Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O BOI DE PARINTINS

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Valorizar a cultura brasileira.

Conhecer deferentes manifestações culturais do Brasil.

Conhecer os elementos que compõem a organização dessa dança.

Duração das atividades
2 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

O professor inicia uma conversa com os alunos sobre a cultura popular brasileira, destacando a festa do boi de Parintins, que acontece no mês de junho numa ilha localizada na região norte chamada  Parintins. Explica para as crianças, que essa grandiosa festa atrai pessoas de outras regiões e de outros países. O professor poderá levantar alguns questionamentos como:

Quem já ouviu falar dessa ilha?

Alguém conhece Parintins?

Já ouviram falar dos bois Caprichoso e Garantido?

Vocês sabem onde fica Parintins?

Após o diálogo, o professor poderá levar o mapa das regiões brasileiras e mostra onde está localizada a região norte. Em seguida, apresenta o mapa dos estados brasileiros e localiza Parintins para as crianças. Como atividade de registro,o professor solicita que os alunos desenhem como eles imaginam ser essa festa, depois, expõe na sala de aula.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi

ATIVIDADE 2:

Pesquise vídeos, textos, imagens que falem da origem da festa do boi em Parintins. É importante destacar para as crianças que essa festa acontece em outros estados brasileiros e que em cada região há uma variação de nomes relacionadas com as especificidades da cultura local, por exemplo: Bumba-meu-boi, o Boi  Bumba,.Boi Calemba, Boi de São Luiz do Maranhão.

ATIVIDADE 3:

Escolha um vídeo para assistir com os alunos, e conheçam algumas coreografias. Depois,o professor solicita que as crianças identifiquem os elementos que compõem a organização dessa dança. Sugestão de vídeo:

http://letras.terra.com.br/caprichoso-boi-bumba/1484146/ 

Após o vídeo comente com os alunos destacando os seguintes aspectos:

  • a história da dança/apresentação.
  • os personagens que aparecem.
  • o ritmo da música.
  • Em qual região essa cultura permanece.

ATIVIDADE 4:

O professor conversa com a turma e sugere que faça uma apresentação de uma das coreografias que assistiram do video. As crianças podem confeccionar alguns elementos que aparecem na dança utilizando materiais como papel crepom, fita, cola, tesoura, etc. Em seguida, apresenta alguns passos que aparecem na dança, convidando outras turmas para prestigiar.

Recursos Complementares
Avaliação

Valorizar a cultura brasileira.

 Conhecer deferentes manifestações culturais do Brasil.

Conhecer os elementos que compõem a organização dessa dança.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.