06/08/2010
Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria e José Marcelo Gomes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Radiologia |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Segurança do Trabalho |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
O professor pode iniciar este estudo de forma mais envolvente, falando da origem de toda a matéria, que teve sua criação nas estrelas. Para isto pode exibir os seguintes filmes, nesta ordem: http://www.youtube.com/watch?v=dkIsX980e6c e http://www.youtube.com/watch?v=2jpni-wsAyM&feature=related. Estes filmes podem ser obtidos também da TV Escola/MEC.
A seguir sugira a seguinte atividade:
Peça aos alunos, que em grupos, discutam, relatem e apresentem para os colegas as seguintes questões:
Entregue aos grupos, cópias do texto "Processo de fusão", texto explicativo, que pode ser acessado pelo endereço: http://physicsact.wordpress.com/2007/11/13/256/
Para entender como a partir da fusão de dois elementos é possível uma parte da massa ser transformada em energia, retome a aula: "Relatividade - Relação Massa-Energia" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10426) que já foi publicada neste portal que apresenta a equação de Einstein, a famosa E = mc2.
Figura 1. Fusão de núcleos de átomos isótopos do hidrogênio, deutério e trítio, formando um átomo de hélio com liberação de energia e um nêutron. Imagem obtida do endereço: http://physicsact.files.wordpress.com/2007/11/fusao.jpg?w=622&h=392
Sugira que em grupo, elaborem uma animação com objetos visuais ou desenhos, de como ocorre a fusão. Os alunos podem usar massa de modelar de cores diferentes que, ao se juntarem, transformam em um novo elemento, tendo cor distinta, o que está relacionada ao novo elemento. Ressalte que uma parte da massa inicial é transformada em energia pela desintegração. Se oriente também pela animação que pode ser vista na segunda parte do filme a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=7rsHbyHeB3A&feature=related onde exibe a fusão:
Passe aos alunos a fusão aplicada pelo homem em diversas situações:
A partir do filme exibido, promova um debate na sala sobre as possibilidades de uso da energia da fusão. Para nortear o debate crie questões semelhantes as que seguem:
História da bomba e tecnologia nuclear pode ser acessada em: http://www.youtube.com/watch?v=XQv09m8CRKA
Após o estudo de fusão nuclear o estudante deve ser capaz de:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!