Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma viagem pelo Sistema Solar

 

14/03/2013

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce, Débora Alfaro S.M. Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os planetas que compõem o Sistema Solar;

Evidenciar a amplitude e complexidade do universo;

Desenvolver as capacidades de observação, comparação e classificação;

Aguçar os sentidos e expressões por meio das observações em relação ao Sistema Solar.

Duração das atividades
Aproximadamente 5 dias, com 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Descobrindo o que tem no Céu...

1.  Para introduzir a temática sobre o Sistema Solar é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Desta forma, inicie a aula em uma roda de conversa, nela faça alguns questionamentos às crianças, de modo a provocar a socialização de seus conhecimentos sobre a temática da aula. Sugere-se a seguinte questão:

- O que tem no céu?

 

2. Com base nesta primeira discussão, elenque todas as hipóteses das crianças e oriente as mesmas, a registrarem-nas em uma folha de papel, com o auxílio de: giz de cera; hidrocor; lápis de cor; tinta guache; etc.

 

3. Após o levantamento e registro das hipóteses, oriente os pais/responsáveis a enviarem bonés e óculos escuros para a realização da próxima atividade. Assim, caminhe com as crianças pela escola ou alguma praça próxima, procure um local que tenha um campo aberto, de modo que nada obstrua a visão das crianças. Desta forma, oriente-as a observarem o céu durante o dia e tudo o que encontram nele.  Procure ir no horário em que o sol não esteja tão forte (antes das 10h e após às 15h).

 

4. Após a observação durante o dia, combine com os pais/responsáveis para levarem as crianças em um horário noturno no mesmo local. Realize com as crianças a mesma atividade. Oriente-as a observarem o céu à noite.

 

5. No próximo dia, após as duas observações feitas, em uma roda de conversa, discuta com as crianças as diferenças entre as observações feitas. Como sugestão apresentam-se as seguintes questões:

- Como estava o céu durante o dia?

- Como ele estava?

- O que aconteceu com este durante à noite?

- Como ele ficou?

 

6. Divida a turma em duplas, entregue uma cartolina dividida ao meio a cada uma. Com o auxílio de tinta guache e pincéis, oriente cada dupla a representar o que observou de um lado durante o dia, e o que observou, de outro lado, durante à noite.

 

7. A partir desta primeira apreensão dos alunos, em uma roda de leitura, faça a seguinte contação de história:

 

WINTERS, Pierre. Estrelas e Planetas. Editora: Brinque Book.

estrelas e planetas

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

8. Assim, após a leitura desta obra, aguce a curiosidade das crianças sobre o que temos além do que podemos ver a “olho nu”. Sugere-se, então uma nova roda de conversa, com os seguintes questionamentos:

- Quem nos ilumina de dia?

- Quem nos ilumina à noite?

- O que tem no céu?

- O que é uma estrela?

- O que é um planeta?

- Em qual planeta nós vivemos?

- Será que sem o sol, haveria vida em nosso planeta?

 

9. A fim de ajuda-las ainda mais na discussão sugere-se a apresentação do seguinte vídeo:

De onde vem

 

 

 

 

 

 

10. Com base nesta discussão preliminar, antes de explicar o sistema solar, leve as crianças até um Planetário próximo, para isso, peça a ajuda dos pais/responsáveis. Durante a visita, estimule as crianças a observarem pelo telescópio nosso céu e a registrarem tudo que foi visto.

* Lista de Planetários existentes no Brasil: http://planetarios.org.br/planetarios

11. Com o auxílio de massa de modelar, peça para que as crianças reproduzam tudo o que viram no Planetário.

 

Atividade 2: Astronautas por um dia...

1. Continuando a discussão da atividade anterior, a partir das observações e hipóteses das crianças, em uma nova roda de conversa, traga novos questionamentos sobre a como e quem se dedica a conhecer o sistema solar de pertinho. Para isso, sugere-se:

- Quem são as pessoas que trabalham viajando para conhecer o sistema solar e nos trazer as informações sobre ele?

