28/09/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
INTRODUÇÃO
Para a efetivação da presente aula, você poderá optar por dois caminhos.
A primeira opção facilita o seu trabalho, mas também não permite que o aluno leia o livro ou assista ao filme de seu interesse. A segunda é mais trabalhosa, uma vez que você terá que ler os livros e assistir aos filmes escolhidos pelos seus alunos. No entanto, esta opção será mais rica de recursos e o aluno terá um papel mais ativo na mesma.
Algumas possibilidades de livro/filme que se adequam à proposição da presente aula:
Optamos por indicações que se inserem no universo literário dos jovens atuais, uma vez que não é objetivo da aula questionar o valor dos chamados best sellers, mas sim demonstrar a diferença de suporte entre o livro e o filme.
No entanto, caso a biblioteca escolar não tenha tais obras, você poderá selecionar um livro que possua domínio público virtual. Por exemplo:
A Volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=3527
O Alienista, de Machado de Assis: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1939
O Primo Basílio, de Eça de Queirós: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2745
O crime do Padre Amaro: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1791
Todas essas obras literárias possuem filmes homônimos. No entanto, os filmes não são disponibilizados em domínio público. Você terá que recorrer a uma locadora ou ao acervo da biblioteca escolar. O importante é que os alunos leiam um livro e assistam a um filme baseado na obra escrita.
Outras possibilidades poderão ser elencadas, a partir das sugestões dos alunos. É imprescindível que você possa acompanhar tais leituras, juntamente com eles.
Após a seleção, defina com os alunos se começarão lendo, primeiro, o livro ou assistindo ao filme. Afirme que, mesmo tendo lido o livro ou assistido ao filme, eles deverão reler o livro ou rever o filme.
Caso opte por iniciar com o filme, reproduza o mesmo no ambiente escolar, de modo que todos possam assisti-lo juntos.
ATIVIDADE 01
Leitura
Dê um prazo (cerca de 15 dias) para que todos os alunos possam ler o livro.
Tal leitura deverá ser desenvolvida em casa e individualmente.
Antes que iniciem, você deverá explicar para eles os seguintes pontos a serem observados/considerados:
Tais pontos devem ser considerados e, ainda, os alunos deverão fazer anotações sobre os mesmos, uma vez que, posteriormente, deverão exemplificar algumas possíveis considerações.
Selecionamos, como exemplificação, a opção 5, "Viagem ao centro da Terra", de Júlio Verne, disponível em domínio público para download em:
http://maisbook.blogspot.com/2008/07/viagem-ao-centro-da-terra-julio-verne.html
É uma obra do escritor francês Júlio Verne, escrita em 1864. Trata-se de uma aventura narrada por Axel, um jovem alemão, sobrinho do geólogo, Dr. Otto Lidenbrock, que juntos realizaram uma grandiosa viagem às profundezas subterrâneas do planeta Terra.
Nesse livro, por exemplo, há inúmeras descrições de vários cenários, animais, objetos encontrados por Axel, Lidenbhock e o guia Hans. Axel, narrador personagem, constrói descrições detalhadas que, em alguns casos, ocupam mais de uma página.
Então, ao ler, o aluno terá que se atentar para tais elementos que são peculiares da linguagem escrita.
ATIVIDADE 02
Verificação de leitura
Ao final dos dias estipulados à leitura, faça uma breve verificação da mesma. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 componentes e estipule pontos de discussão como, por exemplo:
Eles terão 10 minutos para discutirem esses pontos. Posteriormente, os mesmos deverão fazer anotações sobre a discussão em grupo, uma vez que as mesmas serão utilizadas posteriormente.
Assim, os procedimentos com a leitura dos livros e o trabalho com os filmes estão explicitados nas demais atividades
ATIVIDADE 03
Assistindo ao filme
http://guiadavideolocadora.wordpress.com/2008/09/08/
Observação: Professor, o link supracitado refere-se somente à indicação do local de origem da imagens acima. O download de tal filme não é de domínio público.
Assim como no trato com o livro, você deverá explicar para a classe que o filme deverá ser assistido mediante observações previamente elencadas:
Tais pontos devem ser considerados e possíveis considerações anotadas. Por isso, o filme deverá ser assistido pausadamente.
ATIVIDADE 04
Peculiaridades do livro e do filme
http://www.fotolog.com.br/peekee55/51549424 http://campidownloads.wordpress.com/2009/04/09/crepusculo-pdf-download/
Observação: Professor, os links supracitados referem-se somente às indicações do local de origem das imagens acima. O download de tais filmes não é de domínio público.
A presente atividade deverá ser realizada, necessariamente, na sala de vídeo da escola. Será preciso uma televisão e um aparelho de DVD.
Os alunos deverão levar:
Essa atividade terá dois caminhos diferentes, a depender se os alunos leram a mesma obra ou não.
Pontos norteadores das apresentações:
Tal atividade levará um bom tempo. Por isso, se os alunos organizarem fragmentos e cenas, anteriormente, dinamiza o trabalho.
Observação: quanto melhor você tiver lido/assistido o livro/ao filme, melhor poderá complementar/questionar os dizeres dos alunos.
Conclua a atividade com os seguintes questionamentos:
Tais perguntas poderão ser respondidas oralmente ou em forma de um texto dissertativo.
O imprescindível é que os alunos reconheçam as diferenças de suporte entre o livro e o filme, percebam o papel "ilustrativo" que o narrador possuir no livro, papel esse substituído pela imagem no filme.
Deverão perceber, ainda, que os filmes é que são adaptações dos livros. Por isso, é necessário que se façam mudanças e adequações que "caibam" em cerca de duas horas de filme.
Os alunos deverão ser avaliados quanto ao/à:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/01/2011
Cinco estrelasSua aula está muito interessante. Além disso, percebi o cuidado que teve em orientar os alunos sobre o que deveriam se concentrar ao assistir o filme.
10/11/2010
Cinco estrelasThyago, achei interessantissima sua aula. Há tempo, tento levar aos meus alunos, sejam do médio ou do ensino superior, um interesse pela leitura de obras literárias que foram adaptadas para o cinema. Parabéns pela forma de como vc sistematizou sua atividade.