06/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
O aluno poderá desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso e forma do discurso indireto (reported speech) em frases interrogativas. Poderá aprender também a diferenciar o uso em frases interrogativas do tipo WH e Yes/No questions.
Nesta aula vamos falar sobre como transformar perguntas para o reported speech. Porém, num primeiro momento, vamos trabalhar com perguntas do tipo Wh, ou seja, perguntas que iniciam com What, Where, Who, How, When, How often, entre outras.
MOTIVAÇÃO
Peça aos alunos que se levantem das carteiras e façam as 5 perguntas abaixo a seus colegas. Cada pergunta deve ser feita a 2 colegas diferentes, num total de 10 perguntas. As respostas devem ser anotas em seus cadernos.
Escreva no quadro:
Figura 1: Representação da interação entre alunos
Note que o espaço deixado em branco poderá ser preenchido com diferentes palavras. Fique atento a isso, já que na próxima atividade você terá de lidar com diferentes possibilidades de repostas, como:
Em seguida, com os alunos já assentados, peça que lhe digam com que palavras (ou frases) eles completaram as lacunas. Liste no quadro os verbos que lhe forem ditos. Enquanto você os escreve peça que, oralmente, os alunos digam os respectivos verbos no passado. Ajude-os, se necessário.
Peça, também, que os alunos digam as respostas obtidas durante a interação.
Após concluída a atividade, selecione 2 das perguntas criadas pelos alunos e liste-as no quadro. Ao fazer isso, escreva estas mesmas frases transformadas para o reported speech. Lembre-os que ask, neste caso, significa perguntar, e não, pedir.
Ex:
Pergunte aos alunos que diferenças eles notam entre as frases em discurso indireto (reported speech) e discurso direto.
As seguintes diferenças devem ser notadas em relação à primeira frase:
As seguintes diferenças devem ser notadas em relação à segunda frase:
Em seguida, em duplas, os alunos vão tranformar para o reported speech as perguntas que fizeram anteriormene aos colegas. Esta atividade deve ser entregue a você para correção.
Note que 5 das frases serão compostas pela mesma ação. Porém, com atores diferentes o que será refletido na escolha pronominal (he/she, his/her).
Ex:
Peça a alguns alunos que leiam as frases em discurso indireto (reported speech) para a turma.
Incentive que, oralmente, os alunos completem as as frases produzidas com "and the answer was".
Ex:
Ao final, recolha a atividade. Devolva-a corrigida na aula seguinte.
Nesta aula vamos falar sobre como transformar yes/no questions para o reported speech.
Comente que, agora, as frases a serem trabalhadas não terão palavras como what, where ou who.
Vamos trabalhar com uma música da banda canadense Simple Plan. A canção é intitulada "Welcome to my life".
Para mais informações sobre a banda, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Simple_Plan (acesso em 14/07/2010)
Entregue aos alunos a letra da música, disponível em: http://www.vagalume.com.br/simple-plan/welcome-to-my-life.html (acesso em 14/07/2010)
Em seguida, mostre o vídeo clipe da banda, diponível em: http://www.youtube.com/watch?v=r0U0AlLVqpk (acesso em 14/07/2010)
Figura 2: Vídeo clipe de "Welcome to my life", da banda Simple Plan
Em seguida, faça uma breve discussão acerca da música. Pergunte:
Após a discussão, toque novamente a música e incentive a todos que cantem juntos.
Em seguida, use 2 frases interrogativas encontradas na música para explicar como transformamos perguntas para o reported speech. Escreva a primeira frase no quadro:
"Are you sick of everyone around?"
He asked (me) if I was sick of everyone around.
Peça aos alunos que identifiquem as diferenças entre as duas frases. Eles terão de observar que na frase em discurso indireto:
Comente que o pronome objeto (me) é opcional após o verbo ask.
Em seguida, escreva outro exemplo retirado da música:
"Do you ever feel out of place?"
He asked (me) if I ever felt out of place.
Novamente, peça aos alunos que identifiquem as diferenças entre as duas frases. Eles terão de observar que na frase em discurso indireto:
Então, peça que, em duplas, os alunos identifiquem as outras perguntas contidas na música e as transformem para o reported speech.
As frases interrogativas encontradas na música são:
Do you ever feel like breaking down?
Depois, corrija a atividade pedindo que diferentes alunos leiam as frases produzidas em discurso indireto.
Escreva-as no quadro para que todos possam ter certeza das respostas corretas.
Em seguida, chame atenção para o tempo verbal do verbo principal nas frases. Lembre-os que, no reported speech, usamos o tempo verbal anterior (passado) àquele usado no direct speech. Ou seja:
Como atividade extra classe, peça aos alunos que transformem algumas frases interrogativas para o reported speech. Use frases no presente, passado e futuro.
Aproveite para ensinar outros possíveis reporting verbs, como: wanted to know, querried e inquired.
Nesta aula vamos praticar o uso do reported speech em frases interrogativas dos 2 tipos mencionados nas aulas anteriores.
Em duplas, os alunos vão ler um texto composto por um diálogo entre professor/aluno.
Texto disponível em: http://eslprof.com/handouts/GramVocab/report02.doc (acesso em 15/07/10)
Respostas disponíveis em: http://eslprof.com/handouts/GramVocab/report02ans.doc (acesso em 15/07/10)
Primeiramente, faça perguntas para checar a compreensão do texto. Pergunte que situação é aquela, os atores envolvidos e comente sobre o tom de humor revelado no final da história.
Em seguida, ainda em duplas, os alunos vão transformar para o reported speech as frases interrogativas contidas no diálogo.
Esta pode ser uma boa chance de praticar, também, a transformação de frases afirmativas para o reported speech. Os alunos terão de distinguir entre os verbos say, tell e ask, dependendo do tipo de frase.
Corrija a atividade pedindo a diferentes alunos que leiam as respostas.
Para mais atividades envolvendo o reported speech com frases interrogativas, acesse:
Para a avaliação, os alunos terão de reportar frases reais ouvidas em seus cotidianos.
Peça que listem em seus cadernos das 5 últimas perguntas que ouviram naquele dia. Eles devem pensar nas conversas que tiveram com os pais, colegas ou professores.
Em seguida, cada aluno entrega suas perguntas a um colega para que sejam transformadas para o reported speech.
As frases devem conter o os dois atores envolvidos no diálogo. Certifique-se que seus alunos estão fazendo as modificações nas frases em discurso indireto (tempo verbal e pronomes). Atente-se também para o uso do if em yes/no questions.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/12/2012
Cinco estrelasbom eu queria saber assim : veja Para que a frase fique no presente simples na forma interrogativa oque deve ser mudado ? : '' Bob Keeps his bedroom clean .''