Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FORRÓ PÉ DE SERRA

 

25/08/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história da dança do forró.

 Conhecer os ritmos da festa junina.

Conhecer os elementos que compõem a organização dessa dança.

 Valorizar a cultura local.

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Festa junina.

Estratégias e recursos da aula

Como os alunos irão atingir seus objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade de observação e  leitura de informações complementares de textos informativos, além de apreciação de vídeos. Os alunos irão pesquisar e interpretar textos com informações sobre a origem do forró.

Como o professor vai ativar esse processo:

O professor poderá fazer alguns questionamentos desafiando as crianças a expressarem oralmente suas opiniões. Exemplo de perguntas para reflexão e discussão coletiva:

  • Quem já ouviu falar de forró pé de serra?
  • Conhece alguma música? Qual?
  • Como dançamos?
  • Que cantores vocês conhecem que tocam/cantam forró?

Com esses questionamentos, o professor estará possibilitando as crianças a construção de argumentos ao expressar suas ideias,  incentivando-as  a  participar das discussões coletivas.

Atividade 1: Conhecendo a história do forró   

        O professor deverá conversar com seus alunos sobre a história do forró contextualizando que essa dança representa uma tradição da cultura brasileira, mais especificamente, as festas juninas. Link para consulta:                    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3 

Durante a leitura do texto, é importante que tenha algumas explicações a cada parágrafo lido, assim,  possilita aos alunos terem uma melhor compreensão do texto. Em seguida, o professor solicita que os alunos registrem por meio de ecrita/desenho seus conhecimentos adquiridos. Poderão escrever ou desenhar em cartolina, papel peso 40, papel ofício, com  lápis grafite, lápis cera, hidrocor, etc. 

Atividade 2: Vídeo

O professor deverá passar um vídeo para os alunos observarem a coreografia do forró. Durante a apreciação é importante discutir com os alunos os movimentos que os dançarinos realizam e o ritmo da música. Após a apreciação do vídeo, as crianças irão fazer o registro desenhando os movimentos realizados pelos dançarinos no vídeo assistido. Depois o professor organiza com as crianças  uma sequência dos passos do forró com os desenhos dos alunos. Sugestão de vídeo:

http://video.google.com/videoplay?docid=-2270059749880656872# 

O professor deverá convidar um grupo cultural local de dançarinos, sanfoneiros para fazer uma apresentação de forró na escola, possibilitando uma vivência de forró.

Atividade 3:  Instrumentos do forró

            

 Fonte:: movimentoculturalgaia.wordpress.com/.../forro/  

O professor solicita que os alunos pesquisem em revistas, internet, jornais, etc, imagens e informações sobre os instrumentos utilizados no forró pé de serra. O professor deverá levar alguns instrumentos para sala de aula e mostrar aos alunos. Como atividade de registro, as crianças em grupo seguindo as orientações do professor, irão confeccionar os instrumentos que são usados no forró, utilizando alguns  materiais como: cartolina, papel peso 40, lápis grafite, papel ofício, hidrocor, lápis de cor, palitos, canudos e etc. Após a confeccção, cada grupo apresenta seus instrumentos e organiza uma exposição na sala de aula; assim, toda a turma pode apreciar os trabalhos realizados pelos grupos.

 Atividade 4: Conversando sobre a festa junina.

O professor conversará com as crianças sobre a organização das festas juninas. Para desencadear essa conversa o professor poderá assistir um vídeo com as crianças. Sugestão de vídeo:

http://vimeo.com/4300175 

Em seguida,  irão comentar o vídeo apontando o que já sabiam sobre essa festa e/ou vivenciaram numa festa junina. Durante a conversa o professor deverá mostrar para os alunos que o forró é uma dança típica das festas juninas. Professor peça uma releitura (pintura ou colagem) sobre o vídeo.

Professor organize um jornal mural para expor as produções dos alunos realizada durante esse estudo. Dessa forma, os alunos irão divulgar os conhecimentos construídos.

Recursos Complementares

Links:

http://www.dailymotion.com/video/xa6lf6_forro-pe-de-serra-wwwtvfamanet_music

http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=p%E9%20de%20serra 

http://www.mvirtual.com.br/pedagogia/mosaico/cultura_forro.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3 

Material para pintura: tinta guache de várias cores, píncel e papel peso 40.

Material para colagem: cola, papel peso 40, tecido estampado e liso, tesoura, caneta para tecido.

Avaliação

 O professor deverá observar se o aluno demonstra que :

 Conhece a história da dança do forró.

 Conhece os ritmos da festa junina.

 Conhece os elementos que compõem a organização dessa dança.

 Valoriza a cultura local.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.