Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"If I were a boy" Discutindo relacionamentos e aprendendo a estrutura "IF I..."

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão distinguir o papel de homens e mulheres em relacionamentos amorosos e poderão aprender a estrutura "If I" através da música "If I were a boy" da cantora Beyoncé.

Duração das atividades
05 horas/aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie a aula relatando relacionamentos entre famosos. Mostre as figuras a seguir:

Figura 1: Jennifer Aniston e Brad Pitt.

Fonte: http://www.babble.com/CS/blogs/famecrawler/2008/11/16-22/brad_jen_wideweb__430x309.jpg  

Acesso em: 13 de Julho de 2010

Figura 2. Riahna e Chris Brown.

Fonte: http://www.portaldasdivas.com.br/rihanna/noticias/quase-um-ano-depois-rihanna-desabafa-sobre-brow/rihanna-e-chris-brow.jpg

Acesso em 13 de Julho de 2010. 

Sugestão: Procure outras fotos de casais famosos para diversificar a atividade.

Depois de mostrar as figuras aos aprendizes, questione-os:

What happened with these couples?

Os alunos deverão salientar que os dois casais, mostrados nas fotografias, estão atualmente separados.

Verifique se os alunos conhecem o motivo da separação dos mesmos. Resposta: Jennifer e Brad: traição / Riahna e Chris: maus tratos.

Aproveite o momento e explique o termo : I broke up with ... (nome da pessoa), because she/he .... (motivo)

Peça aos alunos para relatarem histórias de fim de relacionamentos, podendo ser de pessoas famosas ou não. Encoraje-os a usarem o termo anteriormente especificado, trocando, quando necessário, os pronomes utilizados.

Aula 2

Utilize as mesmas fotos usadas na aula 1. Mas, se preferir escolha outras figuras de casais, que atualmente estão separados. Porém, refaça os passos da aula 1: questione What happened with this couple? e depois use a expressão: She/he broke up with ... because he/she ... .

Utilize o caso de Jennifer Aniston e Brad Pitt. Anote no quadro a seguinte frase:

If I were Jennifer, I would date with Brad's friend.

Questione os alunos:

If you were Jennifer, what would you do?

Escolha voluntários para responder essa questão. Explique para toda a turma a composição de uma sentença usando a Second Conditional: If I were ... I would.

Peça aos aprendizes que anotem no caderno a estrutura dessas sentenças. Eles devem perceber que:

A Second Conditional é formada por uma

IF CLAUSE -  If I were Jennifer

e uma

MAIN CLAUSE - I would date with Brad's friend.

Realce que quando a IF CLAUSE inicia a sentença, separamos as cláusulas com uma vírgula. Quando o oposto acontece, a MAIN CLAUSE inicia a frase, não há vírgula.

Os alunos deverão notar que essa estrutura é usada para relatarmos fatos que são impossíveis de acontecer.

Treine com os aprendizes a estrutura da Second Conditional.

Acesse as seguintes atividades:

Figura 3. Imagem da atividade.

Fonte: http://perso.wanadoo.es/autoenglish/gr.con2.p.htm  (para treinar a forma da Second Conditional)  

http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/grammarchallenge/pdfs/gc_38_2nd_conditional_quizzes.pdf 

(mostra exercícios um pouco mais complexos, exige conhecimento de vocabulário. É interessante, se necessário, que seja autorizado o uso de dicionários nesta atividade.Veja a sugestão de dicionário dada em Recursos Complementares.)

(Sites acessados em: 13 de Julho de 2010)

Observação: É aconselhável usar as atividades como dever de casa. Peça aos alunos que resolvam as mesmas em folhas separadas para posterior devolução, após a correção.

Aula 3

Acesse o seguinte endereço e promova uma brincadeira dentro de sala:

Figura 4. Imagem da atividade.

Fonte: http://www.esltower.com/GRAMMARSHEETS/conditionals/conditionals.pdf  Acesso: 13 de Julho de 2010.

Esse site mostra um quiz sobre conditionals. Recurso bastante útil para desenvolver a parte oral dos alunos e a socialização da turma. Divida a sala em grupos e jogue o quiz com eles. As regras estão descritas no final do arquivo.

Observação: Atente ao uso correto da Second Conditional. Para diversificar a brincadeira, peça que cada grupo modifique o membro participante.

Aula 4

Apresente a música "If I were a boy" da cantora Beyoncé. Os aprendizes, através desta canção observarão a estrutura aprendida e ainda terão a oportunidade, posteriormente, de discutir sobre relacionamentos.

Figura 5: Foto da cantora Beyoncé.

Fonte: http://www.chicagonow.com/blogs/ndigo-we-break-bread/2009/12/07/beyonce-knowles-stars-300a101006.jpg 

Acesso em 13 de Julho de 2010

Observação: Esta música faz parte do CD "I am ... Sasha Fierce", da referida cantora.