- Como essas pessoas fazem este trabalho?

 

2. A partir do registro das hipóteses das crianças na lousa ou em um cartaz, realize a leitura da seguinte obra:

DK PUBLISHING. Astronauta por um dia. Editora: Caramelo.

ASTRONAUTA

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

3. Após a leitura da história, converse com as crianças sobre as características dessa profissão, e assim, convide-as a se imaginarem “astronautas por um dia”. Para isso, confeccione com tecido de TNT e cartolinas diversas roupas de astronautas, uma para cada criança. Sugere-se que as crianças ajudem nesse processo. Após a confecção de suas roupas, com a ajuda de diversos materiais como: cartolinas, papel color set colorido; tinta guache; hidrocor; etc. construa com as crianças um foguete, o qual será o responsável “pela viagem no espaço”.

 

4. Depois de todos estarem vestidos e o foguete pronto, sente as crianças em volta ao foguete e apresente a elas a seguintes animações:

 

 

 

 

 

 

E estimule-as a imaginarem que estão fazendo a viagem. Outros vídeos que podem ser apresentados a fim de fomentar ainda mais a discussão são:

- O sistema solar; disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA

- Ônibus Mágico: Perdidos no Espaço; disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FBsdrD166Qc

- A grande viagem ao espaço; disponível em: http:// http://: http://www.youtube.com/watch?v=CK5iq281COw

 

5. Após a “viagem ao espaço”, com as crianças sentadas em uma roda de conversa, questione:

- O que encontramos em “nossa viagem”?

- O que descobrimos sobre o espaço?

- Quantos planetas encontramos?

- Quais os nomes dos planetas que vimos?

- Como são estes planetas?

 

6. Entregue para as crianças os contornos de cada um dos planetas do sistema solar, para que com o auxílio de tinta guache e pincéis, elas possam colori-los. Se possível, imprima fotos desses planetas e exponha na sala para que as crianças os observem.

 

7. Após a pintura de cada um dos planetas cole-os em um papel mais firme, de preferência papel cartão, depois risque-os em formato de um quebra-cabeça e corte. Dependendo da faixa-etária das crianças elas mesmas podem riscar e cortar, porém atente-se sempre aos cuidados necessários com o manejo da tesoura.

Ao final, entregue os planetas para que as crianças brinquem de monta-los.

 

8. Sugere-se também, que seja construído com as crianças um Sistema Solar em miniatura, de maneira coletiva.

Para a construção do mesmo, sugere-se a consulta do seguinte endereço: Construa seu próprio sistema solar:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/um-sistema-solar-para-montar/

Outras ideias, podem ser encontradas:

 

 

 

 

 

*Durante a construção do Planetário para fixar ainda mais os planetas, sugere-se que sejam apresentadas as seguintes canções:

- Doki Descobre: Os planetas do Sistema; disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NEJ557IU3bg&feature=related

- Barbiruxa: Os Planetas; disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=d6qcwRbrLIE&feature=related

 

9. Ao final, em uma roda de conversa, questione às crianças sobre a experiência de ter sido um astronauta, e peça para que ilustrem esse momento. É importante que esses desenhos sejam expostos na escola, como forma de socializar o trabalho e aprendizagem das crianças. Sugere-se que, se possível, seja colocada uma moldura de papel cartão ou EVA, para deixar ainda mais colorido o desenho.

 

Atividade 3: Conhecendo o nosso Planeta

1. Após conhecer todos os planetas que formam o sistema solar, neste momento, procure focar no planeta em que vivemos – Terra. Assim, com as crianças dispostas em uma roda de conversa, apresente alguns questionamentos para elencar os conhecimentos prévios que as crianças tem sobre este tema. Sugere-se, então algumas questões:

- De todos os planetas que vimos, em qual deles nós vivemos?

