Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CAPOEIRA , PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

 

25/08/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história da capoeira.

Conhecer a organização da capoeira.

Vivenciar a capoeira.

Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO: 

O professor conversa com os alunos sobre a origem da capoeira perguntando se eles já assistiram uma roda de capoeira; levantando algumas questões como:

  • Quem já ouviu falar de capoeira?
  • Alguém já jogou capoeira?
  • Aonde viram?
  • Conhece algum instrumento da capoeira?
  • Qual o tipo de música que ouvimos na capoeira?

Professor, lembre-se de anotar as respostas das crianças. Ao responder esses questionamentos, os alunos irão expor seus conhecimentos sobre a capoeira. Registre os conhecimentos prévios dos alunos e deixe fixado no mural da sala.  Em seguida, mostre fotos de pessoas jogando capoeira para que as crianças conheçam os movimentos da capoeira.

Fonte: http://arodacapoeira.no.sapo.pt/imagens.html  

2º MOMENTO: APRECIAÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE A CAPOEIRA

Sugestão de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=_NxeBAvH9WY    

Filme Besouro

http://www.youtube.com/watch?v=rcBlKnq1apU&feature=related      

O professor deve assisrtir o vídeo duas vezes. No primeiro momento, as crianças irão apreciar a dança.  E logo depois, irão discutir sobre as cenas selecionadas para análise. Durante a discussão o professor mostra a cena, chama a atenção dos alunos para a organização da roda, o nome dos tipos de movimentos, passos que os capoeristas fazem, a música, o espaço, os tipos de instrumentos usados.  Acrescenta novas informações ampliando os conhecimentos dos alunos e comparando com as suas ideias inicias.

O professor deve informar a história da capoeira no Brasil aos alunos, mostrando a capoeira como uma influência, herança da cultura afro, e, que a valorização dessa arte foi reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional. O filme Besouro retrata um pouco da história da capoeira na Brasil. Em virtude desse filme  não dirigido para o público infantil, o professor pode selecionar algumas cenas do filme relacionadas a história da copeira para assistir com as crianças.

Leitura complementar para o professor

Para ajudar as criança a ampliarem seus conhecimentos, o professor deve buscar informações que possibilite discutir com seus alunos sobre a capoeira. No endereço abaixo o professor encontrará informações sobre os passos da capoeira.

http://arodacapoeira.no.sapo.pt/mov_basicos.html 

Capoeira vira patrimônio cultural brasileiro

 http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL647810-5598,00-CAPOEIRA+VIRA+PATRIMONIO+CULTURAL+BRASILEIRO.html

3º MOMENTO: LEITURA COMPARTILHADA

O professor faz a leitura compartilhada com os alunos de um texto sobre a história e origem da capoeira. Ver o texto abaixo:

NOSSA DANÇA, NOSSO POVO

A capoeira, uma dança fascinante e ao mesmo tempo uma luta mágica, é praticada em todo o país de um jeito alegre e contagiante. Surgiu na Bahia, no período da escravidão. As condições em que viviam os negros durante a escravidão eram desumanas. Tentar manter a dignidade e suas tradições era a única coisa que restava a eles. Para enganar os senhores, os escravos continuavam praticando suas crenças disfarçadas de cantigas e danças. Dos gestos que faziam nesses rituais, surgiu a capoeira. Os movimentos da dança também eram usados pelos escravos como defesa, pois, como não tinham armas, utilizavam o próprio corpo contra os inimigos. Ainda bem que tudo isso acabou e hoje podemos ver rodas de capoeira em todos os lugares: ruas, praças, academias, parques e praias. Sempre acompanhadas de muita ginga, cantos, palmas e do som envolvente do berimbau.

Texto disponível no seguinte link: 

 http://www.canalkids.com.br/arte/danca/capoeira.htm Acesso em 17 de julho de 2010.

4º MOMENTO:  Vivência de uma roda de capoeira.

 O professor convida um mestre da capoeira para mostrar os movimentos realizados no jogo. Ou ainda, leva as crianças para assistirem uma apresentação de um grupo de capoeira na escola. Depois da apresentação as crianças poderão participar de uma roda de capoeira. Lembre-se de solicitar a presença de algumas turmas para prestigiarem o evento.

 

SUGESTÃO: PESQUISA 

O professor solicita como tarefa de casa uma pesquisa. Orienta as crianças à pesquisarem em revistas, internet, jornais, etc.figuras de instrumentos que são utilizados na capoeira e informações sobre os instrumentos.

Em sala de aula a turma pode ser divida em grupos. As crianças irão ler as informações sobre os instrumentos, sua finalidade, material de que são feitos, etc. Após a leitura as crianças irão socializar as informações falando para os demais grupos o que pesquisaram.

O professor poderá sugerir para os alunos a confecção de alguns instrumentos da capoeira. A turma pode ser dividida em grupos para a realização do trabalho. Como atividade de casa, o professor solicita alguns materiais para construção dos instrumentos. No dia marcado, professor também levará para sala materiais. Após a realização do trabalho, expor na sala os instrumentos construídos pelos os alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar se o aluno:

Conhece a história da capoeira.

 Conhece a organização da capoeira.

 Vivencia a capoeira

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.