Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reported Speech: Imperative Sentences

 

31/07/2010

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso do Reported Speech (discurso indireto) em frases afirmativas e negativas no modo imperativo. Vai aprender, também, sobre os diferentes verbos usados em substituição aos mais comuns - say e tell.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos, cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present Tense (formas afirmativa, negativa e interrogativa; uso de do e does)
  • Present Continuous (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
  • Object Pronouns
Estratégias e recursos da aula

AULA 1

MOTIVAÇÃO 

Nesta aula faremos uma revisão sobre frases imperativas.

Para informações sobre este tipo de frase, acesse: http://www.camoc.g12.br/portal/wp-content/uploads/2010/03/imperative-sentences.pdf  (acesso em 09/07/10)

Na sala de multimídia, divida os alunos em grupos de 3 a 4 alunos. Você vai mostrar frases imperativas e eles devem identificar onde elas podem ser vistas/lidas. Neste momento, não explique dúvidas referentes ao vocabulário. Porém, os alunos poderão consultar o dicionário.

Atividade disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/reported-speech---imperative-sentences (acesso em 09/07/10)

Figura 1: Imagem do recurso

Dê tempo para que os alunos pensem nas alternativas. De 1 a 2 minutos pode ser suficiente.  A partir daí, cada grupo vai escrever as respostas em seus cadernos.

Após o último slide, corrija a atividade. Cada grupo - dependendo das questões que acertaram - fica resposável por explicar o significado de uma das frases. Ajude-os se necessário.

Obs: Caso sua escola não disponha de uma sala de multimídia, escreva as frases imperativas no quadro e leia as opções.

Por fim, comente com os alunos que aquelas se tratam de frases imperativas. Escreva no quadro as seguintes palavras:

order     question    command     prohibition   instruction    promise

Pergunte quais daquelas palavras descrevem o uso de frases imperativas (aquelas contidas nos slides). (R: order, command, prohibition, instruction)

Peça que ilustrem, com exemplos da atividade ou de conhecimentos prévios, cada um dos usos das frases imperativas. 

AULA 2

Nesta aula, vamos trabalhar com frases imperativas nas formas afirmativa e negativa. Imprima a folha de atividades disponível em: 

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/reported-speech---imperative-sentences (acesso em 09/07/10)   

 

Entregue aos alunos a worksheet 1 e peça que, em duplas, os alunos façam a atividade A.

Corrija a atividade pedindo que alguns alunos leiam as frases. Então, pergunte que tipo de frases são aquelas. Os alunos, neste ponto, já devem estar aptos a identificar frases imperativas através da forma.

Em seguida,  peça que cada dupla se junte a outra, formando um grupo de 4 componentes. Eles devem, então, fazer a atividade B.

Para esta atividade, os alunos terão de ser capazes de identificar os participantes envolvidos na comunicação das frases em A. Eles terão de identificar o sentido daquelas frases para poderem fazer a atividade.

Corrija a atividade com toda a turma, explorando mais aquelas frases. Pergunte onde elas podem ter sido ditas e a partir de qual contexto.

Em seguida, fale de frases imperativas na forma negativa.

Escreva no quadro: Don't stop the music

Comente que a frase acima também está no modo imperativo, porém na forma negativa.

Destaque a forma don't, usada na frente de uma frase imperativa para transformá-la em negativa.

Peça que, oralmente, os alunos tranformem as frases contidas na atividade A em negativas. Atente-os, porém, que terão de fazer modificações nas frases para que elas façam sentido. Por exemplo, a frase 1 ficará assim : "Don't open the window. It's very cold today"

Em seguida peça que, em duplas, os alunos façam a atividade C. Corrija a atividade pedindo que diferentes alunos leiam as frases produzidas.

Explore a questão perguntando se eles já se sentiram como o personagem ilustrado. Pergunte também o que fazem em situações como aquela e em que se baseiam para tomarem suas decisões.

AULA 3 

Entregue aos alunos a worksheet 2 e peça que observem a ilustração. Três diferentes alunos devem ler, cada um, os balões de fala.

Em seguida, envolva toda a turma para responderem às questões da atividade A.

Aquelas perguntas vão lhe guiar durante a explicação do Reported Speech.

Comente, então, que a fala "She said to copy the exercise" é uma frase usada no discurso indireto (indirect speech ou reported speech).

Comente que o reported speech é usado quando alguém repete as palavras de uma terceira pessoa, como um reporter, por exemplo.

