16/02/2012
VAROTTO, Michele; ARCE, Alessandra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Comparar, estabelecer relações e diferenciar, a partir de diversos materiais, o que é uma semente.
Não há a necessidade de conhecimentos prévios. No entanto, considera-se importante que o professor propicie a discussão do tema em conversas com as crianças, antes de aplicar a aula.
ATIVIDADE 1:
1. Numa roda, o professor pergunta aos alunos se eles sabem:
- O que é uma semente?
- Como sabemos que algo é, de fato, uma semente?
- As sementes são seres vivos ou elementos sem vida?
- Onde podemos, na natureza, encontrar sementes?
- Para que servem as sementes?
2. O professor propõe aos alunos um passeio pela escola e arredores para que recolhimendo de tudo aquilo que eles acreditam ser uma semente.
ATIVIDADE 2:
1. Realizada a coleta dos materiais que as crianças acreditam ser uma semente, estes deverão ser espalhados em uma mesa, observados e manuseados pelos alunos.
2. O professor questionará se todos os materiais recolhidos são realmente sementes e como poderiam descobrir isto.
3. A partir das hipóteses sugeridas pelos alunos, o professor poderá contar a história sobre semente.
Sugestões:
- O medo da sementinha, de Rubens Alves
- A viagem da sementinha, de Maria Isabel Loureiro
- A sementinha que não queria nascer, de Patrícia Kenney e Richard McFadden
- A sementinha, de Antonio Carlos Affonso dos Santos
- http://www.youtube.com/watch?v=aEzt_S455yk&feature=related
4. Após a leitura, poderá explicar que a semente guarda, em si, o embrião de uma nova planta. Que eles podem permanecer em estado de dormência por muitos meses e que, para nascer e crescer (germinar) ele precisa achar um ambiente propício, com terra, água, luz etc.
5. Para a visualização de como a semente se desenvolve, poderá utilizar o vídeo: Sou a menina semente, encontrado no site:
http://www.youtube.com/watch?v=QhGt-TtlgUI&feature=fvsr
6. Em seguida, propoõe que plantem e observem todos os objetos que encontraram e recolheram, para saber quais são sementes.
ATIVIDADE 3:
1. O professor, junto com a turma, deverá plantar todos os objetos classificados pelos alunos como sementes.
2. Em cada vaso deverá ser colada uma figura/desenho, representando o material plantado (folha, gravetos, sementes, pedras etc), para que durante o período de observação, os alunos possam ver quais germinaram.
http://nautilus.fis.uc.pt/cab/
http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/capa_plantas.htm
http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/index.php?menu=12&language=pt&tabela=geral
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.
Ainda como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Cada criança receberá fotos ou figuras dos materiais plantados, devendo destacar em uma tabela (contendo duas colunas: sementes e não sementes) as sementes, dos demais materiais.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!