Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Welcome to my life" presenting the Simple Present

 

18/09/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá o tempo verbal Simple Present através da música "Welcome to my life".

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá trabalhar com os alunos:

wh- questions (what/where/who/when)

Estratégias e recursos da aula
Aula 1

Inicie esta aula questionando os alunos em relação à rotina dos mesmos.

What do you do daily?

Where do you go?

Do you watch TV?

Outras perguntas poderão ser feitas para que aconteça um aquecimento para as atividades posteriores.

Os alunos deverão responder, usando ao máximo a língua alvo. Caso seja necessário, apresente anteriormente às perguntas, a sua rotina. Anote-a no quadro.

Logo depois que os alunos responderem às perguntas feitas, peça-os que escutem a música "Welcome to my life" da banda Simple Plan.

Observe a letra da composição:

"Welcome to my life" - Simple Plan

Figura 1. Banda Simple Plan.

Fonte: http://www.phs.d211.org/math/riverajh/M256_08_09/iTzeeL_LeoOr/Simple_Plan_.jpg 

(acesso em: 13 de Julho de 2010)

Do you ever feel like breaking down?

Do you ever feel out of place?

Like somehow you just don't belong,

And no one understands you?

Do you ever wanna runaway?

Do you lock yourself in your room?

With the radio on turned up so loud,

That no one hears you screaming

No you don't know what it's like,

When nothing feels all right,

You don't know what it's like,

To be like me...

To be hurt, to feel lost,

To be left out in the dark,

To be kicked when you're down,

To feel like you've been pushed around,

To be on the edge of breaking down,

And no one's there to save you,

No you don't know what it's like,

Welcome to my life.

Do you wanna be somebody else?

Are you sick of feeling so left out?

Are you desperate to find something more

Before your life is over

Are you stuck inside a world you hate?

Are you sick of everyone around?

With their big fake smiles and stupid lies,

While deep inside you're bleeding?

No you don't know what it's like,

When nothing feels all right,

You don't know what it's like,

To be like me... To be hurt, to feel lost,

To be left out in the dark,

To be kicked when you're down,

To feel like you've been pushed around,

To be on the edge of breaking down,

And no one's there to save you,

No you don't know what it's like,

Welcome to my life.

No one ever lied straight to your face,

And no one ever stabbed you in the back,

You might think I'm happy,

But I'm not gonna be okay,

Everybody always gave you what you wanted,

You never had to work it was always there,

You don't know what it's like,

What it's like... To be hurt, to feel lost,

To be left out in the dark,

To be kicked when you're down,

To feel like you've been pushed around,

To be on the edge of breaking down,

And no one's there to save you,

No you don't know what it's like,

To be hurt, to feel lost,

To be left out in the dark,

To be kicked when you're down,

To feel like you've been pushed around,

To be on the edge of breaking down,

And no one's there to save you,

No you don't know what it's like,

Welcome to my life,

Welcome to my life,

Welcome to my life.

Fonte: http://letras.terra.com.br/simple-plan/100381/
Acesso em 13 de Julho de 2010

Repita a música algumas vezes e peça aos alunos que anotem no caderno palavras, sentenças ou expressões que escutarem.

Corrija qualquer erro que aparecer e anote no quadro as sugestões escutadas pelos alunos.

Sugestão: Se achar interessante, faça esta atividade em duplas ou pequenos grupos (4 a 5 pessoas). 

Aula 2

Nesta aula, apresente o seguinte arquivo aos seus alunos:

Figura 2: Foto do arquivo.

Fonte: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/aulawelcometomylife (acesso em 13 de Julho de 2010). O mesmo explica o uso e forma do Simple Present. 

Observação: A explicação deste tempo verbal será importante para que os aprendizes consigam entender a idéia principal da música "Welcome to my life", da banda Simple Plan.

Realce que, na afirmativa e na terceira pessoa, os verbos são modificados. Para mais informações sobre como conjugar os verbos na terceira pessoa (HE/SHE/IT),acesse: http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/pres.htm (acesso em: 13 de Julho de 2010) .

