26/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Valorizar a cultura brasileira.
Conhecer deferentes manifestações culturais do Brasil.
Conhecer os elementos que compõem a organização dessa dança.
Não é necessário.
ATIVIDADE 1:
O professor inicia uma conversa com os alunos sobre a cultura popular brasileira, destacando a festa do boi de Parintins, que acontece no mês de junho numa ilha localizada na região norte chamada Parintins. Explica para as crianças, que essa grandiosa festa atrai pessoas de outras regiões e de outros países. O professor poderá levantar alguns questionamentos como:
Quem já ouviu falar dessa ilha?
Alguém conhece Parintins?
Já ouviram falar dos bois Caprichoso e Garantido?
Vocês sabem onde fica Parintins?
Após o diálogo, o professor poderá levar o mapa das regiões brasileiras e mostra onde está localizada a região norte. Em seguida, apresenta o mapa dos estados brasileiros e localiza Parintins para as crianças. Como atividade de registro,o professor solicita que os alunos desenhem como eles imaginam ser essa festa, depois, expõe na sala de aula.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi
Pesquise vídeos, textos, imagens que falem da origem da festa do boi em Parintins. É importante destacar para as crianças que essa festa acontece em outros estados brasileiros e que em cada região há uma variação de nomes relacionadas com as especificidades da cultura local, por exemplo: Bumba-meu-boi, o Boi Bumba,.Boi Calemba, Boi de São Luiz do Maranhão.
ATIVIDADE 3:
Escolha um vídeo para assistir com os alunos, e conheçam algumas coreografias. Depois,o professor solicita que as crianças identifiquem os elementos que compõem a organização dessa dança. Sugestão de vídeo:
http://letras.terra.com.br/caprichoso-boi-bumba/1484146/
Após o vídeo comente com os alunos destacando os seguintes aspectos:
ATIVIDADE 4:
O professor conversa com a turma e sugere que faça uma apresentação de uma das coreografias que assistiram do video. As crianças podem confeccionar alguns elementos que aparecem na dança utilizando materiais como papel crepom, fita, cola, tesoura, etc. Em seguida, apresenta alguns passos que aparecem na dança, convidando outras turmas para prestigiar.
Valorizar a cultura brasileira.
Conhecer deferentes manifestações culturais do Brasil.
Conhecer os elementos que compõem a organização dessa dança.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!