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Autonomia - Ed.Física especial

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
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BRASILIA - DF CEF 06 DE BRASILIA

Charlene de Oliveira Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, independentemente da cor, raça, características físicas, necessidades especiais e educacionais do individuo;
  • Desenvolver noções de respeito a si mesmo e também ao próximo;
  • Valorizar ações de solidariedade e respeito ao desenvolver atividades coletivas e cooperativas;
  • Desenvolver habilidades associadas  à divisão e organização de tarefas, às tomadas de decisões, a elaboração de regras, à ajuda e ao uso do diálogo
Duração das atividades
1 aula (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente, coloque um objeto dentro de uma sacola e sem que os alunos percebam, deixe-o em um local estratégico (a sala dos professores, a cantina, a sala da direção, ou dentro de uma gaveta da mesa do professor).

Interessante que o objeto colocado dentro do saco tenha um sentido dentro da brincadeira de caça ao tesouro. Ficará interessante se o objeto for uma moeda antiga, pois assim se poderá associar a idade da moeda com a época em que aconteciam as caças aos tesouros, mas havendo dificuldade de encontrá-las, trocar por mensagens incentivadoras, ou uma mensagem de respeito às diferenças ou mesmo por algum objeto de interesse dos alunos, como figurinhas, batom, pulseira da moda.

Professor, estamos falando de uma brincadeira de caça ao tesouro, o que sugere uma ideia de caça a algo que tem valor. Aproveitando a oportunidade, iniciar uma discussão sobre medida de valores, grau de importância e ligar a ideia de valor ao que o homem é e não ao que ele possui é uma boa oportunidade de desenvolvimento da aula.

Prepare também um suposto mapa (como o do tesouro de um pirata) em que os pontos de referência sejam os conhecidos locais da escola. Exemplo: "A partir da porta da sala da cantina, caminhe para a direita 10 passos, vire a esquerda e encontrará um X. Neste ponto, vire a sua direita e caminhe mais 5 passos. Dê três pulinhos e uma volta de 180o. E assim sucessivamente.

Prepare com antecedência o mapa e crie os obstáculos para que essa primeira atividade motivadora  dure no máximo 15 minutos. Reunir a turma e explicar a todos a brincadeira de "caça ao tesouro", onde será fornecido um mapa e seguindo as instruções nele contidas, se achará um "tesouro".

A turma toda será apenas um grupo, ou, dependendo do número de alunos,  vários grupos.

 

Professor, só tome cuidado com a dispersão dos alunos. Os alunos estarem envolvidos é o ideal. É interessante que, sendo uma turma grande, os grupos sejam definidos por cores e que cada "tesouro" tenha a cor de seu grupo.

 (fonte: http://www.negociosdobairro.com.br/wp-content/uploads/2007/08/mapa-do-tesouro1.jpg)

Agora, já com a turma mais unida e focada, daremos continuidade a aula. Reúna a turma em frente de uma televisão, ou em um laboratório de informática, e passe o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=YzURD6CgVs4 

Recursos necessários: papel A4; mensagem educativa digitalizada, lápis, régua e borracha.

Distribua folhas A4 aos alunos para que eles escrevam uma única palavra sobre a emoção que lhes ocorre. Se vc tiver um aluno especial, incluido nesta turma, fique atento à resposta que ele lhe der e ao comportamento dos colegas em relação à observação dele. (Se necessário, e sem que os demais percebam, escreva a sua resposta).

Uma vez tendo terminado, socialize o resultado, tendo a certeza de que todos se manifestaram; Não faça comentários. Incentive a socialização e as opiniões sem emitir a sua. Eles poderão observar que a pedra está apoiada por um objeto bem pequeno que , sem importância, lhe permite "aparecer" inteira e mostrar a sua beleza e ser admirada.

Continue os questionamentos:

-A que isto nos remete?

-Quem somos?

-Qual a nossa importância nesse todo chamado Universo?

-Somos a pedra que todos admiram ou somos o apoio?

Conforme o andamento da discussão realizada, o professor poderá levantar outras reflexões ressaltando aspectos como:

-Embora na maioria das vezes o nosso interesse seja ser  a pedra maior, aparecermos  e sermos admirados vale destacar que a pedra só aparece porque está sustentada por algo pequeno que lhe oferece suporte e equilíbrio;

-Precisamos, na maioria das vezes, ser muito mais equilíbrio  do que beleza;

- A beleza, se mostrar bonito, muitas vezes é andar na moda, e fazer o que um grupo acha certo, mesmo não achando certo fazer o que foi determinado ou usando uma roupa que não se sente bem.

Leia, de forma espontânea,  a resposta do aluno com necessidades educacionais especiais  e levante outras discussões com a turma, como por exemplo:

- as diversas maneiras  e abordagens sobre como podemos olhar e enxergar o  mundo, a vida e as coisas que estão ao nosso redor;

- os valores e principios que construímos;

 

Em seguida, coloque os alunos sentados em círculo no pátio da escola, ou em um local amplo . Assim que eles se acomodarem, escolha um deles, dando preferência para aquele mais levado ou mais conversador ou ainda mais descontraído ou o oposto, aquele que é retraído e quieto e que costuma não se entrosar, mas não o aluno especial. O aluno especial, neste momento, não deve ser escolhido devido o cunho da brincadeira que se segue. Importante lembrar que somente para iniciar a atividade não é interessante o aluno especial, mas do decorrer da atividade é essencial a sua participação!

- Peça a criança selecionada que busque  a sacola, alegando esquecimento, mas oferecendo a ela  as coordenadas corretas sobre o local onde poderá ser encontrada;

- Enquanto a criança segue as coordenadas em busca da sacola, combine com os alunos rapidamente outra brincadeira, conhecida como : a brincadeira do sombra . A brincadeira consiste em alguém acompanhar sem se deixar notar pelo acompanhado, repetindo os mesmos movimentos.

O video a seguir demonstra a brincadeira.

http://www.youtube.com/watch?v=picNfmQX8MY 

-Quando o aluno retornar com a sacola (cujo único objetivo foi retirá-lo naquele momento daquele lugar), a receba com o mapa;

-Em seguida entregue ao aluno o mapa.

-No momento em que esse aluno iniciar a brincadeira, um outro aluno,  voluntário ou escolhido para a tarefa,  procurará repetir fielmente os passos do primeiro e a turma fará a cobertura para que ele não perceba que está sendo seguido.  Assim que o primeiro aluno perceber a brincadeira proposta, ela será encerrada.

- Voltando à posição inicial, ou seja sentados em círculo, resgate o debate desenvolvido na atividade 3;

-Organize a turma em grupos com  no máximo 3 alunos;

-Solicite que cada grupo escreva aproximadamente entre 8 e 10 linhas as conclusões adquiridas com o desenvolvimento da atividade.

-Em folhas de papel cartolina, solicite que representem de alguma forma, com símbolos ou palavras, o sentimento que prevaleceu nas discussões realizadas e nas brincadeiras vivenciadas;

-Socialize os resultados, permitindo que todos os grupos exponham suas opiniões;

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma processual e formativa, observando os seguintes aspectos:

-A relação construída entre os grupos por meio das interações estabelecidas durante todo o desenvolvimento das atividades propostas;

-A colaboração de cada aluno em relação aos colegas, ao professor e as atividades desenvolvidas;

-As noções de respeito e cuidado apresentadas em relação a si mesmo e aos colegas, especialmente frente a criança especial (caso tenha alguma criança com dificuldades ou não);

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