13/09/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Os alunos deverão possuir noções introdutórias de intertextualidade.
ATIVIDADE 01
Leitura do poema "Poema tirado de uma notícia de jornal"
http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/12/07/canto-de-natal-poema-de-manuel-bandeira/ Acesso de 16 de agosto de 2010.
Em sala de aula, os alunos deverão ler o poema de forma silenciosa.
http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira04.html#poema Acesso de 16 de agosto de 2010.
Como se trata de uma poema curto, você poderá passá-lo no quadro.
ATIVIDADE 02
Interpretando o poema de Manuel Bandeira
Introduza tal atividade, demonstrando para os alunos que o poema se inscreve no Modernismo brasileiro, movimento literário que pregava o verso livre. Tal introdução deverá ser adaptada de acordo com o ano/série em que a aula for desenvolvida.
Escolha alguns alunos para ler o poema em voz alta. Incentive uma leitura mais expressiva do mesmo.
Em grupos de dois ou três alunos, peça que os mesmos, em sala de aula, produzam um pequeno texto interpretativo sobre o "Poema retirado de uma notícia de jornal".
Questões norteadoras para a produção do texto:
ATIVIDADE 03
Leitura dos textos e debate
Escolha um membro de cada grupo para ler o texto, objetivando uma socialização das interpretações construídas por eles.
Após a leitura de todos os textos, retome os questionamentos norteadores da atividade anterior e desenvolva uma discussão sobre o poema.
Permita que todos os alunos coloquem considerações, se assim desejarem.
Demonstre, ainda, que essa atividade, bem como o texto que eles produziram, não tem o objetivo de considerar um único sentido. São apenas pontos que podem promover reflexões interpretativas. Por isso, permita que os alunos façam comentários, de forma organizada, sobre o poema.
Demonstre as fotos da Lagoa Rodrigo de Freitas para os alunos:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/rio-de-janeiro/lagoa-rodrigo-de-freitas.php Acesso de 16 de agosto de 2010.
Ao demonstrar as fotos da Lagoa Rodrigo de Freitas, dê algumas informações da mesma:
ATIVIDADE 04
Notícia de jornal
http://www.noticiaspoliciais.com.br/?p=31014 Acesso de 16 de agosto de 2010.
Na presente atividade, você irá apresentar para os alunos algumas notícias policiais de jornais. Você poderá optar por selecionar algumas matérias de jornais impressos ou acessar, juntamente com os alunos, o link abaixo:
http://www.noticiaspoliciais.com.br/ Acesso de 16 de agosto de 2010.
O presente site traz várias notícias dessa natureza. Acesse-o e leia algumas com os alunos.
Durante a leitura das notícias policiais, peça que eles observem e anotem alguns elementos/características das mesmas:
A partir de tais questionamentos, debata com os alunos quais são as características estruturais de uma notícia dessa natureza. Eles deverão compreender que toda notícia policial:
Possibilite que todos os alunos façam comentários sobre sua compreensão acerca do gênero notícia policial. Faça questionamentos que os instiguem a isso.
ATIVIDADE 05
O diálogo entre o poema e a notícia
Após a atividade supracitada, você deverá retomar o poema de Bandeira e as notícias policiais. Proponha a produção de um texto argumentativo em que os alunos deverão:
É importante que a produção desse texto seja desenvolvida em sala de aula. Permita a interlocução, de forma organizada, entre alunos e professor, durante a presente atividade.
ATIVIDADE 06
Leitura dos textos produzidos
Depois que todos já produziram seus textos, desenvolva uma roda de leitura entre os alunos. Peça que cada aluno leia seu texto.
Enquanto eles leem, anote possíveis questionamentos e sugestões a serem feitas aos textos. Após a leitura de todos, exponha tais anotações, sugerindo que as modificações sejam trazidas para a próxima aula.
É possível que todos compreendam a diferença entre o texto artístico e o real. No entanto, prepare-se para explanar sobre o assunto, caso isso não ocorra.
O artigo "A intertextualidade e o ensino de língua portuguesa" faz uma análise linguística nessa perspectiva:
http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno09-02.html
Após as atividades propostas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/03/2011
Cinco estrelasamei e irei usar todas