Figura 3: Foto do arquivo.

Fonte e data de acesso citados acima.

Peça aos alunos que transcrevam essas informações para o caderno. Será útil para posterior consulta.

Logo após a explicação, utilize sentenças que devem ser completadas com o verbo corretamente conjugado. No site: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/aulawelcometomylife (acesso em 13 de Julho de 2010), é possível encontrar sentenças prontas para serem utilizadas dentro de sala. Basta imprimí-las, recortá-las e distribuí-las entre os grupos. 

Para esta atividade, divida a sala em grupos e distribua as mesmas sentenças para todos os grupos. Determine um tempo para que a atividade seja resolvida. O grupo que terminar primeiro, e corretamente, deve ser premiado (balas, bombons ou qualquer coisa simples).

Corrija oralmente. Esclareça dúvida em relação ao vocabulário e sobre o uso do Simple Present.

Aula 3

Nesta aula, o aluno deverá ter em mãos uma cópia do seguinte arquivo: http://islcollective.com/wuploads/worksheet/97124af010ccdaea30_45388914simple_plan__welcome_to_my_life.doc 

Figura 4: Foto do arquivo.

Fonte citada acima.

Acesso em 13 de Julho de 2010.

Observação: Outro endereço eletrônico para acessar o arquivo em questão é: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/aulawelcometomylife (acesso em 13 de Julho de 2010)   

Repasse a música para os alunos, no máximo três vezes. Peça a eles para completarem os espaços em branco contidos no arquivo.

Corrija a atividade. Realce que toda a música é escrita usando o Simple Present. Ou seja, o autor relata fatos que vivencia rotineiramente.

Depois, questione aos alunos:

Why is the author inviting someone to his/her life?

Os alunos deverão perceber, através da leitura da letra da música, que o mesmo faz uma descrição de suas emoções e sentimentos. Os alunos deverão, também, notar que essas emoções não possuem sentido positivo.

Observação: Se os alunos tiverem problemas durante a leitura da letra da música, autorize o uso de dicionários. Veja a sugestão dada em Recursos Complementares.

Aula 4

Utilizando a letra da música, peça aos alunos que transcrevam no caderno as sentenças escritas usando o Simple Present. Eles poderão utilizar as sentenças interrogativas, afirmativas ou negativas.

Logo depois, os aprendizes deverão reescrever essas sentenças de forma diferente. Se a sentença retirada da música estiver na interrogativa, o aluno deverá reescrevê-la na afirmativa.

Assim, os alunos terão a chance de observar e internalizar a estrutura do Simple Present.

Corrija essas sentenças no quadro. Peça a participação de voluntários.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie os alunos com um exercício de writing. Faça uma pequena exposição entitulada "Welcome to my life". Os alunos deverão produzir cartazes ilustrando como é a vida e o dia a dia que eles enfrentam. Encoraje-os a detalhar durante a produção escrita.

Para uma escrita satisfatória, veja os passos que devem ser seguidos:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.

Lembre os alunos que o uso correto do Simple Present será avaliado. A criatividade e consistência do conteúdo apresentado nos cartazes serão analisados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jubilimba, Bélgica - disse:
    jonas@hotmail.com

    08/03/2013

    Cinco estrelas

    d+


  • Tereza Cristina C. Guimaraes, Colégio Diocesano Dom Bosco , Pernambuco - disse:
    tccosta6@hotmail.com

    25/02/2011

    Cinco estrelas

    Achei interessante... e poderia acrescentar mais um pontinho... se me permitirem: Pedir aos alunos para darem respostas curtas na afirmativa e negativa, no caso de frases interrogativas na música.


  • Poliana, Fisk , Minas Gerais - disse:
    polianacarter@yahoo.com.br

    22/01/2011

    Quatro estrelas

    Excelente aula. Podem ser adicionadas atividades de speaking em duplas a medida que as explicacoes expositivas sao dadas. Mas adorei a forma de introducao, a forma como a musica se encaixa e a atividade final é perfect.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.