Observe a letra da composição:

If I Were a Boy

Beyoncé

Composição: Britney Carlson / Toby Gad / Beyonce Knowles

If I were a boy

Even just for a dayI'd roll out of bed in the morning

And throw on what I wanted then go

Drink beer with the guys

And chase after girls

I'd kick it with who I wanted

And I'd never get confronted for it

Cause they stick up for me

If I were a boy

I think I could understand

How it feels to love a girl

I swear I'd be a better man

I'd listen to her

Cause I know how it hurts

When you lose the one you wanted

Cause he's taking you for granted

And everything you had got destroyed

If I were a boy

I would turn off my phone

Tell everyone it's broken

So they'd think that

I was sleeping alone

I'd put myself first

And make the rules as I go

Cause I know that

She'd be faith full

Waiting for me to come home

If I were a boy

I think I could understand

How it feels to love a girlI swear

I'd be a, better man

I'd listen to her

Cause I know how it hurts

When you lose the one you wanted

Cause he's taking you for granted

And everything you had got destroyed

It's a little too late

For you to come back

Say it's just a mistake

Think I'd forgive you like that

If you thought I would wait for you

You thought wrong

But you're just a boy

You don't understand

And you don't understand, oh

How it feels to love a girl someday

You wish you were a better man

You don't listen to her

You don't care how it hurts

Until you lose the one you wanted

Cause you're taking her for granted

And everything you had got destroyed

But you're just a boy

Apresente aos alunos a letra faltando algumas sentenças. Observe como ela deve ser distribuída aos aprendizes:

If I Were a Boy

Beyoncé

Composição: Britney Carlson / Toby Gad / Beyonce Knowles

 ____________________

Even just for a day

____________________ out of bed in the morning

And throw on what I wanted then go

Drink beer with the guys

And chase after girls

 I'd kick it with who I wanted

And I'd never get confronted for it

Cause they stick up for me

If I were a boy

__________________________

 How it feels to love a girl

I swear I'd be a better man

I'd listen to her

Cause I know how it hurts

When you lose the one you wanted

Cause he's taking you for granted

And everything you had got destroyed

___________________________

____________________________

Tell everyone it's broken

So they'd think that I was sleeping alone

 I'd put myself first

And make the rules as I go

Cause I know that She'd be faith full

Waiting for me to come home

If I were a boy

I think I could understand

How it feels to love a girl swear

I'd be a, better man

________________________

Cause I know how it hurts

When you lose the one you wanted

Cause he's taking you for granted

And everything you had got destroyed

It's a little too late

For you to come back

Say it's just a mistake

Think I'd forgive you like that

 _____________________

______________________ for you

You thought wrong

But you're just a boy

You don't understand

And you don't understand, oh

How it feels to love a girl someday

You wish you were a better man

You don't listen to her

You don't care how it hurts

Until you lose the one you wanted

Cause you're taking her for granted

And everything you had got destroyed

But you're just a boy

Fonte: http://letras.terra.com.br/beyonce/1443820/ 

Acesso em 13 de Julho de 2010.

Repasse aos alunos a música pelo menos três vezes. Eles deverão completar os espaços em branco. Realce que as  sentenças que faltam são Second Conditionals.

Corrija a atividade. Depois de escutar a música três vezes, coloque-a novamente e pare o áudio depois de cada sentença que falta.

Verifique dúvidas em relação ao vocabulário da música.

Observação: Caso seja necessário, verifique a tradução desta música em: http://www.vagalume.com.br/beyonce/if-i-were-a-boy-traducao.html 

Acesso em 13 de Julho de 2010.

Aula 5

Passe o vídeo clip da música "If I were a boy" para os alunos. Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=eIkRiqxWcYU (acesso em 13 de julho de 2010) 

Nesta aula, os alunos deverão estar com a letra da música em mãos. Peça- os que relacione trechos da música com o vídeo clip. Essa atividade ajudará na construção do sentido geral da canção.

Logo após,divida a sala em grupos ( 4 a 5 pessoas) e recorte a letra em pequenos trechos. Os alunos deverão explicar, usando as próprias palavras, cada trecho.

Exemplo: Um grupo está com o seguinte trecho:

 "I'd be a better man I'd listen to her Cause I know how it hurts"

Seguindo o contexto da música, os alunos deverão perceber que se a voz da canção pudesse ser um garoto, a mesma seria diferente em relação a relacionamentos com as meninas.

Trabalho INTERDISCIPLINAR:

Trabalhe com o profissional de Língua Portuguesa da sua instituição. Este poderá ajudar no entendimento e fazer uma relação de situações hipotéticas entre as duas línguas.

Recursos Complementares
Avaliação

 A avaliação desta aula deve ser feita através de:

1- Exercício de writing:

- Divida os alunos em duplas.

- Peça-os que relatem experiências vividas ou assistidas de relacionamentos sem sucesso.

- Encoraje-os a usarem sempre a Second Conditional. Após relatarem o acontecido, eles deverão descrever o que fariam se vivessem tal situação.

Veja os passos a serem seguidos para uma redação satisfatória:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.  

2- Dinâmica.

- Divida a sala em grupos.

- Apresente, ao menos, uma foto de casal famoso por grupo.

- Peça-os que identifiquem, através de pesquisa, o motivo da separação do referido casal.

- Os alunos deverão apresentar o motivo e questionar o outro grupo: What would you do if you were...(nome da pessoa)?

- Observe o uso adequado da estrutura ensinada durante as aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Isis, Colégio Invícto , Rio de Janeiro - disse:
    ignsj@hotmail.com

    04/11/2012

    Cinco estrelas

    Maravilhoso!!! Já vou usar na aula de amanhã!!! Muito criativo mesmo


  • Liliane Estavas, CEJA SILVA FREIRE , Mato Grosso - disse:
    lilyanneap@hotmail.com

    11/11/2010

    Quatro estrelas

    Aula extremamente criativa e bem elaborada, acredito que os professores de língua estrangeira devem estar sempre contextualizados com os sucessos internacionais e perceber que quando se trata de música, poucos apresentam resistência porque a melodia é algo prazeroso. Muito bem


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.