19/09/2010
Aparecida Clemilda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
O aluno deverá saber:
ATIVIDADE 01
Leitura de um conto maravilhoso
Professor, para motivar a participação da turma, exiba primeiro a ilustração abaixo e promova uma conversa informal, perguntando:
http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/histor74_2.html Acesso em 16 de junho de 2010.
Desenvolva a leitura, em conjunto, do conto maravilhoso "Ali Babá e os 40 ladrões":
http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/o%20sotao%20da%20ines%20-%20so%20texto/histor74.html Acesso em 16 de junho de 2010. (O presente conto é de domínio público)
Projete o conto no data show ou faça cópias do mesmo. Durante a leitura, escolha alunos para ler os parágrafos do conto.
Depois, faça uma rodada de perguntas sobre o conto, para edificar uma interpretação eficaz. Por exemplo:
Continue com perguntas que apenas verifiquem uma interpretação primária do conto.
ATIVIDADE 02
Características do conto maravilhoso
http://www.submarino.com.br/produto/1/1348284/morfologia+do+conto+maravilhoso Acesso em 16 de junho de 2010.
O estudioso russo, Wladimir Propp, ao analisar o conto maravilhoso, elencou algumas características que se apresentam em quase todos. São elas:
Fonte: CEREJA, W.R. MAGALHÃES, T.C. Português - Linguagens - 5a série, São Paulo, 2006.
A partir de tais características, demonstre-as no interior do conto "Ali Babá e os 40 ladrões". Isso será necessário para que os alunos percebam o funcionamento estrutural de um conto maravilhoso. Ainda que o enredo se altere, a maioria deles segue uma certa regularidade, observada pelo estudioso Wladimir Propp.
Tal atividade pode ser desenvolvida com outros contos maravilhosos. Por exemplo:
O ganso de ouro: http://livrosentidos.blogspot.com/2007/11/o-ganso-de-ouro.html (O presente conto é de domínio público)
Rapunzel: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/conto_maravilhoso.htm (O presente conto é de domínio público)
http://contosencantar.blogspot.com/2008/07/o-ganso-de-ouro.html Acesso em 16 de junho de 2010.
ATIVIDADE 03
Produzindo um conto maravilhoso moderno
A partir do estudo das características estruturais , proponha que os alunos produzam, em duplas, contos maravilhosos que se ambientem, historicamente, nos dias atuais.
Os contos poderão ter como personagem, por exemplo:
Dê o prazo de 5 dias para a produção do texto e ressalte a importância da participação mútua dos dois componentes do grupo na feitura do conto.
ATIVIDADE 04
Leitura dos contos
Após a produção dos textos, organize uma sessão de leituras, em que as duplas apresentarão seus textos, demonstrando, após lerem, a presença das características dos contos maravilhosos em sua produção.
Caso seja necessário, organize, ao final das leituras, questionamentos acerca da ausência/presença das características no interior dos textos dos alunos.
Artigo sobre a metodologia de trabalho com os contos das Mil e Uma Noites:
http://www2.fe.usp.br/~metport/mileuma.htm
Artigo “O conto maravilhoso em sala de aula”, de Marília Curado Valsechi e Maria Antonia Granville:
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo9/ocontomaravilhoso.pdf
Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!