09/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Os alunos poderão distinguir o papel de homens e mulheres em relacionamentos amorosos e poderão aprender a estrutura "If I" através da música "If I were a boy" da cantora Beyoncé.
- Simple Past. http://www.englishpage.com/verbpage/simplepast.html
- Would. http://www.infoescola.com/ingles/simple-conditional-would/
- Base form de verbos. http://esl.about.com/od/grammarglossary/g/baseform.htm
Inicie a aula relatando relacionamentos entre famosos. Mostre as figuras a seguir:
Figura 1: Jennifer Aniston e Brad Pitt.
Fonte: http://www.babble.com/CS/blogs/famecrawler/2008/11/16-22/brad_jen_wideweb__430x309.jpg
Acesso em: 13 de Julho de 2010
Figura 2. Riahna e Chris Brown.
Acesso em 13 de Julho de 2010.
Sugestão: Procure outras fotos de casais famosos para diversificar a atividade.
Depois de mostrar as figuras aos aprendizes, questione-os:
What happened with these couples?
Os alunos deverão salientar que os dois casais, mostrados nas fotografias, estão atualmente separados.
Verifique se os alunos conhecem o motivo da separação dos mesmos. Resposta: Jennifer e Brad: traição / Riahna e Chris: maus tratos.
Aproveite o momento e explique o termo : I broke up with ... (nome da pessoa), because she/he .... (motivo)
Peça aos alunos para relatarem histórias de fim de relacionamentos, podendo ser de pessoas famosas ou não. Encoraje-os a usarem o termo anteriormente especificado, trocando, quando necessário, os pronomes utilizados.
Utilize as mesmas fotos usadas na aula 1. Mas, se preferir escolha outras figuras de casais, que atualmente estão separados. Porém, refaça os passos da aula 1: questione What happened with this couple? e depois use a expressão: She/he broke up with ... because he/she ... .
Utilize o caso de Jennifer Aniston e Brad Pitt. Anote no quadro a seguinte frase:
If I were Jennifer, I would date with Brad's friend.
Questione os alunos:
If you were Jennifer, what would you do?
Escolha voluntários para responder essa questão. Explique para toda a turma a composição de uma sentença usando a Second Conditional: If I were ... I would.
Peça aos aprendizes que anotem no caderno a estrutura dessas sentenças. Eles devem perceber que:
A Second Conditional é formada por uma
IF CLAUSE - If I were Jennifer
e uma
MAIN CLAUSE - I would date with Brad's friend.
Realce que quando a IF CLAUSE inicia a sentença, separamos as cláusulas com uma vírgula. Quando o oposto acontece, a MAIN CLAUSE inicia a frase, não há vírgula.
Os alunos deverão notar que essa estrutura é usada para relatarmos fatos que são impossíveis de acontecer.
Treine com os aprendizes a estrutura da Second Conditional.
Acesse as seguintes atividades:
Figura 3. Imagem da atividade.
Fonte: http://perso.wanadoo.es/autoenglish/gr.con2.p.htm (para treinar a forma da Second Conditional)
(mostra exercícios um pouco mais complexos, exige conhecimento de vocabulário. É interessante, se necessário, que seja autorizado o uso de dicionários nesta atividade.Veja a sugestão de dicionário dada em Recursos Complementares.)
(Sites acessados em: 13 de Julho de 2010)
Observação: É aconselhável usar as atividades como dever de casa. Peça aos alunos que resolvam as mesmas em folhas separadas para posterior devolução, após a correção.
Acesse o seguinte endereço e promova uma brincadeira dentro de sala:
Figura 4. Imagem da atividade.
Fonte: http://www.esltower.com/GRAMMARSHEETS/conditionals/conditionals.pdf Acesso: 13 de Julho de 2010.
Esse site mostra um quiz sobre conditionals. Recurso bastante útil para desenvolver a parte oral dos alunos e a socialização da turma. Divida a sala em grupos e jogue o quiz com eles. As regras estão descritas no final do arquivo.
Observação: Atente ao uso correto da Second Conditional. Para diversificar a brincadeira, peça que cada grupo modifique o membro participante.
Apresente a música "If I were a boy" da cantora Beyoncé. Os aprendizes, através desta canção observarão a estrutura aprendida e ainda terão a oportunidade, posteriormente, de discutir sobre relacionamentos.
Figura 5: Foto da cantora Beyoncé.
Fonte: http://www.chicagonow.com/blogs/ndigo-we-break-bread/2009/12/07/beyonce-knowles-stars-300a101006.jpg
Acesso em 13 de Julho de 2010
Observação: Esta música faz parte do CD "I am ... Sasha Fierce", da referida cantora.
