Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Semelhanças e diferenças entre um filme e um livro homônimos

 

28/09/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • as diferenças estruturais entre uma obra literária e um filme homônimo;
  • o papel dos mecanismos de linguagem não verbal presentes no filme (e ausentes no livro);
  • o papel constituinte do narrador para a construção da narrativa escrita.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conceitos de linguagem verbal e não verbal;
  • elementos da narrativa: tempo, espaço, narrador, enredo.
Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Para a efetivação da presente aula, você poderá optar por dois caminhos.

  1. Você pré-selecionar o livro e o filme.
  2. Você elencar algumas possibilidades de escolha.

A primeira opção facilita o seu trabalho, mas também não permite que o aluno leia o livro ou assista ao filme de seu interesse. A segunda é mais trabalhosa, uma vez que você terá que ler os livros e assistir aos filmes escolhidos pelos seus alunos. No entanto, esta opção será mais rica de recursos e o aluno terá um papel mais ativo na mesma.

Algumas possibilidades de livro/filme que se adequam à proposição da presente aula:

  1. O livro "O Código Da Vinci", de Dan Brown e o filme homônimo, de Ron Howard.
  2. O livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal", de J. K. Rowling e o filme homônimo, de Chris Columbus.
  3. O segundo volume do livro "O Senhor dos anéis" (denominado de "As duas Torres), de J.R.R. Tolkien o filme homônimo, de Peter Jackson.
  4. O livro "Crepúsculo", de Stephenie Meye e o filme homônimo, de Catherine Hardwicke.
  5. O livro "Viagem ao centro da Terra", de Júlio Verne e o filme homônimo, de Eric Brevig.

Optamos por indicações que se inserem no universo literário dos jovens atuais, uma vez que não é objetivo da aula questionar o valor dos chamados best sellers, mas sim demonstrar a diferença de suporte entre o livro e o filme.

No entanto, caso a biblioteca escolar não tenha tais obras, você poderá selecionar um livro que possua domínio público virtual. Por exemplo:

A Volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=3527 

O Alienista, de Machado de Assis: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1939 

O Primo Basílio, de Eça de Queirós: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2745 

O crime do Padre Amaro: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1791 

Todas essas obras literárias possuem filmes homônimos. No entanto, os filmes não são disponibilizados em domínio público. Você terá que recorrer a uma locadora ou ao acervo da biblioteca escolar. O importante é que os alunos leiam um livro e assistam a um filme baseado na obra escrita.

Outras possibilidades poderão ser elencadas, a partir das sugestões dos alunos. É imprescindível que você possa acompanhar tais leituras, juntamente com eles.

Após a seleção, defina com os alunos se começarão lendo, primeiro, o livro ou assistindo ao filme. Afirme que, mesmo tendo lido o livro ou assistido ao filme, eles deverão reler o livro ou rever o filme.

Caso opte por iniciar com o filme, reproduza o mesmo no ambiente escolar, de modo que todos possam assisti-lo juntos.

ATIVIDADE 01

Leitura

Dê um prazo (cerca de 15 dias) para que todos os alunos possam ler o livro.

Tal leitura deverá ser desenvolvida em casa e individualmente.

Antes que iniciem, você deverá explicar para eles os seguintes pontos a serem observados/considerados:

  • se já assistiram ao filme, procurem não serem influenciados por ele, concentrem-se na narrativa escrita;
  • prestem muita atenção no papel do/dos narrador/narradores ao longo de toda a narrativa;
  • atentem-se para descrições verbal de cenários, personagens e acontecimentos;
  • analisem o papel de todos os personagens na construção da narrativa.

Tais pontos devem ser considerados e, ainda, os alunos deverão fazer anotações sobre os mesmos, uma vez que, posteriormente, deverão exemplificar algumas possíveis considerações.

Selecionamos, como exemplificação, a opção 5, "Viagem ao centro da Terra", de Júlio Verne, disponível em domínio público para download em:

http://maisbook.blogspot.com/2008/07/viagem-ao-centro-da-terra-julio-verne.html

http://fabiompalves.wordpress.com/2010/02/26/travel-books-ilha-do-tesouro-as-minas-do-rei-salomao-e-viagem-ao-centro-da-terra/ 

É uma obra do escritor francês Júlio Verne, escrita em 1864. Trata-se de uma aventura narrada por Axel, um jovem alemão, sobrinho do geólogo, Dr. Otto Lidenbrock, que juntos realizaram uma grandiosa viagem às profundezas subterrâneas do planeta Terra.

Nesse livro, por exemplo, há inúmeras descrições de vários cenários, animais, objetos encontrados por Axel, Lidenbhock e o guia Hans. Axel, narrador personagem, constrói descrições detalhadas que, em alguns casos, ocupam mais de uma página.

Então, ao ler, o aluno terá que se atentar para tais elementos que são peculiares da linguagem escrita.

ATIVIDADE 02

Verificação de leitura

Ao final dos dias estipulados à leitura, faça uma breve verificação da mesma. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 componentes e estipule pontos de discussão como, por exemplo:

  • em que lugar a história é ambientada?
  • quais são os personagens principais?
  • em que tempo a história decorre?
  • que tipo de narrador se faz presente na obra?
  • fale sobre elementos peculiares à obra lida;
  • relate um acontecimento relevante da narrativa;
  • resuma o enredo da história.

