Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desconstruindo sentidos literais

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • realizar pesquisa no dicionário para conhecer o sentido atribuído a palavras e expressões, considerando seu contexto de uso;
  • reconhecer o caráter de incompletude que constituem os sentidos dados pelos dicionários e pela sociedade;
  • produzir um dicionário da turma, em que seja respeitado os sentidos atribuídos pelos seus falantes, tendo em vista o contexto social em que estão inseridos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ser capaz de utilizar de forma eficaz o dicionário de língua materna.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

O dicionário

Para essa atividade, é necessário que os alunos possuam um dicionário da língua portuguesa. Organizados em duplas, peça que cada grupo escolha uma página qualquer e observe quais informações podem ser percebidas na mesma. Trata-se de um exercício estrutural para verificação das especificidades do mesmo.

Observe a página exibida a seguir (caso possua recursos multimídias, reproduza a imagem para todos da classe):

http://blogauladeportugues.blogspot.com/2009/03/dicionario_3255.html Acesso em 16 de agosto de 2010.

Demonstre aos alunos que a imagem retrata uma página do Minidicionário Ruth Rocha e pontua as informações presentes nesse tipo de livro. A palavra-índice, o verbete, os significados, a grafia da palavra, a classe gramatical da mesma, bem como sua pronúncia convencional.

Ao abrir seus dicionários, peça que os alunos:

  • digam qual é a palavra-índice da página;
  • qual é o primeiro verbete da página e o seu significado;
  • qual é o décimo verbete da página e a sua pronúncia;
  • qual é o último verbete da página e a sua classe gramatical.

Tal atividade pode ser desenvolvida oralmente, uma vez que cada aluno terá uma página do dicionário aberta. Ao responderem tais questionamentos, confira o êxito das respostas.

Conclua a atividade revisando:

  • a importância da ordem alfabética;
  • a função da palavra-índice;
  • o que é um verbete;
  • o espaço destinado à pronúncia da palavra;
  • as siglas usadas para representar as classes gramaticais.

ATIVIDADE 02

Encontrando as palavras no dicionário

http://achou-aki.blogspot.com/2008/10/dicionario-gratis.html 

Nessa atividade, os alunos deverão compreender que:

  • as flexões dos substantivos e adjetivos não são dicionarizadas;
  • os verbos estão expressos na forma nominal do infinitivo.

A partir das mesmas duplas que desenvolveram a atividade anterior, elenque uma palavra para cada grupo e peça que ele diga qual deverá ser o verbete a ser buscado no dicionário. Deverá encontrá-la e ler o seu significado.

Você poderá montar sua lista de palavras ou utilizar, por exemplo, essas:

  • menininha, cachorrão, papéis;
  • azulão, brasileirinho, espaçosas;
  • estudastes, andaria, souberam.

Com seu dicionário em mãos, o aluno poderá responder oralmente.

ATIVIDADE 03

Sentidos literais

O dicionário é uma fonte de sentidos possíveis para as palavras. No entanto, o aluno deverá compreender, por meio da presente atividade, que o mesmo não esgota/elenca todos os sentidos que podem ser atribuídos a um dado vocábulo.

Peça que os mesmos listem palavras por eles usadas no dia a dia e consultem o dicionário para verificar se ele registra o sentido usado por eles no contexto em que geralmente as empregam.

Você deverá exemplificar com algumas palavras que possuam outros sentidos que não os habituais, para demonstrar a incompletude do dicionário. Utilize-as em um contexto frasal. Por exemplo, palavras que são usadas como gírias ou em sentidos metafóricos.

  • Pega esse trem aí pra mim!
  • Nossa, que sinistro foi a festa de ontem!
  • Aquela menina é uma gata!
  • Muito irada essa sua roupa nova!
  • Aquele funcionário me deu um bolo na reunião que havíamos marcado.
  • E aí cara, tudo beleza?

Construa novas frases com palavras diferentes. Vá ao dicionário e demonstre aos alunos que alguns dos sentidos atribuídos a essas palavras não são dados pelos dicionários.

ATIVIDADE 04

Produzindo um dicionário da turma

Organize os alunos em grupos de 4 ou 5. Cada grupo deverá construir uma lista de 10 a 15 gírias ou palavras, atrbuir a elas o sentido que geralmente usam e, em seguida, verificar se o sentido usado por eles é registrado no dicionário, bem como se existem sentidos diferentes para a mesma.

Páginas de dicionários indicadas pelo Portal:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=3 

A atividade não precisa ser iniciada em sala, uma vez que eles precisarão se lembrar das palavras.

A partir da construção da lista, o grupo deverá uma página de dicionário, respeitando as características do mesmo. A página produzida deverá:

  • elencar as palavras em ordem alfabética;
  • possuir palavra-índice;
  • possuir significado, pronúncia e classe gramatical das palavras;
  • assemlhar-se, visualmente, com uma página de um dicionário convencional.

Após a produção do trabalho, os grupos deverão explicar a escolha das palavras e mostrar os diferentes sentidos empregados no dicionário (se encontrarem) e no contexto em que usaram.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das atividades, os alunos deverão ser avaliados quanto à:

  • compreensão das características estruturais de um dicionário;
  • compreensão da incompletude dos sentidos possíveis elencados em tal livro;
  • produção de uma página de dicionário, baseado em um vocabulário utilizado por eles.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.