Observe a letra da composição:
If I Were a Boy
Beyoncé
Composição: Britney Carlson / Toby Gad / Beyonce Knowles
If I were a boy
Even just for a dayI'd roll out of bed in the morning
And throw on what I wanted then go
Drink beer with the guys
And chase after girls
I'd kick it with who I wanted
And I'd never get confronted for it
Cause they stick up for me
If I were a boy
I think I could understand
How it feels to love a girl
I swear I'd be a better man
I'd listen to her
Cause I know how it hurts
When you lose the one you wanted
Cause he's taking you for granted
And everything you had got destroyed
If I were a boy
I would turn off my phone
Tell everyone it's broken
So they'd think that
I was sleeping alone
I'd put myself first
And make the rules as I go
Cause I know that
She'd be faith full
Waiting for me to come home
If I were a boy
I think I could understand
How it feels to love a girlI swear
I'd be a, better man
I'd listen to her
Cause I know how it hurts
When you lose the one you wanted
Cause he's taking you for granted
And everything you had got destroyed
It's a little too late
For you to come back
Say it's just a mistake
Think I'd forgive you like that
If you thought I would wait for you
You thought wrong
But you're just a boy
You don't understand
And you don't understand, oh
How it feels to love a girl someday
You wish you were a better man
You don't listen to her
You don't care how it hurts
Until you lose the one you wanted
Cause you're taking her for granted
And everything you had got destroyed
But you're just a boy
Apresente aos alunos a letra faltando algumas sentenças. Observe como ela deve ser distribuída aos aprendizes:
If I Were a Boy
Beyoncé
Composição: Britney Carlson / Toby Gad / Beyonce Knowles
____________________
Even just for a day
____________________ out of bed in the morning
And throw on what I wanted then go
Drink beer with the guys
And chase after girls
I'd kick it with who I wanted
And I'd never get confronted for it
Cause they stick up for me
If I were a boy
__________________________
How it feels to love a girl
I swear I'd be a better man
I'd listen to her
Cause I know how it hurts
When you lose the one you wanted
Cause he's taking you for granted
And everything you had got destroyed
___________________________
____________________________
Tell everyone it's broken
So they'd think that I was sleeping alone
I'd put myself first
And make the rules as I go
Cause I know that She'd be faith full
Waiting for me to come home
If I were a boy
I think I could understand
How it feels to love a girl swear
I'd be a, better man
________________________
Cause I know how it hurts
When you lose the one you wanted
Cause he's taking you for granted
And everything you had got destroyed
It's a little too late
For you to come back
Say it's just a mistake
Think I'd forgive you like that
_____________________
______________________ for you
You thought wrong
But you're just a boy
You don't understand
And you don't understand, oh
How it feels to love a girl someday
You wish you were a better man
You don't listen to her
You don't care how it hurts
Until you lose the one you wanted
Cause you're taking her for granted
And everything you had got destroyed
But you're just a boy
Fonte: http://letras.terra.com.br/beyonce/1443820/
Acesso em 13 de Julho de 2010.
Repasse aos alunos a música pelo menos três vezes. Eles deverão completar os espaços em branco. Realce que as sentenças que faltam são Second Conditionals.
Corrija a atividade. Depois de escutar a música três vezes, coloque-a novamente e pare o áudio depois de cada sentença que falta.
Verifique dúvidas em relação ao vocabulário da música.
Observação: Caso seja necessário, verifique a tradução desta música em: http://www.vagalume.com.br/beyonce/if-i-were-a-boy-traducao.html
Acesso em 13 de Julho de 2010.
Passe o vídeo clip da música "If I were a boy" para os alunos. Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=eIkRiqxWcYU (acesso em 13 de julho de 2010)
Nesta aula, os alunos deverão estar com a letra da música em mãos. Peça- os que relacione trechos da música com o vídeo clip. Essa atividade ajudará na construção do sentido geral da canção.
Logo após,divida a sala em grupos ( 4 a 5 pessoas) e recorte a letra em pequenos trechos. Os alunos deverão explicar, usando as próprias palavras, cada trecho.
Exemplo: Um grupo está com o seguinte trecho:
"I'd be a better man I'd listen to her Cause I know how it hurts"
Seguindo o contexto da música, os alunos deverão perceber que se a voz da canção pudesse ser um garoto, a mesma seria diferente em relação a relacionamentos com as meninas.
Trabalho INTERDISCIPLINAR:
Trabalhe com o profissional de Língua Portuguesa da sua instituição. Este poderá ajudar no entendimento e fazer uma relação de situações hipotéticas entre as duas línguas.
Dictionary.com
(Acesso em 13 de julho de 2010)
A avaliação desta aula deve ser feita através de:
1- Exercício de writing:
- Divida os alunos em duplas.
- Peça-os que relatem experiências vividas ou assistidas de relacionamentos sem sucesso.
- Encoraje-os a usarem sempre a Second Conditional. Após relatarem o acontecido, eles deverão descrever o que fariam se vivessem tal situação.
Veja os passos a serem seguidos para uma redação satisfatória:
Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.
Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.
Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.
Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.
2- Dinâmica.
- Divida a sala em grupos.
- Apresente, ao menos, uma foto de casal famoso por grupo.
- Peça-os que identifiquem, através de pesquisa, o motivo da separação do referido casal.
- Os alunos deverão apresentar o motivo e questionar o outro grupo: What would you do if you were...(nome da pessoa)?
- Observe o uso adequado da estrutura ensinada durante as aulas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/11/2012
Cinco estrelasMaravilhoso!!! Já vou usar na aula de amanhã!!! Muito criativo mesmo
11/11/2010
Quatro estrelasAula extremamente criativa e bem elaborada, acredito que os professores de língua estrangeira devem estar sempre contextualizados com os sucessos internacionais e perceber que quando se trata de música, poucos apresentam resistência porque a melodia é algo prazeroso. Muito bem