18/10/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
O aluno deve ser capaz de utilizar de forma eficaz o dicionário de língua materna.
ATIVIDADE 01
O dicionário
Para essa atividade, é necessário que os alunos possuam um dicionário da língua portuguesa. Organizados em duplas, peça que cada grupo escolha uma página qualquer e observe quais informações podem ser percebidas na mesma. Trata-se de um exercício estrutural para verificação das especificidades do mesmo.
Observe a página exibida a seguir (caso possua recursos multimídias, reproduza a imagem para todos da classe):
http://blogauladeportugues.blogspot.com/2009/03/dicionario_3255.html Acesso em 16 de agosto de 2010.
Demonstre aos alunos que a imagem retrata uma página do Minidicionário Ruth Rocha e pontua as informações presentes nesse tipo de livro. A palavra-índice, o verbete, os significados, a grafia da palavra, a classe gramatical da mesma, bem como sua pronúncia convencional.
Ao abrir seus dicionários, peça que os alunos:
Tal atividade pode ser desenvolvida oralmente, uma vez que cada aluno terá uma página do dicionário aberta. Ao responderem tais questionamentos, confira o êxito das respostas.
Conclua a atividade revisando:
ATIVIDADE 02
Encontrando as palavras no dicionário
http://achou-aki.blogspot.com/2008/10/dicionario-gratis.html
Nessa atividade, os alunos deverão compreender que:
A partir das mesmas duplas que desenvolveram a atividade anterior, elenque uma palavra para cada grupo e peça que ele diga qual deverá ser o verbete a ser buscado no dicionário. Deverá encontrá-la e ler o seu significado.
Você poderá montar sua lista de palavras ou utilizar, por exemplo, essas:
Com seu dicionário em mãos, o aluno poderá responder oralmente.
ATIVIDADE 03
Sentidos literais
O dicionário é uma fonte de sentidos possíveis para as palavras. No entanto, o aluno deverá compreender, por meio da presente atividade, que o mesmo não esgota/elenca todos os sentidos que podem ser atribuídos a um dado vocábulo.
Peça que os mesmos listem palavras por eles usadas no dia a dia e consultem o dicionário para verificar se ele registra o sentido usado por eles no contexto em que geralmente as empregam.
Você deverá exemplificar com algumas palavras que possuam outros sentidos que não os habituais, para demonstrar a incompletude do dicionário. Utilize-as em um contexto frasal. Por exemplo, palavras que são usadas como gírias ou em sentidos metafóricos.
Construa novas frases com palavras diferentes. Vá ao dicionário e demonstre aos alunos que alguns dos sentidos atribuídos a essas palavras não são dados pelos dicionários.
ATIVIDADE 04
Produzindo um dicionário da turma
Organize os alunos em grupos de 4 ou 5. Cada grupo deverá construir uma lista de 10 a 15 gírias ou palavras, atrbuir a elas o sentido que geralmente usam e, em seguida, verificar se o sentido usado por eles é registrado no dicionário, bem como se existem sentidos diferentes para a mesma.
Páginas de dicionários indicadas pelo Portal:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=3
A atividade não precisa ser iniciada em sala, uma vez que eles precisarão se lembrar das palavras.
A partir da construção da lista, o grupo deverá uma página de dicionário, respeitando as características do mesmo. A página produzida deverá:
Após a produção do trabalho, os grupos deverão explicar a escolha das palavras e mostrar os diferentes sentidos empregados no dicionário (se encontrarem) e no contexto em que usaram.
1. Portal com dicionários online, textos sobre a língua, literatura e gramática:
http://www.linguativa.com.br/laphp/ Acesso em 16 de agosto de 2010.
2. Dicionário online de Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão:
http://www.dicionarioweb.com.br/ Acesso em 16 de agosto de 2010.
3. Dicionário online de Português europeu:
http://www.priberam.pt/dlpo/ Acesso em 16 de agosto de 2010.
4. O artigo "O uso do dicionário em sala de aula", Alexandre Melo de Sousa (UFAC):
Acesso em 16 de agosto de 2010.
5. O artigo "Dicionários em sala de aula: como aproveitá-los bem?", de Guilherme Fromm:
Acesso em 16 de agosto de 2010.
Ao final das atividades, os alunos deverão ser avaliados quanto à:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!