- Como é o Planeta em que moramos?

- Em que lugar ele fica no Sistema Solar?

- Como chama nosso planeta?

 

2. A partir das respostas das crianças, entregue uma folha sulfite e com o auxílio de lápis de cor, hidrocor, giz de cera; oriente-as a desenharem como é o nosso planeta.

 

3. Após os desenhos das crianças, faça a seguinte contação de história:

 ROCHA, Ruth. Azul e lindo Planeta Terra, Nossa Casa. Editora: Salamandra.

azul e lindo

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

Ou ainda:

CHAUVEL, Pascal. Meu primeiro Larousse: Nosso Planeta. Editora: Larousse.

larousse planeta

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

4. Com base na leitura, apresente as crianças um Mapa Mundi e um Globo. Discuta e apresente às crianças cada um dos continentes que formam nosso planeta e alguns dos países. Procure ir aguçando a curiosidade das crianças, de modo que estas demonstrem seus interesses diante dos países que já ouviram falar, e que gostariam de saber onde ficam. Destaque o Brasil, o Estado em que se encontram e, se possível procure demonstrar a cidade onde estão.

Pode-se utilizar como recurso o Google Maps, disponível em:

http://maps.google.com.br/maps

http://maps.google.com.br/?hl=pt-BR

 

5. Para dinamizar ainda mais a aula, apresente o seguinte clipe musical:

Palavra Cantada

Fonte: http://www.palavracantada.com.br

ORA BOLAS
 

PALAVRA CANTADA

Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, está na América do Sul continente americano cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta! O planeta é uma bola que rebola lá no céu
(bis)

Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/286862/

Clipe musical disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AewiIY5jHy0

 

* Procure dinamizar, fazer com as crianças interajam com a música.

 

6. Após a apresentação da música, divida as crianças em grupos de três ou quatro alunos, com isso, entregue uma bola de isopor de preferência grande, e com o auxílio de tinta guache, peça para que os grupos reproduzam o planeta Terra. Para ajudar neste processo, apresente uma foto do mesmo.

 

7. Em outra roda de conversa, questione as crianças tudo o que tem em nosso planeta e como podemos cuidar deste. Para isto sugere-se:

- O que encontramos em nosso planeta?

- Como podemos cuidar de tudo que temos aqui?

- O que você tem feito para ajudar nosso planeta a ficar sempre lindo?

Para ajudar nesta discussão sugere-se o livro:

BROWN, Laurie Krasny. Dinossauros salvem a Terra.Editora: Salamandra

dinossauros

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

Ao final, construa um painel coletivo destacando as diversas ações que podemos ter para cuidar de nosso planeta. Para a construção do painel são necessários os seguintes materiais:

- Papel Craft;

- Giz de cera;

- Hidrocor;

- Algodão;

- Serragem;

- Tinta Guache colorida;

- Tiras de Tecido;

- Placas coloridas de EVA;

- Materiais reciclados;

- Etc.

 

Não se esqueça de expor o painel na escola.

*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Astros Animação/simulação
Sistema solar Animação/simulação
Jogo do sistema solar do Cambito Animação/simulação
De onde vem o dia e a noite? Vídeo
Recursos Complementares

a) Sugestões de livros:

- BRETONER, Paulo Sérgio. Os segredos do Sistema Solar. Editora: Atual

- COLE, Joanna; DEGEN, Bruce. Ônibus Mágico - Perdidos no Sistema Solar. Editora: Rocco

- GOLDSMITH, Mike. Descubra a Ciência - Sistema Solar. Editora: Ciranda Cultural.

- JEFFERS, Oliver. Como pegar uma estrela. Editora: Moderna

- MCDONALD, Megas. Chiclete- Super-Herói do Sistema Solar. Editora: Salamandra.

- MINI LAROUSSE. Universo. Editora: Larousse.

