Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os verbos Say e Tell

 

06/09/2010

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso dos verbos say e tell. Poderá aprender também a distinguir entre os componentes sintáticos que acompanhas estes verbos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos, cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present (frases afirmativas, negativas e interrogativas; uso de Do e Does)
  • Simple Past (frases afirmativas, negativas e interrogativas; uso de Did)
  • Object Pronouns
Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Nas aulas a seguir vamos discutir o uso e forma de dois verbos muito parecidos semanticamente. Porém sintaticamente, say e tell apresentam estruturas distintas. Como regra geral, o verbo say não requer objeto, mas o verbo tell, sim. Portanto, vamos lidar com frases do tipo:  

  • Say your name
  • Tell me your name

MOTIVAÇÃO

Vamos trabalhar com a música da cantora americana Ashley Tisdale. Ela se tornou especialmente famosa após aparecer na série de filmes High School Musical, no papel de Sharpay Evans.   

A música escolhida é "He said She said" e trata de um garoto e uma garota se paquerando.   

Entregue aos alunos a letra da música, disponível em: http://www.vagalume.com.br/ashley-tisdale/he-said-she-said.html (acesso em 16/07/10)    

Mostre também o vídeo clipe da cantora, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4sTHw7HEfHo (acesso em 16/07/10)     

Figura 1: Vídeo clipe de "He said, she said", da cantora Ashley Tisdale

Faça uma breve discussão acerca da letra da música. Pergunte quem são os atores envolvidos, onde podem estar, e o que está acontecendo.   

Em seguida, escreva no quadro o verbo SAY e pergunte aos alunos seu significado. Pergunte também como é sua forma no passado simples.   

Peça que eles, a partir da letra da música, identifiquem o verbo say em suas formas no presente e passado. Comente sobre o uso e forma deste verbo. O verbo say: 

  • é usado para reprudizir algo que alguém disse (He said "I love you")
  • é usado em cumprimentos e despedidas ("Good morning", he said)
  • é usado em exclamações (That's a good idea!", she said)
  • na maioria das vezes é usado sem objeto (She said that....  - e não -  She said me that...)
  • quando seguido de um objeto, necessita vir acompanhado de to ("I hate sports" she said to me)

Além disso, note que as frases carregam traços de oralidade, como a ausência dos verbos auxiliares e omissão de letras que não são pronunciadas. Junto com os alunos, transforme as frases para o inglês padrão, como

  • He said girl you winnin'              => He said "Girl, you're winning"
  • She said boy where you been     => She said "Boy, where have you been?"
  • He said your amazin'                 => He said "You're amazing"
  • She said then why you waitin'    => She said "Then why are you waiting?"

Em seguida, entregue aos alunos a folha de atividades (worksheet 1), disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/the-verbs-say-and-tell  (acesso em 16/07/10)     

Os alunos devem fazer as atividades em duplas. Corrija-a pedindo que diferentes alunos leiam as respostas para a turma.   

AULA 2

Nesta aula vamos falar do verbo tell.   

Escreva no quadro dois exemplos de frases, um com o verbo say e o outro com o verbo tell.  

Ex:

  • "I love you", he said.
  • "I love you", he told Jessica.   

Pergunte:   

  • Pra quem a primeira frase foi dita? (R: Não sabemos)
  • Pra quem a segunda frase foi dita? (R: Para Jessica)     

Comente que o verbo tell requer um objeto (personal object). Logo, identificamos para quem o falante direcionou sua mensagem. Comente que o verbo tell será usado em frases, como (dê exemplos):   

  • "Do your homework", my mother told me
  • "Let's have an ice cream", Susie told Robert
  • "Open your books", the teacher told them  

Em seguida, vamos trabalhar com uma música da cantora americana Michelle Branch performada junto ao músico Santana. A canção é intitulada "The game of love".   

