Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Composição Imagística (parte 1)

 

13/07/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANO CINTRA SILVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula faz parte de uma coleção, que se propõe a desenvolver diversas habilidades criativas e expressivas, levando os alunos a construir coletivamente uma composição musical a partir da leitura simbólica e interpretativa de uma imagem proposta, identificando questões pertinentes ao processo de criação e de tomada de decisões, fazendo uso de diversos materiais sonoros à disposição em sala de aula.

Nessa aula, deverão interpretar a figura, associando-a às variações propostas e fazendo uso de uma vocalização em ostinato.

Obs.: Ostinato é um motivo ou uma frase musical que se repete insistentemente (Ver definição em Recursos Complementares)

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem conhecer os parâmetros do som (intensidade, duração, altura e timbre) e devem ser capazes de manipular a fonte sonora de forma expressiva.

Devem ser capazes de vocalizar de forma criativa e improvisatória, de forma coerente com as variações propostas.

Estratégias e recursos da aula

No início da aula, apresente a seguinte figura:

Figura 1 - Composição Imagística ( figura criada especialmente para essa série de aulas por Luciano Cintra Silveira)

Explique aos alunos que eles deverão compor uma música para a figura acima em que, além de expressar em forma de sons as suas impressões subjetivas, devem respeitar as formas e os critérios que eles estabelecerem coletivamente.

Atividade 1

Isole um dos elementos básicos da figura, no caso a curva inferior, que representa a montanha em primeiro plano. Nessa primeira atividade, tomaremos a seguinte figura:

Divida a turma em grupos de 4 ou 5 integrantes. Cada grupo deve escolher uma palavra para ser vocalizada em ostinato, de forma livre, com variações de intensidade. Explique que eles têm total liberdade na escolha do padrão rítmico desse ostinato, desde que se respeite o pulso proposto no início. O ostinato deve ser contínuo e ininterrupto, executado de forma a expressar as variações sugeridas pela curva. O grupo, em seguida, escolhe um dos integrantes para ser o 'maestro'. A função do 'maestro' é conduzir a execução vocal do início ao fim do quadro, respeitando a proposição gráfica, sem perder sua própria liberdade de interpretação. O grupo deve executar da forma como o 'maestro' sugere. Estimule os alunos a recorrer à imagem original a fim de buscar elementos expressivos para esse contorno gráfico. Da mesma forma, eles devem estudar a curva e as possibilidades de variação melódica. Se necessário, eles podem fazer notações adicionais, como o exemplo abaixo:

Figura 3

Dessa forma, pode-se interpretar a curva a partir de três níveis de intensidade, que podem ser - por escolha do grupo - do silêncio (0) até o forte (3), com os níveis intermediários (1 e 2).

Cada grupo deve apresentar o resultado de sua composição para o resto da turma. Grave a performance de cada grupo para que se possa ter o registro dessa etapa.

Atividade 2

Os grupos devem isolar o próximo elemento do desenho:

Os alunos agora deverão trabalhar com variações de altura. Os grupos escolherão nesse momento outra palavra (ou som) para ser vocalizado repetidamente. Não podem repetir o padrão rítmico anterior, nem o mesmo som. Da mesma forma, podem - e devem - analisar a curva, fazer anotações adicionais, fazer suas combinações (qual amplitude? como fazer a variação, glissando ou não?), e executar segundo suas próprias decisões.

Ao final, cada grupo apresenta para a turma, e novamente essa etapa deve ser gravada.

Atividade 3

Nesse momento, cada grupo deve juntar as duas etapas anteriores:

O grupo deve juntar as duas vocalizações. Será necessário dividir o grupo em dois naipes, e ainda manter um maestro. Deve-se levar em conta o esquema gráfico para que haja uma combinação sonora harmoniosa. É possível que no momento de se juntar as duas vocalizações, os grupos sintam necessidade de alguns ajustes rítmicos ou melódicos. Deixe-os à vontade para revisar qualquer uma das etapas anteriores. Passado o momento de decisões estéticas, o grupo deve considerar as relações entre as curvas, para que sejam respeitadas as variações, em sincronia uma com a outra. Da mesma forma, peça a eles que analisem as figuras, fazendo quaisquer anotações adicionais que julguem necessárias.

Cada grupo apresenta o resultado final, que deve ser gravado novamente.

Recursos Complementares

Um gravador e folhas com as figuras para serem distribuídas aos alunos.

Leia sobre ostinato em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato  

Para exemplificar, mostre a gravação e a partitura de Snowforms, música do compositor canadense Murray Schafer feita quando ele observou o desenho formado pela neve. A melodia corresponde ao contorno desenhado pela neve. As linhas curvas correspondem a variações de altura e a espessura das linhas na partitura corresponde a variações de intensidade.

Veja o vídeo em  http://www.youtube.com/watch?v=HtTWkxgStKE 

Veja trechos da partitura na minutagem correspondente ao vídeo acima:

1'02" a 2' -  http://static.zooomr.com/images/7545109_b3352b4ccf_o.jpg

2'09" a 3'49" - http://static.zooomr.com/images/7545108_0b6f671cfb_o.jpg 

Avaliação

Avalie se o resultado de cada etapa está de acordo com os critérios estabelecidos:

1) Houve coerência nas variações em relação à figura?

2) Houve criatividade na criação dos motivos rítmicos e nas vocalizações?

3) Houve preocupação estética na finalização e coerência na leitura das duas curvas em concomitância?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.