Eles terão 10 minutos para discutirem esses pontos. Posteriormente, os mesmos deverão fazer anotações sobre a discussão em grupo, uma vez que as mesmas serão utilizadas posteriormente.

Assim, os procedimentos com a leitura dos livros e o trabalho com os filmes estão explicitados nas demais atividades

ATIVIDADE 03

Assistindo ao filme

http://guiadavideolocadora.wordpress.com/2008/09/08/ 

Observação: Professor, o link supracitado refere-se somente à indicação do local de origem da imagens acima. O download de tal filme não é de domínio público.

Assim como no trato com o livro, você deverá explicar para a classe que o filme deverá ser assistido mediante observações previamente elencadas:

  • preste muita atenção no papel das imagens ao longo de todo o filme;
  • atente-se para descrições visuais de cenários, personagens e acontecimentos;
  • analise o papel de todos os personagens na construção da narrativa.

Tais pontos devem ser considerados e possíveis considerações anotadas. Por isso, o filme deverá ser assistido pausadamente.

ATIVIDADE 04

Peculiaridades do livro e do filme

http://www.fotolog.com.br/peekee55/51549424                        http://campidownloads.wordpress.com/2009/04/09/crepusculo-pdf-download/  

Observação: Professor, os links supracitados referem-se somente às indicações do local de origem das imagens acima. O download de tais filmes não é de domínio público.

A presente atividade deverá ser realizada, necessariamente, na sala de vídeo da escola. Será preciso uma televisão e um aparelho de DVD.

Os alunos deverão levar:

  • o livro;
  • o filme (alugado/comprado);
  • as anotações construídas.

Essa atividade terá dois caminhos diferentes, a depender se os alunos leram a mesma obra ou não.

  1. Mesma obra e filme: Você irá incitar os alunos a enumerar os pontos. Faça um sorteio da ordem dos mesmos e transforme os pontos abaixo em questionamentos. Por exemplo: diga-me uma passagem do livro que não ocorre no filme (ou vice-versa)? Se for necessário acessar o filme, faça. Ficará mais ilustrativo para os alunos. 
  2. Várias obras e filmes na classe: Você deverá passar, anteriormente, tais pontos para que os alunos preparem sua apresentação. Eles terão que encontrar no livro/filme os momentos que dizem respeito ao que foi pedido.

Pontos norteadores das apresentações:

  • acontecimentos que ocorrem no livro e não ocorrem no filme;
  • acontecimentos que ocorrem no filme e não ocorrem no livro;
  • fragmentos descritivos do livro: descrição de uma personagem, lugar, cenário etc;
  • cenas do filme que ilustrem, somente com linguagem não verbal, um sentimento, pensamento ou expressão facial.

Tal atividade levará um bom tempo. Por isso, se os alunos organizarem fragmentos e cenas, anteriormente, dinamiza o trabalho.

Observação: quanto melhor você tiver lido/assistido o livro/ao filme, melhor poderá complementar/questionar os dizeres dos alunos.

Conclua a atividade com os seguintes questionamentos:

  • por que o livro tem mais detalhes do que o filme?
  • por que, geralmente, os jovens preferem assistir ao filme em vez de ler o livro?
  • como você define a diferença entre o filme e o livro?

Tais perguntas poderão ser respondidas oralmente ou em forma de um texto dissertativo.

O imprescindível é que os alunos reconheçam as diferenças de suporte entre o livro e o filme, percebam o papel "ilustrativo" que o narrador possuir no livro, papel esse substituído pela imagem no filme.

Deverão perceber, ainda, que os filmes é que são adaptações dos livros. Por isso, é necessário que se façam mudanças e adequações que "caibam" em cerca de duas horas de filme.

Recursos Complementares

Site governamental com várias obras literárias em domínio público:

http://www.dominiopublico.gov.br 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados quanto ao/à:

  • desenvolvimento de uma leitura crítica do livro e do filme selecionados;
  • compreensão das diferenças estruturais entre uma obra literária e um filme homônimo;
  • compreensão do papel da linguagem não verbal presente no filme;
  • compreensão da importância do narrador para a construção da narrativa escrita.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Caroline, Centro Pedagógico UFMG , Minas Gerais - disse:
    carolsffilgueiras@hotmail.com

    26/01/2011

    Cinco estrelas

    Sua aula está muito interessante. Além disso, percebi o cuidado que teve em orientar os alunos sobre o que deveriam se concentrar ao assistir o filme.


  • LEANDRO LELIS BARBOSA, ADAUTO BEZERRA GOVERNADOR EEM , Ceará - disse:
    lelisleandro@hotmail.com

    10/11/2010

    Cinco estrelas

    Thyago, achei interessantissima sua aula. Há tempo, tento levar aos meus alunos, sejam do médio ou do ensino superior, um interesse pela leitura de obras literárias que foram adaptadas para o cinema. Parabéns pela forma de como vc sistematizou sua atividade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.