Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reported Speech: simple present

 

06/09/2010

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá desenvolver habilidades orais e escritas referentes à aplicação do reported speech (discurso indireto) em diferentes contextos, bem como entender as mudanças que ocorrem no tempo verbal em frases deste tipo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos, cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present (frases afirmativas, negativas e interrogativas; uso de Do e Does)
  • Simple Past (frases afirmativas, negativas e interrogativas; uso de Did)
  • Object Pronouns
  • Possessive Adjectives
Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Motivação

Escreva no quadro as seguintes palavras:

SINGER               DANCER          ACTOR/ACTRESS            TV PRESENTER          MODEL          JOURNALIST

Primeiramente, leia as palavras listadas e peça que os alunos as repitam com você. Então, peça que ilustrem com exemplos cada uma daquelas profissões. Em seguida, pergunte onde aqueles profissionais trabalham, se têm a vida agitada ou calma, se aparecem na televisão e com que frequência isso acontece.

Os alunos, agora, vão se assentar em duplas para uma atividade de role-play ( = "encenação"/ "dramatização"). Um aluno vai fazer o papel de repórter enquanto o outro será alguma celebridade.

Cada dupla vai escolher a celebridade que preferir, mas não podem contar aos outros alunos da turma quem escolheram.

Num primeiro momento, os dois alunos da dupla devem criar juntos o diálogo entre repórter/celebridade. O diálogo deve ser escrito em uma folha de papel separada e entregue a você.

Atenção: Guarde a produção escrita dos alunos para que, posteriormente, você possa usá-las na prática do reported speech. 

Abaixo estão algumas sugestões de perguntas que podem ser feitas:

  • Where are you from?
  • Where do you work?
  • Do you work everyday?
  • What do you eat for breakfast?
  • Do you have a busy life?
  • How often do you appear on TV?
  • Who is your idol?
  • Where do you live?
  • Are you married?
  • Do you have children? How many?

Cada dupla deve criar/responder um mínimo de 10 perguntas. É importante que você instrua seus alunos a fazerem perguntas no presente simples, já que este é o tema a ser trabalhado dentro do universo da aula.

Depois de terminada a primeira fase da atividade, eles devem ensaiar os diálogos criados para, então, apresentá-los para a turma.

Lembre-os de fazer com que a entrevista pareça natural. Assim, é interessante que os diálogos tenham uma introdução e um fechamento, como em:

"Hi (nome da celebridade), it´s great to have you here. How are you?"

"Now, the last question..."

"Thank you for your interview"

AULA 2

Escreva o quadro a palavra GOSSIP ( = fofocar) e pergunte aos alunos se conhecem aquele verbo

Aproveite para comentar que usamos a mesma palavra para designar aquele que faz fofocas, ou "fofoqueiro", e como substantivo abstrato "a fofoca".

Então, pergunte:

  • Você gosta de saber notícias sobre a vida particular dos artistas?
  • Por que tantas pessoas gostam de saber sobre a vida alheia?
  • Que tipo de notícias são mais populares, as tragédias, os escândalos ou as conquistas das celebridades? Por quê?

Em seguida, separe algumas das frases (em torno de 10 ) criadas na atividade de role-play.  Diga aos alunos vão ouvir algumas frases ditas por uma gossip girl e terão de adivinhar o nome da celebridade a qual a frase se refere.

As frases que você escolher devem ser transformadas para o reported speech, antes de serem lidas para os alunos. Assim, eles poderão ter acesso ao discurso indireto de forma não explícita. Num primeiro momento, portanto, os alunos serão expostos ao tema somente através da compreensão auditiva.

A cada frase lida, os alunos devem tentar adivinhar a que celebridade a gossip girl se refere. Lembre-os, porém, que a dupla a quem a frase pertence não poderá ajudar aos demais.

Em seguida, escolha dentre as frases faladas, 3 pares para colocar no quadro. Cada par deve conter a frase original (em discurso direto) e seu correspondente (em discurso indireto).

Exemplos:

  • "He is from Bahia"
  • The gossip girl said (that) he was from Bahia.

  • "She lives in a big apartment in Salvador"
  • The gossip girl said (that) the artist lived in a big apartment in Salvador.

Com as frases no quadro, pergunte aos alunos que diferença podem observar em relação aos verbos. (R: O verbo no tempo presente  - discurso direto - foi mudado para o tempo passado no discurso indireto).

Comente, também, que a conjunção that geralmente é omitida na comunicação oral.

Se necessário, faça uma breve revisão dos verbos regulares e irregulares no tempo verbal passado. Chame atenção para os verbos utilizados nos diálogos produzidos pelos alunos.

Em seguida, devolva aos alunos os diálogos escritos corrigidos e peça que, novamente em duplas, eles transformem as frases criadas para o reported speech.

Sugira que o sujeito da frase seja variado. Eles poderão usar, além de the gossip girl, palavras como: the reporter, the journalist, some people, the fans, entre outros.

