Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A política e a ficção no romance alegórico "A revolução dos bichos", de George Orwell

 

18/09/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • interpretação crítica do romance alegórico “A revolução dos bichos”;
  • a relação político-histórica que emerge da alegoria presente na obra;
  • produção de um texto que relacione os fatores políticos e ficcionais presentes no texto em questão.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A presente aula se efetivará de maneira exitosa se você arquitetar um trabalho interdisciplinar com a área da História. Para melhor se compreender as metáforas e alegorias presentes na obra de George Orwell, os alunos devem possuir noções introdutórias de:

  • autoritarismo;
  • capitalismo;
  • revolução;
  • comunismo.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

A Revolução dos Bichos

http://adornorules.wordpress.com/2010/05/09/a-revolucao-dos-bichos/ 

Antes de iniciar a leitura da obra, peça que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre o autor e a história em questão. Você poderá levá-los ao laboratório de informática e, em duplas, desenvolverem tal pesquisa, baseada nos seguintes pontos norteadores:

  • quem foi George Orwell?
  • qual característica têm suas obras? (1984 e A revolução dos bichos, por exemplo)
  • pequeno resumo de A revolução dos bichos.

Links indicados para a pesquisa supracitada:

http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Orwell 

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/politica/bigbrother.htm 

http://www.duplipensar.net/george-orwell/index.html 

Oriente para que as duplas anotem as informações que julgarem relevantes. Após tal pesquisa, peça que falem sobre a mesma, retomando os pontos norteadores citados acima.

"A Revolução dos Bichos" é um livro encontrado facilmente em livrarias e sebos, além de ser, comumente, vendido a um baixo preço. No entanto, o romance de George Orwell encontra-se disponível, em domínio público virtual:

http://www.adelinotorres.com/literatura/George%20Orwell-A%20revolu%E7%E3o%20dos%20bichos.pdf 

Dê um prazo de 2 semanas para que os alunos façam a leitura completa da obra. Caso eles optem por ler a obra em domínio virtual, você poderá utilizar o laboratório de informática.

Trata-se de um romance alegórico que, segundo o autor, é uma sátira à política stalinista que teria traído os princípios da revolução russa de 1917. Por isso, consideramos que uma primeira leitura da obra sem um enfoque histórico-político é importante para valorizar o caráter estético do mesmo.

Nesse sentido, apenas peça para que os alunos façam anotações em seu caderno, acerca dos seguintes pontos norteadores:

  • momentos que compõem o todo da narrativa;
  • fragmentos que remetem à alegoria política da obra;
  • a importância dos seguintes personagens no interior do enredo (Bola-de-Neve, Napoleão, Sr. Jones e Garganta);
  • os motivos da Revolução;
  • a importância do hino da Revolução;
  • os Sete Mandamentos da Fazenda dos Bichos;
  • as situações em que tais mandamentos foram alterados;
  • explicar o mandamento: Todos os animais são iguais mas alguns são mais que outros.

ATIVIDADE 02

Interpretando o romance

http://ncowie.wordpress.com/2010/06/05/great-literature-retitled-to-boost-website-traffic/ 

Organize a classe em grupos de 5 ou 6 alunos e peça que preparem uma apresentação, em forma de cartazes, sobre a leitura da obra em questão.

Dê 4 dias para tal preparação.

Os trabalhos deverão retomar os 8 pontos norteadores da leitura, expostos na atividade 01.

  • momentos que compõem o todo da narrativa;
  • retomar os fragmentos que remetem à alegoria política da obra;
  • demonstrar a importância dos seguintes personagens no interior do enredo (Bola-de-Neve, Napoleão, Sr. Jones e Garganta);
  • ressaltar os motivos da Revolução;
  • enfocar a importância do hino da Revolução;
  • demonstrar os Sete Mandamentos da Fazenda dos Bichos;
  • retomar as situações em que tais mandamentos foram alterados;
  • explanar acerca do seguinte mandamento: Todos os animais são iguais mas alguns são mais que outros.

Os alunos poderão retomar outros pontos importantes da presente narrativa. Dessa forma, permita que eles falem, também, sobre questões diferentes das supracitadas.

ATIVIDADE 03

Apresentação dos cartazes

Após a preparação de todos os trabalhos, organize as apresentações dos mesmos. Cada grupo ficará responsável por um ou dois pontos (supracitados).