-OLIVEIRA, Marcelo R. L. A reunião dos Planetas. Editora: Companhia das Letrinhas.

- ZIRALDO. O planeta Lilás. Editora: Melhoramentos.

 

b) Livros sobre o Ensino de Ciências:

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

c) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/pais/artigos/o-sistema-solar-2/

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

 

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discussões da aula, organize com os alunos uma exposição sobre os principais conceitos dessa aula, podendo utilizar dos diversos trabalhos realizados, como: quadros; desenhos; painel; planetário. Peça para que os alunos, podendo utilizar-se das vestimentas de astronautas, expliquem essas questões e ao final, levem os demais colegas para conhecer mais de perto as características de nosso planeta.

 

Outra sugestão é a dramatização da canção “Ora Bolas”- do grupo Palavra Cantada, na qual algumas crianças podem encenar a música enquanto que as demais, podem ficar responsáveis pelo canto da mesma, utilizando diversos instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis (Algumas sugestões podem ser encontradas em: (http://educaja.com.br/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html).  Ao final, pode-se fazer uma apresentação a toda comunidade.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem à promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • eliane duarte, Professora municipio , Rio Grande do Sul - disse:
    elianedleites@gmail.com

    28/04/2014

    Quatro estrelas

    Muito bom, não sabia que existia esses recursos para nós professores. Adorei parabéns!!!


  • Olívia , Escola Estadual Braulino Mamede , Minas Gerais - disse:
    oliviagoncalvespereira@yahoo.com.br

    11/03/2014

    Cinco estrelas

    Que aula maravilhosa!!! Sou professora do 3º ano e utilizarei muitas de suas ideias...


  • leila, Aiacom , Rio de Janeiro - disse:
    msilva473@hotmail.com

    09/03/2014

    Quatro estrelas

    De grande ajuda para pode reconstruir conhecimentos métodos de ensino, assim podemos crescer mais no nosso dia dia. Parabéns!!


  • silvana Jesus dos Santos Casagrande, Escola Municipal de Pouso Alegre , Bahia - disse:
    silvanajscasagrande@hotmail.com

    31/03/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula porem não posso usar as animais pois a minha escola não disponibiliza de internet para os professores,mas tenho muita esperança de um dia poder usar varias tecnologias na sala de aula para que a perendizagem seja significativa para os alunos.


  • Mirian Vasconcelos, E.E Clara Camarão , Rio Grande do Norte - disse:
    mirianvasc@bol.com.br

    22/03/2013

    Cinco estrelas

    A aula é muito interessante, a animação dos vídeos estão perfeitas para entendimento dos alunos.


  • Adriana Mara Alves, E E Profº Juvenal Brandão , Minas Gerais - disse:
    adrianainconfidentes@hotmail.com

    19/03/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns ,excelente aula e estratégias e recursos dinâmicos, vou passar sempre por aqui .Profª Adriana 5º ano


  • NUBIA CRYS, ESCOLA MUNICIPAL MARIA AUGUSTA , Pernambuco - disse:
    binha_crys18@hotmail.com

    15/03/2013

    Cinco estrelas

    SIMPLESMENTE DEMAIS!!! É A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO AQUI, MAIS, ESTOU ENCANTADA! NEM SEI POR ONDE COMEÇAR! ESTOU COM EDUCAÇÃO INFANTIL E É A PRIMEIRA VEZ QUE LECIONO ESSA MODALIDADE. EU ESTAVA MEIO QUE PERDIDA, MAS, AGORA, JÁ TENHO UMA REFERÊNCIA, UM EIXO NORTEADOR. AMEI! TRABALHO TAMBÉM COM HISTÓRIA NO 6º, 7º E 9º ANOS, E GEOGRAFIA NO 8º. ESSE PORTAL VAI ME AJUDAR BASTANTE MESMO. DEUS ABENÇOE AOS RESPONSÁVEIS POR ESSA MARAVILHOSA OBRA.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.