Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reported Speech: modal verbs

 

01/08/2010

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai entender que mudanças ocorrem nos verbos modais em frases no discurso indireto (reported speech), bem como as mudanças em relação aos pronomes pessoais e possessivos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min, cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present
  • Simple Past
  • Subject and Object pronouns
  • Possessive adjectives
  • Modal Verbs (can, could, may, might, will, would, must, should).
Estratégias e recursos da aula

AULA 1

MOTIVAÇÃO

Nesta aula vamos falar dos modais can e will, bem como as mudanças que eles sofrem ao passarmos uma frase do discurso direto para o indireto. Para tal, trabalharemos com a música intitulada Umbrella, da cantora Rihanna. Na aula anterior a esta, seria interessante que você pedisse aos alunos para pesquisarem informações sobre a cantora; onde nasceu, que tipo de música canta, como ficou famosa, seus maiores sucessos, entre outras questões.

Primeiramente, faça uma breve revisão sobre o verbo can.  Liste no quadro 4 dos usos deste modal e peça exemplos. Ajude se necessário.

  1. ABILITY (affirmative):            I can speak English. / They can swim very well.
  2. PERMISSION (interrogative):  Can I talk to you? / Can I ask a question?
  3. REQUEST (interrogative):       Can you help me? Can you lend me some money? 
  4. PROHIBITION (negative):       You can't smoke here. / They can't use the book during the exam.

Em seguida, vamos falar do uso geral do modal will. Pergunte: Do we use 'will' for present, past or future?

Peça exemplos do uso de will em:

  1. OPINIONS ABOU THE FUTURE:   I think she will not pass the exam / I think they will not come to the party
  2. PROMISES: I will bring you money tomorrow / I will love you forever

Em seguida, mostre o vídeo da cantora, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CvBfHwUxHIk (acesso em 14/07/10)

Então, entregue aos alunos a letra da música, disponível em: http://www.vagalume.com.br/rihanna/umbrella.html (acesso em 14/07/10)

Peça que identifiquem na letra os modais can e will e pergunte em qual dos usos acima listados eles se encaixam.

Considerações sobre a música:

Esta é uma típica canção sobre o amor entre duas pessoas. A cantora se refere à sua sombrinha/guarda chuva como um abrigo ou proteção para aquele que ama.

Now that it's raining more than ever

Know that we'll still have each other

You can stand under my umbrella

Interessante notar que a cantora menciona mais de uma vez que dispensa luxos e, mesmo com a vida de glamour, vai manter seus sentimentos por ele.

And we'll never be worlds apart

Maybe in magazines, but you'll still be my star

 

These fancy things,

Will never come in between

You're part of my entity

Note que a música apresenta traços de oralidade e traz construções que não são aceitas pela gramática normativa. I'mmma (ou I'ma) significa  I'm gonna  que, por sua vez, já é uma forma abreviada de I'm going to.

I'mma stick it out 'till the end

Dando sequência, coloque no quadro 2 frases retiradas da música com suas respectivas formas em discurso indireto (reported speech).

  •  "You can stand under my umbrella", said Rihanna
  •    Rihanna said (that) he could stand under her umbrella

Pergunte aos alunos que mudanças ocorreram na frase. Peça que se atentem aos pronomes ( you => he //  my => her) e aos modais (will => would). Lembre-os que a conjunção that é opcional no reported speech e é quase sempre omitida na comunicação oral.  

  •  "I will always be your friend", said Rihanna
  •   Rihanna said (that) she would always be his friend.

Pergunte aos alunos que mudanças ocorreram na frase. Peça que atentem aos pronomes ( I => she // your => his) e aos modais (will => would).

Em seguida, peça que, em duplas ou trios, eles retirem da música outras frases (ou partes de frases) e façam como o modelo do quadro. Os alunos terão de selecionar as seguintes sentenças:

  • You can run into my arms
  • You can always come into me
  • In the dark we can't see shiny cars
  • We'll never be worlds apart
  • You'll still be my star
  • With you I'll always share
  • We'll shine together
  • we'll still have each other
  • together we'll mend your heart

Ao final, corrija a atividade pedindo que diferentes alunos leiam a resposta certa para a turma. Escreva as respostas no quadro para assegurar que todos entenderam a reposta correta.  

AULA 2

Nesta aula vamos trabalhar com os modais may, should e must.

Escreva no quadro esses verbos e tente extrair exemplos dos alunos, fazendo perguntas. Comente sobre o uso do modal antes de fazer as perguntas.

  1. Do you think it may rain tonight? (small possibility)
  2. What time must you wake up during the week? (obligation)
  3. What subject at school must be the most difficult next year? (strong possibility)
  4. What should I do if I have a headache? (advice)

Em seguida, os alunos vão se levantar das carteiras e fazer perguntas a  6  diferentes colegas (cada pergunta será feita 2 vezes). Eles devem anotar as respostas completas no caderno para que, depois, possam transformá-las para o reported speech.

