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DESIGUALDADE X DIVERSIDADE: O OUTRO LADO DA MOEDA

 

17/09/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Perceber que a comunidade escolar tem uma população formada por grupos com características físicas e psicológicas diversas, os quais devem ser respeitados.

2) Identificar situações na sala de aula ou mesmo na comunidade em que não é considerada a diversidade das pessoas, promovendo a desigualdade.

3) Refletir sobre o fato de que formar grupos heterogêneos na sala poderá favorecer a troca de experiências e o crescimento.

4) Distinguir os termos diversidade e desigualdade, homogeneidade e igualdade.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Comentários Introdutórios ao/a professor/a:

Professor/a sabe-se que cada escola tem sua história e uma comunidade escolar constituída por grupos étnicos diferentes, com crenças, costumes e características também diversos. Nesse sentido, é fundamental que se tenha clareza da necessidade de se trabalhar com os alunos por meio de atividades que valorizem a diversidade humana presente no contexto escolar. Trabalhar a diversidade não significa reunir os iguais ou formar grupos homogêneos, mas estimular as potencialidades de cada indivíduo no grupo em que está inserido. É através da relação com o outro que o indivíduo se desenvolve, aprende e se constitui. Cabe à escola incentivar os/as alunos/as a conviverem com as diferenças de forma harmoniosa e pacífica, rompendo com atitudes de desrespeito, discriminação e desigualdade. Professor/a, você poderá utilizar as aulas publicadas no Portal do Professor e intituladas "A RIQUEZA DA DIVERSIDADE" e "A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR" para iniciar ou complementar essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a, sugere-se que essa aula seja desenvolvida com alunos com idade a partir de 9 anos em virtude do conteúdo e da forma que se pretende trabalhar tal conteúdo.

Atividade 1:

1º Momento: Convidar os/as alunos/as para se sentarem em círculo para participarem de uma discussão. Escrever as palavras DIVERSIDADE, DESIGUALDADE, HOMOGENEIDADE, IGUALDADE em fichas ou cartões em letra maiúscula e apresentar aos/as alunos/as. Explorar com os alunos o significado de cada palavra a partir de algumas questões: Na sua percepção, diversidade é o mesmo que desigualdade? Por quê? Homogeneidade é o mesmo que igualdade? Por quê? O que as pessoas querem dizer com a frase: "O Brasil é marcado por uma enorme desigualdade social". Esclarecer que os conceitos de igualdade e desigualdade pressupõem responsabilidade social, dizem respeito aos direitos que foram negados aos cidadãos. Já a palavra diversidade está relacionada à variedade de culturas, crenças, costumes, etnias, dentre outras características presentes no mundo.   

2º Momento: Solicitar que os alunos se sentem em duplas e procurem produzir uma frase ou um texto curto que reúna as quatro palavras supracitadas. Socializar as produções e refletir sobre as mesmas buscando ampliar a compreensão dos alunos sobre as questões que envolvem a diversidade humana presente, inclusive, na sala de aula

3º Momento: Assistir aos vídeos:

Vídeo Youtube: "Por que uns são ricos e outros pobres?"

http://www.youtube.com/watch?v=4IoAwVEDl40 

Vídeo Youtube: "A desigualdade social no Brasil"

http://www.youtube.com/watch?v=5UBqRjr-w4c  

4º Momento: Discutir com os/as alunos/as: O que os vídeos retratam? Por meio dos vídeos foi possível perceber a diferença entre desigualdade social e diversidade cultural? De que forma? Em quais cenas? Será que o Brasil tem conseguido valorizar a diversidade cultural da sociedade brasileira? O que devemos fazer para minimizar as desigualdades sociais presentes em nosso país?  

Atividade 2:

1º Momento: Convidar os alunos/as para, em círculo, ouvirem a história: "Diversidade" de autoria de Tatiana Belinky, disponível em: 

http://picasaweb.google.es/fernanda.kolb/LivroDIVERSIDADETatianaBelinky# 

Professor/a, caso você não tenha o livro, você poderá contar a história à partir dos slides disponibilizados no link anterior.

2º Momento: Ao terminar a história, refletir com os/as alunos/as sobre o conteúdo da mesma. Questionar: O que é diversidade? Que contribuições a diversidade traz para a sociedade?

Solicitar aos alunos que leiam e reflitam sobre os versos finais do livro:

"Tudo é humano, bem diferente.

Assim, assado, todos são gente!

Cada um na sua e não faz mal,

Diversidade é que é legal!

Vamos, venhamos, isso é um fato!

Tudo igualzinho, ai como é  chato!

3º Momento: Orientar os alunos para sentar em duplas e observar as características do colega, para criar uma história com base nas diferenças/semelhanças entre eles. Cada dupla receberá folhas de papel sulfite ou craft, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera para produzirem um livro juntos. As folhas deverão ser dobradas ao meio como se fossem páginas de livros e, posteriormente, serão grampeadas. Se necessário, professor/a, leia novamente o livro para que os/as alunos/as retomem como foi produzida a história original e, em seguida, elaborem seu próprio texto. Após essa etapa, solicite que os /as alunos/as ilustrem sua produção por meio de desenhos. Ao final da atividade, ou em momento oportuno a ser definido pelo professor, cada aluno/a deverá apresentar, em forma de seminário, o seu livro aos demais colegas da sala.

Atividade 3:

1º Momento: Orientar os/as alunos/as  a circularem pela escola no horário do intervalo ou recreio com uma prancheta, folha sulfite e caneta para observar e registrar características diferentes das pessoas que estiverem no pátio ou refeitório. Orientar os/as alunos/as para que ajam com respeito e ética e caso alguém se sinta incomodado ou ofendido, que lhe forneçam informações sobre a atividade proposta.

2º Momento: Ao retornar para a sala os/as alunos/as deverão organizar as informações em categorias para formar uma tabela. Reunir todas as informações colhidas dos/as alunos/as numa tabela única e discutir sobre a diversidade cultural presente na escola.

3º Momento: Assistir ao vídeo: "A diversidade"

http://www.youtube.com/watch?v=LysL14j-MWg&feature=related 

4º Momento: Discutir o vídeo: Vocês acreditam que para minimizar as diferenças é preciso que todos dêem as mãos? Qual o significado atribuído a dar as mãos? Solicitar que escrevam um pequeno texto, a partir da seguinte questão: Na sua percepção o que é possível fazer para que as pessoas respeitem  a diversidade cultural?

Recursos Complementares

Vídeo Youtube: "Diversidade e desigualdade no mundo globalizado", disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=ETpQIF59GSA 

Avaliação

Professor/a, observe se os/as alunos/as se sensibilizaram com o tema e conseguiram perceber a importância de se valorizar a diversidade cultural em nosso meio. Pergunte a eles/as se já haviam observado que a sua escola e até mesmo a sua própria sala de aula é constituída por pessoas com características físicas e psicológicas diversas. Procure verificar, com base nas discussões realizadas e texto produzido, se os alunos compreenderam o tema abordado e demonstraram disposição em viabilizar que a diversidade seja reconhecida e a desigualdade combatida.

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