Explique o uso do reported speech em frases imperativas. Para uma explicação sobre o assunto, visite: http://www.englishcafe.com/blog/reported-speech-imperatives-27092  (acesso em 08/07/10 )

Durante a explicação, chame atenção para o uso do to antes do verbo principal. Fale também da diferença dos verbos say e tell 

Agora, pergunte se ajudam com as tarefas domésticas. Pergunte que obrigações têm em casa. (tarefas domésticas = household chores ou chores).

Em seguida, peça que repitam as ordens que seus pais lhes dão no dia-a-dia em casa e escreva-as no quadro.

Possíveis respostas:

  • do your homework
  • clean the floor
  • clean your room
  • clean the bathroom
  • do the dishes
  • look after your brother/sister
  • go to bed early
  • wake up!
  • help me in the kitchen
  • brush your teeth

Depois, em duplas, os alunos devem fazer a atividade onde vão transformar 5 das frases que estão no quadro para o reported speech. Lembre-os de usar os verbos say e tell.

Corrija a atividade envolvendo dota a turma e pedindo para que alguns alunos leiam suas respostas em voz alta.

Em seguida, pergunte que proibições os alunos têm em casa. Peça que lhe deem alguns exemplos e liste-as no quadro. Os alunos devem usar frases imperativas negativas, reproduzindo o que ouvem em casa.

Possíveis respostas:

  • Don't fight with your brother/sister
  • Don't go to bed late
  • Don't miss school
  • Don't eat biscuits before lunch
  • Don't forget to do your homework

Então, explique o uso do reported speech em frases imperativas. Use as frases que já estão no quadro e peça que, oralmente, eles as transformem para o reported speech.

Em seguida, escreva no quadro os seguintes verbos, e peça que os alunos digam seus significados. Caso não saibam a resposta, peça que façam uma breve pesquisa usando dicionários.

adivise / order / instruct / ask

  • atenção para o verbo ask que, nesse caso, significa pedir  (e não, perguntar).

Comente que aqueles verbos seguem o mesmo padrão do verbo tell (verb + object). Comente também que são usados como reporting verbs, ou seja, são usados em frases contidas em discurso indireto.

Agora, peça que façam a atividade C. Esta atividade deve ser feita da seguinte forma:

Cada aluno, oralmente, vai perguntar ao colega ao lado "What did your mother/father say?". O aluno questionado deve dar sua resposta usando o reported speech. Faça a atividade até que todos tenham perguntado e respondido. Por fim, os alunos devem escrever na folha de atividades 4 das frases reportadas, usando os verbos sugeridos.

AULA 4

Proponha um jogo aos alunos. Acesse: http://www.eslhq.com/worksheets/print_worksheet.php?worksheet_id=144981  (acesso em 08/07/10) 

Este jogo pode ser jogado em grupos de 4 a 6 jogadores, com dois times cada um. Se preferir, pode envolver toda a turma e formar times como meninos vs. meninas, por exemplo.

O jogo consiste de frases (afirmativas e negativas) no modo imperativo. Para avançarem os espaços, os alunos devem transformar as frases para o reported speech. Você pode sugerir quais os reporting verbs (say, tell, order...) devem ser usados nas respostas.

Um membro de cada grupo deve se levantar e escrever no quadro as frases esperadas. Tome cuidado para que um não veja a frase que o outro está escrevendo.

Ganha o time que, ao final, tiver mais frases corretas.

 

Recursos Complementares

Dicionário Inglês - Inglês (Merriam Webster): http://www.merriam-webster.com/ 

Dicionário Inglês Português (Michaelis): http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php 

Informações sobre Reported Speech em frases imperativas: http://www.englishpractice.com/improve/changing-imperative-sentence-indirect-speech/ (acesso em 07/07/10)

Mais exercícios sobre o modo imperativo: http://www.englisch-hilfen.de/en/grammar/imperativ.htm (acesso em 07/07/10)

Avaliação

Leve os alunos ao laboratório de informática e peça que acessem sites contendo frases ditas por pessoas famosas (escritores, cientistas, atores, etc). Eles devem digitar no site de busca as palavras "quotations by famous people" ou "famous quotations".

Sugestões de sites:

A tarefa consiste em identificar, dentre as frases lidas, aquelas que estão no modo imperativo. Depois de identificadas, os alunos devem transformar 2 delas (uma afirmativa e uma negativa) para o reported speech, usando os verbos estudados; say, tell, advise, order, instruct, ask.

Os alunos devem, também, pesquisar sobre o autor da frase e contar  para a turma quem ele é/foi, onde vive/viveu, sua profissão, e por que é/foi famoso.

Obs: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, imprima algumas das frases (dentre as quais devem haver sentenças imperativas) e peça que os alunos façam a atividade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.