Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Plantas: Será uma semente?

 

16/02/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

VAROTTO, Michele; ARCE, Alessandra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar, estabelecer relações e diferenciar, a partir de diversos materiais, o que é uma semente.

Duração das atividades
A atividade deverá ser realizada ao longo de uma ou duas semanas; dividida em um primeiro momento, em torno de 60 minutos, contando, posteriormente com 20 minutos diários, no decorrer desta, para a observação da germinação. das sementes.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios. No entanto, considera-se importante que o professor propicie a discussão do tema em conversas com as crianças, antes de aplicar a aula.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1. Numa roda, o professor pergunta aos alunos se eles sabem:

 - O que é uma semente?

- Como sabemos que algo é, de fato, uma semente?

- As sementes são seres vivos ou elementos sem vida?

- Onde podemos, na natureza, encontrar sementes?

- Para que servem as sementes?

 

2. O professor propõe aos alunos um passeio pela escola e arredores para que recolhimendo de tudo aquilo que eles acreditam ser uma semente.

 

ATIVIDADE 2:

1. Realizada a coleta dos materiais que as crianças acreditam ser uma semente, estes deverão ser espalhados em uma mesa, observados e manuseados pelos alunos.

2. O professor questionará se todos os materiais recolhidos são realmente sementes e como poderiam descobrir isto.

3. A partir das hipóteses sugeridas pelos alunos, o professor poderá contar a história sobre semente.

 

Sugestões:

- O medo da sementinha, de Rubens Alves

- A viagem da sementinha, de  Maria Isabel Loureiro

- A sementinha que não queria nascer, de Patrícia Kenney e Richard McFadden

- A sementinha, de Antonio Carlos Affonso dos Santos

- http://www.youtube.com/watch?v=aEzt_S455yk&feature=related

 

4. Após a leitura, poderá explicar que a semente guarda, em si, o embrião de uma nova planta. Que eles podem permanecer em estado de dormência por muitos meses e que, para nascer e crescer (germinar) ele precisa achar um ambiente propício, com terra, água, luz etc.

5. Para a visualização de como a semente se desenvolve, poderá utilizar o vídeo: Sou a menina semente, encontrado no site:

http://www.youtube.com/watch?v=QhGt-TtlgUI&feature=fvsr

6. Em seguida, propoõe que plantem e observem todos os objetos que encontraram e recolheram, para saber  quais são sementes.

 

ATIVIDADE 3:

1. O professor, junto com a turma, deverá plantar todos os objetos classificados pelos alunos como sementes.

2. Em cada vaso deverá ser colada uma figura/desenho, representando o material plantado (folha, gravetos, sementes, pedras etc), para que durante o período de observação, os alunos possam ver quais germinaram.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.

Ainda como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Cada criança receberá fotos ou figuras dos materiais plantados, devendo destacar em uma tabela (contendo duas colunas: sementes e não sementes) as sementes, dos demais materiais.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.