01/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
O aluno vai entender que mudanças ocorrem nos verbos modais em frases no discurso indireto (reported speech), bem como as mudanças em relação aos pronomes pessoais e possessivos.
MOTIVAÇÃO
Nesta aula vamos falar dos modais can e will, bem como as mudanças que eles sofrem ao passarmos uma frase do discurso direto para o indireto. Para tal, trabalharemos com a música intitulada Umbrella, da cantora Rihanna. Na aula anterior a esta, seria interessante que você pedisse aos alunos para pesquisarem informações sobre a cantora; onde nasceu, que tipo de música canta, como ficou famosa, seus maiores sucessos, entre outras questões.
Primeiramente, faça uma breve revisão sobre o verbo can. Liste no quadro 4 dos usos deste modal e peça exemplos. Ajude se necessário.
Em seguida, vamos falar do uso geral do modal will. Pergunte: Do we use 'will' for present, past or future?
Peça exemplos do uso de will em:
Em seguida, mostre o vídeo da cantora, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CvBfHwUxHIk (acesso em 14/07/10)
Então, entregue aos alunos a letra da música, disponível em: http://www.vagalume.com.br/rihanna/umbrella.html (acesso em 14/07/10)
Peça que identifiquem na letra os modais can e will e pergunte em qual dos usos acima listados eles se encaixam.
Considerações sobre a música:
Esta é uma típica canção sobre o amor entre duas pessoas. A cantora se refere à sua sombrinha/guarda chuva como um abrigo ou proteção para aquele que ama.
Now that it's raining more than ever
Know that we'll still have each other
You can stand under my umbrella
Interessante notar que a cantora menciona mais de uma vez que dispensa luxos e, mesmo com a vida de glamour, vai manter seus sentimentos por ele.
And we'll never be worlds apart
Maybe in magazines, but you'll still be my star
These fancy things,
Will never come in between
You're part of my entity
Note que a música apresenta traços de oralidade e traz construções que não são aceitas pela gramática normativa. I'mmma (ou I'ma) significa I'm gonna que, por sua vez, já é uma forma abreviada de I'm going to.
I'mma stick it out 'till the end
Dando sequência, coloque no quadro 2 frases retiradas da música com suas respectivas formas em discurso indireto (reported speech).
Pergunte aos alunos que mudanças ocorreram na frase. Peça que se atentem aos pronomes ( you => he // my => her) e aos modais (will => would). Lembre-os que a conjunção that é opcional no reported speech e é quase sempre omitida na comunicação oral.
Pergunte aos alunos que mudanças ocorreram na frase. Peça que atentem aos pronomes ( I => she // your => his) e aos modais (will => would).
Em seguida, peça que, em duplas ou trios, eles retirem da música outras frases (ou partes de frases) e façam como o modelo do quadro. Os alunos terão de selecionar as seguintes sentenças:
Ao final, corrija a atividade pedindo que diferentes alunos leiam a resposta certa para a turma. Escreva as respostas no quadro para assegurar que todos entenderam a reposta correta.
Nesta aula vamos trabalhar com os modais may, should e must.
Escreva no quadro esses verbos e tente extrair exemplos dos alunos, fazendo perguntas. Comente sobre o uso do modal antes de fazer as perguntas.
Em seguida, os alunos vão se levantar das carteiras e fazer perguntas a 6 diferentes colegas (cada pergunta será feita 2 vezes). Eles devem anotar as respostas completas no caderno para que, depois, possam transformá-las para o reported speech.
Obs: Para evitar tumulto durante a atividade, peça que, primeiramente, levantem-se as meninas para fazerem as perguntas. Depois é a vez dos meninos. Outra alternativa é pedir que levantem-se os números pares e, depois, os ímpares.
Depois, já com os alunos assentados, diga para passarem as respostas dos colegas para o reported speech. Explique que o único modal a ser modificado é o may. Escreva no quadro.
Em duplas, os alunos vão escrever as frases no reported speech. Peça que usem construções com os reporting verbs say e tell, sempre usando os nomes dos colegas nas frases. Atente-os para o fato de que o verbo tell precisa sempre de um objeto, como em "She told me...", "They told her...".
Ex: "João said (that) teenagers should go to bed at 10:00 pm"
"Ana told me (that) she must be at home at midnight"
Depois de feitas as frases, os alunos vão ler 2 delas para a turma, porém ser dizer o nome do colega. Os outros alunos, então, devem tentar adivinhar quem disse aquela frase.
Recolha a atividade para correção e a devolva na aula seguinte.
Nesta aula os alunos vão colocar em prática o uso dos modal verbs trabalhados nas duas últimas aulas.
No laboratório de informática, eles devem acessar: http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode65/quiz.shtml (acesso em 14/07/10)
Figura 2: Quiz online sobre modal verbs
Obs: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, imprima a atividade a partir de: http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode65/quiz.pdf (acesso em 14/07/10)
Primeiramente, os alunos vão responder a um quiz com perguntas cujas estruturas incluem os modais estudados. Eles devem se assentar em duplas e anotar as as respostas corretas em seus cadernos (as respostas são dadas pelo site).
Faça uma discussão sobre as respostas certas, pedindo aos alunos que identifiquem o uso dos modais contidos nas frases.
Em seguida, junto com os alunos, liste no quadro os modais e suas respectivas modificações quando usados em discurso indireto. Você vai obter:
Em seguida, os alunos vão, ainda em duplas, transformar as frases trabalhadas para o reported speech.
Dê tempo para fazerem a atividade e corrija-a em seguida. Peça a diferentes alunos que leiam as frases no reported speech e comente sobre as modificações feitas nos pronomes e verbos.
Para mais informações sobre os verbos modais em discurso indireto, assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=RUOzoWlrJUU (acesso em 14/07/10)
Para mais exemplos, explicações e exercícios sobre o reported speech, acesse: http://www.tep-online.info/konkret/grammar/repspee.html (acesso em 14/07/10)
Para a avaliação faremos um jogo.
Ecreva em tiras de papel ou cartolina (10cm x 40cm) frases em discurso direto e em discurso indireto. Um total de 15 a 20 frases podem ser o suficiente. Cada frase deve ser escrita 2 vezes, já que teremos dois times.
No pátio da escola (ou na própria sala de aula, se houver espaço) os alunos vão se dividir em dois grandes grupos. Cole as frases em discurso direto na parede (ou no chão) e entregue para os alunos as tiras com as frases em discurso indireto. Elabore frases com os verbos modais estudados nestas aulas (can, will, may, might, must, should, could).
Dê tempo para que eles se organizem. Em seguida, um a um, os alunos devem ir até a parede e colar a frase em discurso indireto abaixo de sua correspondente.
Vence o time que conseguir formar o maior número de pares de frases corretamente e em menor tempo.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/07/2013
Cinco estrelasÉ Uma pergunta:Você é estrangeiro ?Pfv me responde :)
16/08/2010
Cinco estrelasApesar de trabalhar Inglês apenas com Ensino Fundamental, gostei muito da aula e posso aproveitar sugestões, metodologia para planejar minhas aulas.
12/08/2010
Três estrelasÉ inportante contarmos com essa forcinha que õs professores passam nesse espaço. Como futra professora, posso aprender bastante, principalmente nessa questão do Inglês, que é a materia que pretendo lecionar.