Entregue aos alunos a letra da música , disponível em: http://www.vagalume.com.br/santana/the-game-of-love.html (acesso em 16/07/10)    

Mostre também vídeo clipe damúsica, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7yoGTVzgow8  (acesso em 16/07/10)     

Figura 2: Vídeo clipe de "The game of love", da cantora Michelle Branch

Para uma versão ao vivo, acesse o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=LfBgrtPbxOg (acesso em 16/07/10)     

Peça aos alunos que, ao ouvirem a música, identifiquem na letra as ocorrências do verbo tell e seus respectivos objetos. Liste-os no quadro e peça uma repetição em coro. 

Em seguida, comente que o verbo tell pode ser usado sem um personal object em contextos onde ele significa contar, dizer ou narrar, como:   

  • Tell me the time, please
  • My mother told me stories when I was a child
  • Don't lie. Tell the truth.
  • She told me a very funny joke.

Proponha uma discussão com os alunos acerca do tema "Tell lies x Tell the truth".   Pergunte:

  • Vocês concordam com o ditado "Lies have short legs?"
  • Alguma vez vocês já contaram uma mentira (told a lie) e foram descobertos?
  • Há alguma situação em que dizer a verdade (tell the truth) pode não ser uma boa idéia? Qual?

AULA 3

Nesta aula vamos praticar os diferentes usos dos verbos say e tell.

Vamos utilizar a música do grupo de R'n'B norte americano Destiny's Child. Uma das componentes mais conhecidas deste grupo é a cantora Beyoncé, que iniciou sua carreira solo no ano de 2005.    

Primeiramente, entregue aos alunos a worksheet 2 com a letra da canção, disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/the-verbs-say-and-tell (acesso em 16/07/2010)     

Com a letra em mãos, os alunos devem, em duplas, preencher as lacunas com os verbos say e tell. Alerte-os para o fato de que os respectivos verbos serão usados nos tempos verbais presente e passado.  

Em seguida, toque a música para que os alunos chequem suas respostas. Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cSQF7wmLJDw (acesso em 16/07/10)   

Figura 2: Vídeo clipe de "The game of love", do grupo Dentiny´s Child

Coloque as respostas no quadro para assegurar que todos tenham a versão correta da canção.   

Letra completa disponível em: http://letras.terra.com.br/destinys-child/10584/ (acesso em 16/07/10)     

Em seguida, entregue aos alunos uma atividade que testa a diferença no uso dos verbos say e tell, disponível em: http://www.usingenglish.com/handouts/83.html (acesso em 16/07/10)     

Para imprimir a atividade clique em "Print this page". Para as respostas, clique em "Answer Sheet".  

Esta atividade pode, também, ser feita online. Para isso, os alunos devem acessar: http://www.usingenglish.com/quizzes/83.html (acesso em 16/07/10)   

Ao final, corrija a atividade pedindo que diferentes alunos leiam as respostas certas para a turma. 

Recursos Complementares

Para aprender a baixar vídeos do you tube, acesse: http://www.portalcab.com/faq/como-baixar-videos-streaming-da-internet.php  (acesso em 17/07/2010)

Para mais informações sobre o uso do verbo say, acesse: http://www.englishexperts.com.br/2009/03/16/13-frases-com-o-verbo-say/ (acesso em 16/07/10)  

Para mais exercícios que testam a diferença entre os verbos say e tell, acesse:

Avaliação

Os alunos serão avaliados a partir da elaboração de cartazes. Em grupos, os alunos farão cartazes contendo mensagens que traduzam suas inquietações e anseios, utilizando os verbos say e tell, como:

"Say no to drugs. Say yes to life"

"Don't tell lies. Tell the truth"

"Corrupt people. Don't tell us the same old story"   

Os cartazes deverão conter frases e ilustrações, e podem ser afixados ao mural da sala após a Cada grupo deve justificar por que escolheu aquela frase/mensagem e explicar como a ilustração se associa a ela. atividade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daniéla Pegoraro Dal Bosco, Colégio Estadual Regina Siqueira Campos , Tocantins - disse:
    pqavida@hotmail.com

    10/12/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da forma dinâmica da aula, tenho uma prova para ser realizada a poucos instantes e essa breve explanação sanou qualquer dúvida imposta pelos dois verbos. Desde já agradeço e 'parabenizo' o professor.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.