 

  1. What TV program may you watch tonight?
  2. What time must you get home when you go out?
  3. Where time should teenagers go to bed?

Obs: Para evitar tumulto durante a atividade, peça que, primeiramente, levantem-se as meninas para fazerem as perguntas. Depois é a vez dos meninos. Outra alternativa é pedir que levantem-se os números pares e, depois, os ímpares.

Depois, já com os alunos assentados, diga para passarem as respostas dos colegas para o reported speech. Explique que o único modal a ser modificado é o may. Escreva no quadro.

  • MAY => MIGHT
  • SHOULD => SHOULD
  • MUST => MUST

Em duplas, os alunos vão escrever as frases no reported speech. Peça que usem construções com os reporting verbs say e tell, sempre usando os nomes dos colegas nas frases. Atente-os para o fato de que o verbo tell precisa sempre de um objeto, como em "She told me...", "They told her...".

Ex: "João said (that) teenagers should go to bed at 10:00 pm"

      "Ana told me (that) she must be at home at midnight"

Depois de feitas as frases, os alunos vão ler 2 delas para a turma, porém ser dizer o nome do colega. Os outros alunos, então, devem tentar adivinhar quem disse aquela frase.

Recolha a atividade para correção e a devolva na aula seguinte.

AULA 3

Nesta aula os alunos vão colocar em prática o uso dos modal verbs trabalhados nas duas últimas aulas.

No laboratório de informática, eles devem acessar: http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode65/quiz.shtml  (acesso em 14/07/10) 

Figura 2: Quiz online sobre modal verbs

Obs: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, imprima a atividade a partir de: http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode65/quiz.pdf (acesso em 14/07/10) 

Primeiramente, os alunos vão responder a um quiz com perguntas cujas estruturas incluem os modais estudados. Eles devem se assentar em duplas e anotar as as respostas corretas em seus cadernos (as respostas são dadas pelo site).

Faça uma discussão sobre as respostas certas, pedindo aos alunos que identifiquem o uso dos modais contidos nas frases.

Em seguida, junto com os alunos, liste no quadro os modais e suas respectivas modificações quando usados em discurso indireto. Você vai obter:

  • can => could
  • will => would
  • may => might
  • should => should
  • must => must
  • could  => could
  • might => might

Em seguida, os alunos vão, ainda em duplas, transformar as frases trabalhadas para o reported speech.

Dê tempo para fazerem a atividade e corrija-a em seguida. Peça a diferentes alunos que leiam as frases no reported speech e comente sobre as modificações feitas nos pronomes e verbos.

 

 

Recursos Complementares

Para mais informações sobre os verbos modais em discurso indireto, assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=RUOzoWlrJUU  (acesso em 14/07/10) 

Para mais exemplos, explicações e exercícios sobre o reported speech, acesse: http://www.tep-online.info/konkret/grammar/repspee.html  (acesso em 14/07/10) 

Avaliação

Para a avaliação faremos um jogo.

Ecreva em tiras de papel ou cartolina (10cm x 40cm) frases em discurso direto e em discurso indireto. Um total de 15 a 20 frases podem ser o suficiente. Cada frase deve ser escrita 2 vezes, já que teremos dois times.

No pátio da escola (ou na própria sala de aula, se houver espaço) os alunos vão se dividir em dois grandes grupos. Cole as frases em discurso direto na parede (ou no chão) e entregue para os alunos as tiras com as frases em discurso indireto. Elabore frases com os verbos modais estudados nestas aulas (can, will, may, might, must, should, could).

Dê tempo para que eles se organizem. Em seguida, um a um, os alunos devem ir até a parede e colar a frase em discurso indireto abaixo de sua correspondente.

Vence o time que conseguir formar o maior número de pares de frases corretamente e em menor tempo. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Juliana, África do Sul - disse:
    polla@gmail.com

    23/07/2013

    Cinco estrelas

    É Uma pergunta:Você é estrangeiro ?Pfv me responde :)


  • Lourdes Helena Locatelli, E.E. B. Aparício Júlio Farrapo , Santa Catarina - disse:
    lourdeshlocatelli@yahoo.com.br

    16/08/2010

    Cinco estrelas

    Apesar de trabalhar Inglês apenas com Ensino Fundamental, gostei muito da aula e posso aproveitar sugestões, metodologia para planejar minhas aulas.


  • Juliane de Souza, Faculdade Santa Terezinha/ Anhanguera Educacional , Distrito Federal - disse:
    souza.juliane12@gmail.com

    12/08/2010

    Três estrelas

    É inportante contarmos com essa forcinha que õs professores passam nesse espaço. Como futra professora, posso aprender bastante, principalmente nessa questão do Inglês, que é a materia que pretendo lecionar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.