Durante a atividade, circule pela sala para assegurar que os alunos estejam fazendo a atividade corretamente.

Por fim, peça que casa dupla leia três de suas frases. Para cada frase lida, peça que outros alunos a transformem de volta ao discurso direto. Eles devem estar atentos para o fato de que, no discurso direto, as frases têm de estar no tempo presente.

AULA 3

Nesta aula vamos trabalhar com uma atividade de música.

A canção escolhida foi "I'm like a bird", da cantora luso-canadense Nelly Furtado. Esta música é ideal para trabalharmos o tema, pois contém várias frases no tempo verbal presente.

Entregue a seus alunos a folha de atividades, disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/reported-speech-simple-present (acesso em 12/07/10)

Primeiramente, mostre aos alunos o vídeo clipe da cantora, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=roPQ_M3yJTA (acesso em 12/07/10)

Figura 1: Vídeo clipe da música "I'm like a bird", da cantora Nelly furtado

Obs: Caso sua escola não disponha de uma sala de multimídia, toque a música para os alunos a partir do cd da cantora "Whoa, Nelly!", lançado no ano 2000 pela gravadora Universal Music.

Após escutarem a canção, pergunte aos alunos:

  • Who do you think she's speaking to? (R: Provavelmente ela está falando para um namorado ou alguém com quem ela se relaciona)

Esta pergunta é fundamental para a atividade que segue a música. Para que os alunos possam transformar as falas da cantora em reported speech, é necessário que, antes de tudo, eles saibam quem é o interlocutor para quem a cantora dedica suas mensagens. Assim, nos balões de fala da atividade, os alunos deverão iniciar as frases do discurso indireto com "Nelly told her boyfriend (that)..." ou "She told him (that)...".

Aproveite para explorar mais a letra da música e pergunte também:

  • How is she feeling? Free, tired or sad? (R: Ela está se sentindo livre.)

O títlo da música, bem como seu refrão, fazem referência à expressão "I`m free as a bird", usada quando o falante quer passar a ideia de que é/está livre ou não tem laços/ obrigações que o prendam.

  •  Ela está prevendo o início ou o fim do relacionamento? Em que parte da música podemos identificar essa informação? (R: Ela está prevendo o fim do relacionamento. Podemos ver pelas linhas "Each and every single day I know/ I'm going to have to eventually give you away")

Após explorar a letra da música com os alunos, peça que façam a atividade A da folha de atividades. A tarefa deve ser desenvolvida em duplas ou pequenos grupos de 3 a 4 componentes.

Por fim, corrija a atividade envolvendo toda a turma. Peça a diferentes alunos que leiam as respostas e escreva-as no quadro para facilitar a correção e esclarecimento de dúvidas.

Respostas da atividade A. Todas as frases podem começar com "She said (that)..." OU "She told him (that)..."

  1. She said (that) he was beautiful and that was for sure 
  2. She said (that) her love was rare and true
  3. She said (that) she didn't know where her home was
  4. She said (that) his love in her brought her to tears

Recursos Complementares

Para mais informações sobre o discurso indireto, acesse:

em português: http://www.infoescola.com/ingles/direct-and-indirect-speech/ (acesso em 11/07/10) 

em inglês: http://www.athabascau.ca/courses/engl/155/support/direct_and_indirect_speech.htm (acesso em 11/07/10)

Para mais informações (em inglês) sobre role-plays em sala de aula, acesse : http://www.mekong.es.usyd.edu.au/projects/mli/initiatives_partners/roleplay_manual_ubu.pdf (acesso em 11/07/10) 

Para mais informações sobra a cantora Nelly Furtado, acesse: http://www.nellyfurtado.com.br/ (acesso em 12/07/10)

Avaliação

A avaliação vai acontecer com uma atividade que promove a interação aluno-aluno.

Escreva no quadro 5 perguntas que os alunos devem responder/perguntar uns aos outros. Busque usar frases afirmativas e negativas sempre no presente simples.

Os alunos, então, vão se levantar e fazer as perguntas aos colegas. Ao receber uma resposta, o aluno deve transformar a fala do colega para o discurso indireto, anotando a frase criada em uma folha separada ou em seu caderno.

Ao final, peça que cada aluno leia uma ou duas das frases - já transformadas para o discurso indireto - para toda a turma. Porém, deve identificar o sujeito da frase através de pronomes pessoais (he/she). Assim, os outros alunos vão tentar adivinhar de quem era a frase original.

Obs: Para evitar tumulto durante a atividade, pode ser uma boa ideia pedir que, primeiramente, as meninas perguntem e os meninos respondam. Em seguida, é a vez dos meninos perguntarem e as meninas responderem. Ou ainda, primeiramente podem se levantar os alunos de números pares e depois os ímpares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • fernando, setor dos afonsos , Goiás - disse:
    fernando-sd1@live.com

    07/09/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito da sua aula continue assim que vc pode ir longe mt obrigado pelas informações


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.