Disponibilize cerca de 15 minutos para cada grupo. Incentive a produção de cartazes para compor a apresentação.

Não abra para perguntas e questionamentos antes de todos os grupos apresentarem. É importante que você anote possíveis excessos/faltas nos trabalhos para que possa questioná-los ao final da atividade.

ATIVIDADE 04

Debatendo história e política em "A Revolução dos Bichos"

É essencial, para a atividade em questão, que você possua um bom conhecimento acerca dos conceitos histórico-políticos envolvidas na alegoria de George Orwell. Como uma forma de enriquecer a explanação, indicamos que convide um professor de história para participar ativamente do debate.

O grau de aprofundamento dessa atividade dependerá do ano/série em que seja trabalhado.

Organize a classe por meio dos grupos anteriormente formados. Você (ou o professor de história) deverá retomar os conceitos pertinentes para a interpretação alegórica do romance.

São eles:

  • comunismo/capitalismo;
  • a sociedade utópica comunista;
  • Stalin e os os princípios da Revolução Russa de 1917;
  • a ditadura disfarçada de comunismo;
  • autoritarismo.

O próximo passo será relacionar esses conhecimentos ao enredo do romance em estudo. Faça perguntas motivadoras aos grupos, objetivando incitar o debate. Por exemplo:

  • se o princípio do capitalismo é o lucro, qual personagem pode representá-lo?
  • em que momento do livro podemos reconhecer o ideal comunista?
  • como Stalin, quem traiu os ideais da Revolução dos Bichos?
  • inicialmente, os Mandamentos da Revolução objetivavam o bem ou o mal?
  • após atingir o poder, o líder da Revolução continuou com os ideais anteriores? Por quê?
  • como o conceito de autoritarismo é representado no enredo do romance?

Tais questionamentos são poucos diante dos possíveis de serem construídos para a presente interpretação.

Não deixe que as falas, durante o debate, sejam desorganizadas. Faça inscrições para os falantes.

Lembre-se que o papel de mediador do debate deve ser exercido de forma a contemplar todos os alunos da classe.

ATIVIDADE 05

Produção textual

Ao final do debate proposto na atividade anterior, peça a produção de um texto dissertativo que contemple e relacione:

  • a leitura de "A Revolução dos Bichos";
  • a explanação político-histórica;
  • a interpretação alegórica da obra;
  • as considerações que emergiram a partir do debate.

É interessante que tal produção seja desenvolvida em sala de aula, e individualente, para que as discussões recém-empreendidas não se percam.

Após a produção dos textos, desenvolva uma roda de leitura dos mesmos.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • compreensão dos conceitos histórico-políticos relacionados ao romance de Orwell;
  • compreensão dos aspectos alegóricos que compõem "A Revolução dos bichos";
  • participação crítica no debate e na apresentação sobre o romance trabalhado.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Anna Santos, UEMG , Minas Gerais - disse:
    academico.anna@gmailc.om

    19/11/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito do trabalho e me ajudou a planejar minhas aulas sobre o livro com os adolescentes.


  • Annilma Mororó, Escola Municipal Professor Otávio Batista , Minas Gerais - disse:
    annilmabeatriz@hotmail.com

    21/08/2013

    Cinco estrelas

    Excelente proposta! Trabalhei o livro no 9º ano e utilizei a sugestão de trabalho.


  • Daniel Poeta, Canuto do Val , São Paulo - disse:
    professordanielhistoria@gmail.com

    31/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante este plano de aula.


  • Douglas, Escola , São Paulo - disse:
    dodo1995.is.douglas@hotmail.com

    04/06/2012

    Cinco estrelas

    se o princípio do capitalismo é o lucro, qual personagem pode representá-lo? em que momento do livro podemos reconhecer o ideal comunista? como Stalin, quem traiu os ideais da Revolução dos Bichos? inicialmente, os Mandamentos da Revolução objetivavam o bem ou o mal? após atingir o poder, o líder da Revolução continuou com os ideais anteriores? Por quê? como o conceito de autoritarismo é representado no enredo do romance? quais as respostas dessas perguntas?


  • Lucia Daneu, EE Prof. José Maria Rodrigues Leite , São Paulo - disse:
    luciadaneu@hotmail.com

    03/04/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades propostas, pois além de envolver os conhecimentos históricos, também abre espaço muito grande para reflexão e formação de opiniões, fundamentais para produção de um texto argumentativo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.