17/06/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Viajando pelo Sistema Solar
Esta aula é para ser realizada na sala de informática, com o uso do recurso computacional disponível no site Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED): http://www.rived.mec.gov.br/, pesquisando ensino fundamental e ciências.
É importante antes explorar os conceitos em uma aula anterior para que a atividade possa ser bem aproveitada. Por isso a aula completa consiste de duas aulas.
Primeira Aula:
Exploração de conceitos de planetas do sistema solar, Sol, estrelas, satélites naturais, satélites artificiais, viagem espacial, ônibus espacial.
Segunda Aula:
Atividade na sala de informática.
Avaliação.
Primeira Aula
(Duração Média: 50 minutos)
1. Motivação
-Inicie a aula expondo aos alunos em linhas gerais o problema que eles enfrentarão com o objeto do RIVED, de título sistema solar.
-Enfatize que o objetivo é aprender sobre o sistema solar, estrelas, satélites naturais e satélites artificiais.
2. Na sala de aula
-Discutir com os alunos os conceitos sobre o Sol e os planetas do sistema solar, a ordenação dos planetas e seu movimento em torno do Sol.
-Discutir temperatura e atmosfera dos planetas e do Sol.
-Discutir com os alunos os tamanhos relativos entre os planetas e o Sol.
-Discutir com os alunos os conceitos de estrelas.
-Discutir com os alunos os conceitos de satélites naturais e artificiais.
-Discutir com os alunos sobre viagem espacial e ônibus espacial.
Segunda Aula
(Duração Média: 50 minutos)
3. Na sala de informática
-Os alunos utilizarão o objeto do RIVED do sistema solar.
-Se não houver computador para todos, distribuir os alunos em grupos a fim de que realizem a atividade em conjunto.
-Comentar sobre os conceitos discutidos na aula anterior quando surgirem no objeto: viagem espacial, ônibus espacial, estrelas, Sol, planetas, satélites natur ais e artificiais.
-Forneça para os alunos, à medida q ue fo rem avançando nas informações do objeto RIVED, exemplos para que possam dar-lhes idéias das grandezas envolvidas. Por exemplo, a temperatura de Vênus é muito alta para nós, 425 °C, porque a temperatura em que a água ferve é 100°C e a temperatura ambiente é cerca de 25°C. E a temperatura do sol é ainda maior para nós, 6000°C, mas também é muito alta em relação à temperatura de Vênus.
-Discuta com os alunos os estados líquido, sólido e gasoso da água, lembrando a parte do em que o objeto RIVED relata que a Terra é o único planeta onde a água é encontrada nos três estados: líquido, sólido e gasoso.
-Lembre, aos alunos, dos satélites naturais, assunto abordado na sala de aula.
-Na parte de Urano, fale um pouco sobre quem é Shakespeare e Pope, bem como sobre suas obras literárias, já que os satélites de Urano têm nomes retirados dos personagens desses escritores. (Converse com o professor de português para complementar essa parte com os alunos )
-Na parte de Plutão, discuta com os alunos sobre o motivo de Plutão não ser mais considerado um planeta.
-Lembre aos alunos de, se não tiverem certeza da ordem dos planetas, fazerem uma revisão antes de entrar no exercício.
4. Avaliação
-Avalie os alunos pelo desempenho na atividade do RIVED, isto é, quanto tempo os alunos levam para completar satisfatoriamente a tarefa. Alguns podem não conseguir na primeira tentativa.
-Certifique-se de que todos os alunos tenham resolvido satisfatoriamente a tarefa e pergunte a ordem dos planetas que eles encontraram.
-Discuta com os alunos a dificuldade para resolver a tarefa.
-Propor uma atividade prática com bolinhas de isopor, para que os alunos possam montar uma maquete do sistema solar. Forme grupos e estipule uma data para eles entregarem o trabalho, se possível, organizando uma feira de ciências com os alunos para a próxima aula. Lembra-los de pensarem também nos satélites e estrelas quando fizerem as maquetes, e observarem as proporções para a realização das maquetes.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasa aula foi otima,eu aprendi muito!!!!