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A intertextualidade entre a notícia policial, a crônica e a poesia

 

13/09/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ler os seguintes textos: “Poema retirado de uma notícia de jornal”, de Manuel Bandeira e uma notícia de um jornal (página policial);
  • interpretar os textos supracitados;
  • identificar os pontos de intertextualidade entre os dois textos;
  • identificar diferença entre o texto artístico e o real;
  • produzir um texto argumentativo sobre as convergências e divergências dos textos trabalhados.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão possuir noções introdutórias de intertextualidade.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Leitura do poema "Poema tirado de uma notícia de jornal"

http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/12/07/canto-de-natal-poema-de-manuel-bandeira/ Acesso de 16 de agosto de 2010.

Em sala de aula, os alunos deverão ler o poema de forma silenciosa.

http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira04.html#poema  Acesso de 16 de agosto de 2010.

Como se trata de uma poema curto, você poderá passá-lo no quadro.

ATIVIDADE 02

Interpretando o poema de Manuel Bandeira

Introduza tal atividade, demonstrando para os alunos que o poema se inscreve no Modernismo brasileiro, movimento literário que pregava o verso livre. Tal introdução deverá ser adaptada de acordo com o ano/série em que a aula for desenvolvida.

Escolha alguns alunos para ler o poema em voz alta. Incentive uma leitura mais expressiva do mesmo.

Em grupos de dois ou três alunos, peça que os mesmos, em sala de aula, produzam um pequeno texto interpretativo sobre o "Poema retirado de uma notícia de jornal".

Questões norteadoras para a produção do texto:

  • o poema é fictício ou é uma história real?
  • por que será que João tinha o sobrenome de Gostoso?
  • o que representa ser carregador de feira livre?
  • o que quer dizer morar em um morro?
  • qual a relevância do barracão de João não ter número?
  • o que ele foi fazer no bar?
  • ele resolveu nadar na Lagoa ou se suicidar?
  • em que lugar se localiza essa Lagoa?

ATIVIDADE 03

Leitura dos textos e debate

Escolha um membro de cada grupo para ler o texto, objetivando uma socialização das interpretações construídas por eles.

Após a leitura de todos os textos, retome os questionamentos norteadores da atividade anterior e desenvolva uma discussão sobre o poema.

Permita que todos os alunos coloquem considerações, se assim desejarem.

Demonstre, ainda, que essa atividade, bem como o texto que eles produziram, não tem o objetivo de considerar um único sentido. São apenas pontos que podem promover reflexões interpretativas. Por isso, permita que os alunos façam comentários, de forma organizada, sobre o poema.

Demonstre as fotos da Lagoa Rodrigo de Freitas para os alunos:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/rio-de-janeiro/lagoa-rodrigo-de-freitas.php Acesso de 16 de agosto de 2010.

Ao demonstrar as fotos da Lagoa Rodrigo de Freitas, dê algumas informações da mesma:

  • localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Lagoa;
  • é um dos principais cartões postais da capital carioca;
  • é espaço para competições de vários esportes aquáticos (citar o Panamericano do Rio, em 2007).

ATIVIDADE 04

Notícia de jornal

http://www.noticiaspoliciais.com.br/?p=31014 Acesso de 16 de agosto de 2010.

Na presente atividade, você irá apresentar para os alunos algumas notícias policiais de jornais. Você poderá optar por selecionar algumas matérias de jornais impressos ou acessar, juntamente com os alunos, o link abaixo:

http://www.noticiaspoliciais.com.br/ Acesso de 16 de agosto de 2010.

O presente site traz várias notícias dessa natureza. Acesse-o e leia algumas com os alunos.

Durante a leitura das notícias policiais, peça que eles observem e anotem alguns elementos/características das mesmas:

  • tais notícias são reais ou fictícias?
  • quem são as pessoas envolvidas no caso?
  • qual é o fato principal da notícia?
  • quando aconteceu o caso?
  • em que lugar aconteceu o relatado?
  • quais outras informações são apresentadas na notícia?

A partir de tais questionamentos, debata com os alunos quais são as características estruturais de uma notícia dessa natureza. Eles deverão compreender que toda notícia policial:

  • é um fato real;
  • se situa, claramente, no tempo e no espaço (quando e onde);
  • envolve pessoas em torno de uma dada ocorrência policial.

Possibilite que todos os alunos façam comentários sobre sua compreensão acerca do gênero notícia policial. Faça questionamentos que os instiguem a isso.

ATIVIDADE 05

O diálogo entre o poema e a notícia

Após a atividade supracitada, você deverá retomar o poema de Bandeira e as notícias policiais. Proponha a produção de um texto argumentativo em que os alunos deverão:

  • demonstrar o principal ponto de convergência entre os textos (semelhanças) - tratam do mesmo tema;
  • demonstrar o principal ponto de divergência entre os textos (diferenças) - poema (artístico) e notícia (real);
  • responder ao seguinte questionamento, justificando: o poema se parece com a notícia ou o contrário?

É importante que a produção desse texto seja desenvolvida em sala de aula. Permita a interlocução, de forma organizada, entre alunos e professor, durante a presente atividade.

ATIVIDADE 06

Leitura dos textos produzidos

Depois que todos já produziram seus textos, desenvolva uma roda de leitura entre os alunos. Peça que cada aluno leia seu texto.

Enquanto eles leem, anote possíveis questionamentos e sugestões a serem feitas aos textos. Após a leitura de todos, exponha tais anotações, sugerindo que as modificações sejam trazidas para a próxima aula.

É possível que todos compreendam a diferença entre o texto artístico e o real. No entanto, prepare-se para explanar sobre o assunto, caso isso não ocorra.

  • texto real: é inserido em um contexto sócio-histórico-ideológico;
  • texto artístico: é a impressão subjetiva de um artista sobre algo no mundo (no caso do poema de Bandeira, sobre um afogamento de um favelado).

Recursos Complementares

O artigo "A intertextualidade e o ensino de língua portuguesa" faz uma análise linguística nessa perspectiva:

http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno09-02.html 

Avaliação

Após as atividades propostas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • compreensão dos aspectos estruturais e características do gênero notícia policial;
  • compreensão dos pontos de divergência e convergência entre o poema de Bandeira e as notícias policiais;
  • produção e leitura de um texto argumentativo sobre o diálogo entre ambos os textos.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • eu, escola juventino pereira , Bahia - disse:
    railmad@gmail.com

    11/03/2011

    Cinco estrelas

    amei e irei usar todas


Sem classificação.
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