18/09/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
A presente aula se efetivará de maneira exitosa se você arquitetar um trabalho interdisciplinar com a área da História. Para melhor se compreender as metáforas e alegorias presentes na obra de George Orwell, os alunos devem possuir noções introdutórias de:
ATIVIDADE 01
A Revolução dos Bichos
http://adornorules.wordpress.com/2010/05/09/a-revolucao-dos-bichos/
Antes de iniciar a leitura da obra, peça que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre o autor e a história em questão. Você poderá levá-los ao laboratório de informática e, em duplas, desenvolverem tal pesquisa, baseada nos seguintes pontos norteadores:
Links indicados para a pesquisa supracitada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Orwell
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/politica/bigbrother.htm
http://www.duplipensar.net/george-orwell/index.html
Oriente para que as duplas anotem as informações que julgarem relevantes. Após tal pesquisa, peça que falem sobre a mesma, retomando os pontos norteadores citados acima.
"A Revolução dos Bichos" é um livro encontrado facilmente em livrarias e sebos, além de ser, comumente, vendido a um baixo preço. No entanto, o romance de George Orwell encontra-se disponível, em domínio público virtual:
http://www.adelinotorres.com/literatura/George%20Orwell-A%20revolu%E7%E3o%20dos%20bichos.pdf
Dê um prazo de 2 semanas para que os alunos façam a leitura completa da obra. Caso eles optem por ler a obra em domínio virtual, você poderá utilizar o laboratório de informática.
Trata-se de um romance alegórico que, segundo o autor, é uma sátira à política stalinista que teria traído os princípios da revolução russa de 1917. Por isso, consideramos que uma primeira leitura da obra sem um enfoque histórico-político é importante para valorizar o caráter estético do mesmo.
Nesse sentido, apenas peça para que os alunos façam anotações em seu caderno, acerca dos seguintes pontos norteadores:
ATIVIDADE 02
Interpretando o romance
http://ncowie.wordpress.com/2010/06/05/great-literature-retitled-to-boost-website-traffic/
Organize a classe em grupos de 5 ou 6 alunos e peça que preparem uma apresentação, em forma de cartazes, sobre a leitura da obra em questão.
Dê 4 dias para tal preparação.
Os trabalhos deverão retomar os 8 pontos norteadores da leitura, expostos na atividade 01.
Os alunos poderão retomar outros pontos importantes da presente narrativa. Dessa forma, permita que eles falem, também, sobre questões diferentes das supracitadas.
ATIVIDADE 03
Apresentação dos cartazes
Após a preparação de todos os trabalhos, organize as apresentações dos mesmos. Cada grupo ficará responsável por um ou dois pontos (supracitados).
Disponibilize cerca de 15 minutos para cada grupo. Incentive a produção de cartazes para compor a apresentação.
Não abra para perguntas e questionamentos antes de todos os grupos apresentarem. É importante que você anote possíveis excessos/faltas nos trabalhos para que possa questioná-los ao final da atividade.
ATIVIDADE 04
Debatendo história e política em "A Revolução dos Bichos"
É essencial, para a atividade em questão, que você possua um bom conhecimento acerca dos conceitos histórico-políticos envolvidas na alegoria de George Orwell. Como uma forma de enriquecer a explanação, indicamos que convide um professor de história para participar ativamente do debate.
O grau de aprofundamento dessa atividade dependerá do ano/série em que seja trabalhado.
Organize a classe por meio dos grupos anteriormente formados. Você (ou o professor de história) deverá retomar os conceitos pertinentes para a interpretação alegórica do romance.
São eles:
O próximo passo será relacionar esses conhecimentos ao enredo do romance em estudo. Faça perguntas motivadoras aos grupos, objetivando incitar o debate. Por exemplo:
Tais questionamentos são poucos diante dos possíveis de serem construídos para a presente interpretação.
Não deixe que as falas, durante o debate, sejam desorganizadas. Faça inscrições para os falantes.
Lembre-se que o papel de mediador do debate deve ser exercido de forma a contemplar todos os alunos da classe.
ATIVIDADE 05
Produção textual
Ao final do debate proposto na atividade anterior, peça a produção de um texto dissertativo que contemple e relacione:
É interessante que tal produção seja desenvolvida em sala de aula, e individualente, para que as discussões recém-empreendidas não se percam.
Após a produção dos textos, desenvolva uma roda de leitura dos mesmos.
Artigos de opinião que retoma a política e o romance de George Orwell:
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=6
Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/11/2015
Cinco estrelasGostei muito do trabalho e me ajudou a planejar minhas aulas sobre o livro com os adolescentes.
21/08/2013
Cinco estrelasExcelente proposta! Trabalhei o livro no 9º ano e utilizei a sugestão de trabalho.
31/08/2012
Cinco estrelasMuito interessante este plano de aula.
04/06/2012
Cinco estrelasse o princípio do capitalismo é o lucro, qual personagem pode representá-lo? em que momento do livro podemos reconhecer o ideal comunista? como Stalin, quem traiu os ideais da Revolução dos Bichos? inicialmente, os Mandamentos da Revolução objetivavam o bem ou o mal? após atingir o poder, o líder da Revolução continuou com os ideais anteriores? Por quê? como o conceito de autoritarismo é representado no enredo do romance? quais as respostas dessas perguntas?
03/04/2012
Cinco estrelasGostei muito das atividades propostas, pois além de envolver os conhecimentos históricos, também abre espaço muito grande para reflexão e formação de opiniões, fundamentais para produção de um texto argumentativo.