amigos e parentes que migraram de outros municípios, em livros didáticos de 4º ou 5º ano do ensino fundamental, em sites da Internet, para descobrir dados que respondam as seguintes questões:
- Socializar as descobertas feitas por cada aluno e elaborar, por escrito, uma lista coletiva de municípios e seus respectivos anos de fundação, relacionados a cada uma das questões apresentadas anteriormente.
Atenção:
no decorrer da socialização dos dados apresentados pelos alunos, podem aparecer informações contraditórias. O professor deve estar atento para verificar estas contradições, pesquisar sobre elas e esclarecer os alunos sobre os motivos da contradição.
Por exemplo,
Atividade 2 - Construindo uma linha do tempo sobre o ano de fundação de diferentes municípios brasileiros
- Solicitar aos alunos que construam uma linha do tempo que ordene, a partir dos diferentes períodos da história do Brasil, o ano de formação de alguns municípios brasileiros em relação ao município onde os alunos estudam/moram. Para isto, o professor pode fornecer as seguintes instruções:
Observação:
Esta atividade pode ser realizada, em um primeiro momento, por todos os alunos da sala em conjunto, sob coordenação do professor, em uma folha de papel pardo de 1,2m de comprimento que será fixada na parede da sala para nortear o debate da atividade 3.
Em um segundo momento, o professor pode pedir para cada aluno registrar, em seu caderno, a linha do tempo construida por toda a sala.
Atividade 3 - Contextualizando a época de formação dos diferentes municípios brasileiros em relação ao município onde os alunos estudam/moram
- Dividir os alunos em 6 grupos que pesquisarão o processo e o contexto de formação de cada um dos municípios registrados na linha do tempo construída na atividade 2;
- Instruir os alunos para realizarem a pesquisa de acordo com os seguintes passos:
- Sintetizar as apresentações dos alunos, apontando as diferenças e semelhanças entre o processo de formação do município em que os alunos moram e o processo de formação do município que eles pesquisaram. Para isto o professor deve:
Observação:
As fontes para pesquisa do professor e dos alunos podem ser encontradas nos livros didáticos distribuídos pelo MEC, através do PNLD, principalmente, os de 4º e 5º anos que abordam, a maioria, a história da formação dos municípios brasileiros.
No Portal do Professor, Recursos Educacionais (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html) , há alguns materiais didáticos (vídeos educacionais), que abordam o processo de formação de alguns municípios brasileiros, principalmente, as capitais (basta entrar no site, clicar no ícone "busca" e escrever o nome do município que se deseja pesquisar).
Para relacionar o processo de formação do município pesquisado com o período da história do Brasil em que ele foi formado, o professor pode verificar a possibilidade de trabalhar alguns dos vídeos educacionais listados abaixo:
Mas, atenção! Muitos destes recursos têm uma linguagem pouco adequada para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, é importante que o professor faça uma análise prévia ao material, observando se ele se adequa ao nível de seus alunos ou fazendo adaptações no recurso para que suas informações históricas fiquem acessíveis às crianças.
http://gephiseseba.blogspot.com texto " Trabalhando com linhas do tempo: a história de Uberlândia, Triângulo Mineiro, Minas Gerais na história do Brasil ", postado em 20 de junho de 2010, referente a roteiro de atividades utilizado para desenvolver as atividades propostas nesta aula junto aos alunos e alunas da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.
Para buscar informações sobre o processo de formação de municípios brasileiros consultar textos, dissertações, teses no Portal Domínio Público/Pesquisa por conteúdo http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaConteudoForm.jsp :inserir o nome do município pesquisado no ícone de "critério de pesquisa".
A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita durante todo o processo apresentado no item "estratégias e recursos", através das atividades que eles desenvolverão individual e/ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguiram desenvolver as noções de processo, duração, sequência, ordenação, simultaneidade; localizar, na linha do tempo dos períodos da história do Brasil, o ano de formação de vários municípios brasileiros, em relação ao município em que os alunos estudam; compreender o processo histórico que levou a formação dos municípios brasileiros em diferentes épocas e contextos econômicos e políticos, além de entender as diferenças e semelhanças entre o contexto histórico em que se formou o município onde os alunos estudam e os contextos históricos de formação de outros municípios brasileiros.
Quatro estrelas 1 classificações
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26/08/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, e sei que nossos alunos tem que conhecer um pouco mais do que esta em sua volta, para valorizar o temos nos nossos municipios E NO BRASIL.