Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ler e interpretar “Parque Industrial” de Patrícia Galvão

 

18/09/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • pesquisar sobre a escritora e jornalista brasileira Patrícia Galvão (Pagu);
  • conhecer a vida e a obra da presente autora;
  • ler e interpretar o romance “Parque Industrial”, de Patrícia Galvão;
  • produzir um texto oral e um escrito que estabeleça uma relação político-literária do romance “Parque Industrial” com a Ditadura Militar.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A presente aula inscreve-se nos estudos literários e exige-se que o professor desenvolva, anteriormente, uma explanação interdisciplnar (história) sobre a Ditadura Militar. Para tanto, indica-se:

  •  o documentário, dividido em 3 vídeos, sobre a Ditadura Militar:
  1. Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=0GrvZoiIqpE 
  2. Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=eh167QVAbDU 
  3. Parte 3:http://www.youtube.com/watch?v=iCfU8gVlY-g 

Tais referências são indispensáveis para a compreensão política da presente temática por parte dos alunos.

Os mesmos deverão, ainda, saber escrever textos dissertativos.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Pesquisando sobre Patrícia Galvão, a Pagu

http://diedricheosmarlenes.blogspot.com/2009/01/patrcia-rehder-galvo.html 

Em grupos de 3 ou 4 alunos, proponha o desenvolvimento de uma pesquisa (livros, sites) sobre a vida e a obra de Patrícia Galvão.

Sugestões de fontes para realização da pesquisa:

http://www.pagu.com.br/blog/home  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pagu 

http://www.lunaeamigos.com.br/cultura/mulherespatriciagalvao.htm 

O trabalho será desenvolvido em duas partes:

  • trabalho escrito, com o conteúdo pesquisado;
  • apresentação, em forma de seminário, com o tempo máximo de 10 minutos;
  • utilização de fotos, cartazes, vídeos (dependendo dos recursos disponíveis).

Como roteiro para o desenvolvimento da atividade, proponha os seguintes pontos a serem observados:

  • informações pessoais;
  • impressões literárias;
  • movimento modernista;
  • motivações políticas;
  • pseudônimos;
  • as prisões.

Dê 4 ou 5 dias para os grupos desenvolverem seus trabalhos.

ATIVIDADE 02

Apresentações das pesquisas

Organize a classe em círculo e sorteie a ordem das apresentações. Cada grupo terá 10 minutos para a explanação. Posteriormente, possibilite a interlocução entre alunos e professor.

Ainda que alguns trabalhos tenham utilizado as mesmas fontes de pesquisa, cada grupo terá seu ponto de vista sobre o material estudado. Por isso, o fato de haver repetições nos trabalhos não desmerece ou desvaloriza a atividade, uma vez que objetiva um maior conhecimento da autora Patrícia Galvão.

Após as apresentações, faça as inscrições de perguntas e comentários que, por ventura, sejam colocados pelos alunos.

Finalize essa atividade com o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ZiFEM71Mf_g 

ATIVIDADE 03

Leitura do romance "Parque Industrial", de Patrícia Galvão

http://diedricheosmarlenes.blogspot.com/2009/01/patrcia-rehder-galvo.html (Capa da edição de 1933) 

Para a efetivação da presente aula, a leitura do romance supracitado é indispensável. O livro pode ser encontrado facilmente em sebos e em sebos virtuais, como, por exemplo:

http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=parque+industrial&tipo=simples&estante=(todas+estantes)&alvo=autor+ou+titulo 

http://www.traca.com.br/main/home.php?modulo=busca&busca=parque+industrial&Submit=OK 

Além de poder ser adquirido direto em livrarias, os links acima trazem uma pesquisa virtual da disponibilidade desse livro em acervos virtuais.

Após a aquisição da obra, dê uma prazo de, mais ou menos, 7 dias para que os alunos, individualmente, empreendam a leitura do mesmo. Peça que eles façam anotações sobre os principais acontecimentos do enredo, observando os pontos norteadores a seguir:

  • a influência do contexto histórico da Ditadura Militar na constituição da obra;
  • as personagens proletárias: Otávia, Georgina, Corina, que falam a "língua" do povo;
  • o discurso do narrador onisciente, que pensa, julga, seleciona e fala como a elite;
  • a cena que se passa no banheiro feminino, entre Bruna e outra operária (falando sobre o fascismo);
  • passagens em que os personagens demonstram o desejo de transformação social;
  • referências a personagens políticos reais: Getúlio Vargas, Luís Carlos Prestes;
  • críticas ao capitalismo burguês (consumismo).

ATIVIDADE 04

Produção de texto

http://revistacult.uol.com.br/website/cultLivro/show.asp?edtCode=00000000-0000-0000-0000-000000000000&nwsCode={D8BC8439-B95A-4CF3-8C52-4C3CF813A0D6} 

(Capa da edição de 2003)

Após a leitura dirigida de "Parque Industrial", os alunos deverão produzir uma explanação oral de cinco minutos sobre as impressões que teve do romance. Deixe-os à vontade nesse momento da atividade, para que as interpretações se interpelem e se constituam.

Posteriomente, proponha a produção de um texto dissertativo com o seguinte tema: "A relação político-literária do romance “Parque Industrial” com a Ditadura Militar".

Proponha que tal texto seja produzido em casa. Dê um prazo de 2 dias para a feitura do mesmo.

Conclua a presente aula com uma rodada de leitura dos textos produzidos pela classe.

Recursos Complementares

Site com várias informações acerca da vida e da obra de Pagu:

http://www.vidaslusofonas.pt/pagu.htm  

Site do Instituto Patrícia Galvão, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, sediada na cidade de São Paulo e que tem por objetivo desenvolver projetos sobre direitos da mulher e meios de comunicação de massa.:

http://www.patriciagalvao.org.br/instituto.htm 

Avaliação

Após a efetivação das atividades propostas, os alunos deverão:

  • apreender os aspectos relacionais entre a vida/obra de Patrícia Galvão e a Ditadura Militar;
  • compreender o enredo do romance "Parque Industrial", de Patrícia Galvão;
  • produzir um texto dissertativo sobre os pontos elencados durante a aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.