06/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
O aluno poderá desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso dos verbos say e tell. Poderá aprender também a distinguir entre os componentes sintáticos que acompanhas estes verbos.
Nas aulas a seguir vamos discutir o uso e forma de dois verbos muito parecidos semanticamente. Porém sintaticamente, say e tell apresentam estruturas distintas. Como regra geral, o verbo say não requer objeto, mas o verbo tell, sim. Portanto, vamos lidar com frases do tipo:
MOTIVAÇÃO
Vamos trabalhar com a música da cantora americana Ashley Tisdale. Ela se tornou especialmente famosa após aparecer na série de filmes High School Musical, no papel de Sharpay Evans.
A música escolhida é "He said She said" e trata de um garoto e uma garota se paquerando.
Entregue aos alunos a letra da música, disponível em: http://www.vagalume.com.br/ashley-tisdale/he-said-she-said.html (acesso em 16/07/10)
Mostre também o vídeo clipe da cantora, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4sTHw7HEfHo (acesso em 16/07/10)
Figura 1: Vídeo clipe de "He said, she said", da cantora Ashley Tisdale
Faça uma breve discussão acerca da letra da música. Pergunte quem são os atores envolvidos, onde podem estar, e o que está acontecendo.
Em seguida, escreva no quadro o verbo SAY e pergunte aos alunos seu significado. Pergunte também como é sua forma no passado simples.
Peça que eles, a partir da letra da música, identifiquem o verbo say em suas formas no presente e passado. Comente sobre o uso e forma deste verbo. O verbo say:
Além disso, note que as frases carregam traços de oralidade, como a ausência dos verbos auxiliares e omissão de letras que não são pronunciadas. Junto com os alunos, transforme as frases para o inglês padrão, como
Em seguida, entregue aos alunos a folha de atividades (worksheet 1), disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/the-verbs-say-and-tell (acesso em 16/07/10)
Os alunos devem fazer as atividades em duplas. Corrija-a pedindo que diferentes alunos leiam as respostas para a turma.
Nesta aula vamos falar do verbo tell.
Escreva no quadro dois exemplos de frases, um com o verbo say e o outro com o verbo tell.
Ex:
Pergunte:
Comente que o verbo tell requer um objeto (personal object). Logo, identificamos para quem o falante direcionou sua mensagem. Comente que o verbo tell será usado em frases, como (dê exemplos):
Em seguida, vamos trabalhar com uma música da cantora americana Michelle Branch performada junto ao músico Santana. A canção é intitulada "The game of love".
Entregue aos alunos a letra da música , disponível em: http://www.vagalume.com.br/santana/the-game-of-love.html (acesso em 16/07/10)
Mostre também vídeo clipe damúsica, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7yoGTVzgow8 (acesso em 16/07/10)
Figura 2: Vídeo clipe de "The game of love", da cantora Michelle Branch
Para uma versão ao vivo, acesse o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=LfBgrtPbxOg (acesso em 16/07/10)
Peça aos alunos que, ao ouvirem a música, identifiquem na letra as ocorrências do verbo tell e seus respectivos objetos. Liste-os no quadro e peça uma repetição em coro.
Em seguida, comente que o verbo tell pode ser usado sem um personal object em contextos onde ele significa contar, dizer ou narrar, como:
Proponha uma discussão com os alunos acerca do tema "Tell lies x Tell the truth". Pergunte:
Nesta aula vamos praticar os diferentes usos dos verbos say e tell.
Vamos utilizar a música do grupo de R'n'B norte americano Destiny's Child. Uma das componentes mais conhecidas deste grupo é a cantora Beyoncé, que iniciou sua carreira solo no ano de 2005.
Primeiramente, entregue aos alunos a worksheet 2 com a letra da canção, disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/the-verbs-say-and-tell (acesso em 16/07/2010)
Com a letra em mãos, os alunos devem, em duplas, preencher as lacunas com os verbos say e tell. Alerte-os para o fato de que os respectivos verbos serão usados nos tempos verbais presente e passado.
Em seguida, toque a música para que os alunos chequem suas respostas. Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cSQF7wmLJDw (acesso em 16/07/10)
Figura 2: Vídeo clipe de "The game of love", do grupo Dentiny´s Child
Coloque as respostas no quadro para assegurar que todos tenham a versão correta da canção.
Letra completa disponível em: http://letras.terra.com.br/destinys-child/10584/ (acesso em 16/07/10)
Em seguida, entregue aos alunos uma atividade que testa a diferença no uso dos verbos say e tell, disponível em: http://www.usingenglish.com/handouts/83.html (acesso em 16/07/10)
Para imprimir a atividade clique em "Print this page". Para as respostas, clique em "Answer Sheet".
Esta atividade pode, também, ser feita online. Para isso, os alunos devem acessar: http://www.usingenglish.com/quizzes/83.html (acesso em 16/07/10)
Ao final, corrija a atividade pedindo que diferentes alunos leiam as respostas certas para a turma.
Para aprender a baixar vídeos do you tube, acesse: http://www.portalcab.com/faq/como-baixar-videos-streaming-da-internet.php (acesso em 17/07/2010)
Para mais informações sobre o uso do verbo say, acesse: http://www.englishexperts.com.br/2009/03/16/13-frases-com-o-verbo-say/ (acesso em 16/07/10)
Para mais exercícios que testam a diferença entre os verbos say e tell, acesse:
Os alunos serão avaliados a partir da elaboração de cartazes. Em grupos, os alunos farão cartazes contendo mensagens que traduzam suas inquietações e anseios, utilizando os verbos say e tell, como:
"Say no to drugs. Say yes to life"
"Don't tell lies. Tell the truth"
"Corrupt people. Don't tell us the same old story"
Os cartazes deverão conter frases e ilustrações, e podem ser afixados ao mural da sala após a Cada grupo deve justificar por que escolheu aquela frase/mensagem e explicar como a ilustração se associa a ela. atividade.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/12/2010
Cinco estrelasGostei muito da forma dinâmica da aula, tenho uma prova para ser realizada a poucos instantes e essa breve explanação sanou qualquer dúvida imposta pelos dois verbos. Desde já agradeço e 'parabenizo' o professor.