Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Viajando pelo Sistema Solar

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
THIAGO PRUDENCIO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Sol e os planetas no sistema solar; Satélites naturais e artificiais, estrelas, viagem espacial e ônibus espacial.
Duração das atividades
Duas horas-aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

 

 

Viajando pelo Sistema Solar

Esta aula é para ser realizada na sala de informática, com o uso do recurso computacional disponível no site Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED): http://www.rived.mec.gov.br/, pesquisando ensino fundamental e ciências.
É importante antes explorar os conceitos em uma aula anterior para que a atividade possa ser bem aproveitada. Por isso a aula completa consiste de duas aulas.

Primeira Aula:
Exploração de conceitos de planetas do sistema solar, Sol, estrelas, satélites naturais, satélites artificiais, viagem espacial, ônibus espacial.
Segunda Aula:
Atividade na sala de informática.
Avaliação.
 


Primeira Aula
(Duração Média: 50 minutos)


1. Motivação
 

-Inicie a aula expondo aos alunos em linhas gerais o problema que eles enfrentarão com o objeto do RIVED, de título sistema solar.

-Enfatize que o objetivo é aprender sobre o sistema solar, estrelas, satélites naturais e satélites artificiais.
 

2. Na sala de aula

-Discutir com os alunos os conceitos sobre o Sol e os planetas do sistema solar, a ordenação dos planetas e seu movimento em torno do Sol.

-Discutir temperatura e atmosfera dos planetas e do Sol.

-Discutir com os alunos os tamanhos relativos entre os planetas e o Sol.

-Discutir com os alunos os conceitos de estrelas.

-Discutir com os alunos os conceitos de satélites naturais e artificiais.

-Discutir com os alunos sobre viagem espacial e ônibus espacial.

Segunda Aula
(Duração Média: 50 minutos)

3. Na sala de informática
 

 

-Os alunos utilizarão o objeto do RIVED do sistema solar.

-Se não houver computador para todos, distribuir os alunos em grupos a fim de que realizem a atividade em conjunto.

-Comentar sobre os conceitos discutidos na aula anterior quando surgirem no objeto: viagem espacial, ônibus espacial, estrelas, Sol, planetas, satélites natur ais e artificiais.

-Forneça para os alunos, à medida q ue fo rem avançando nas informações do objeto RIVED, exemplos para que possam dar-lhes idéias das grandezas envolvidas. Por exemplo, a temperatura de Vênus é muito alta para nós, 425 °C, porque a temperatura em que a água ferve é 100°C e a temperatura ambiente é cerca de 25°C. E a temperatura do sol é ainda maior para nós, 6000°C, mas também é muito alta em relação à temperatura de Vênus.

-Discuta com os alunos os estados líquido, sólido e gasoso da água, lembrando a parte do em que o objeto RIVED relata que a Terra é o único planeta onde a água é encontrada nos três estados: líquido, sólido e gasoso.

-Lembre, aos alunos, dos satélites naturais, assunto abordado na sala de aula.
-Na parte de Urano, fale um pouco sobre quem é Shakespeare e Pope, bem como sobre suas obras literárias, já que os satélites de Urano têm nomes retirados dos personagens desses escritores. (Converse com o professor de português para complementar essa parte com os alunos )

-Na parte de Plutão, discuta com os alunos sobre o motivo de Plutão não ser mais considerado um planeta.

-Lembre aos alunos de, se não tiverem certeza da ordem dos planetas, fazerem uma revisão antes de entrar no exercício.
 

4. Avaliação

-Avalie os alunos pelo desempenho na atividade do RIVED, isto é, quanto tempo os alunos levam para completar satisfatoriamente a tarefa. Alguns podem não conseguir na primeira tentativa.
 

-Certifique-se de que todos os alunos tenham resolvido satisfatoriamente a tarefa e pergunte a ordem dos planetas que eles encontraram.

-Discuta com os alunos a dificuldade para resolver a tarefa.


-Propor uma atividade prática com bolinhas de isopor, para que os alunos possam montar uma maquete do sistema solar. Forme grupos e estipule uma data para eles entregarem o trabalho, se possível, organizando uma feira de ciências com os alunos para a próxima aula. Lembra-los de pensarem também nos satélites e estrelas quando fizerem as maquetes, e observarem as proporções para a realização das maquetes.

 

Recursos Complementares
Agência Espacial Brasileira (AEB): Nesse site há informações sobre astronomia voltada para as séries iniciais. Link: http://www.aeb.gov.br/. Observatório Nacional (ON): Neste site há informações sobre astronomia. Link: http://www.on.br/.
Avaliação
Resolução de exercício da atividade RIVED. Montagem de Maquete do Sistema Solar.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.