Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reported Speech: Interrogative Sentences

 

06/09/2010

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso e forma do discurso indireto (reported speech) em frases interrogativas. Poderá aprender também a diferenciar o uso em frases interrogativas do tipo WH e Yes/No questions.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos, cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present (frases afirmativas, negativas e interrogativas; uso de Do e Does)
  • Simple Past (frases afirmativas, negativas e interrogativas; uso de Did)
  • Object Pronouns Pronouns
  • Possessive Adjectives
Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Nesta aula vamos falar sobre como transformar perguntas para o reported speech. Porém, num primeiro momento, vamos trabalhar com perguntas do tipo Wh, ou seja, perguntas que iniciam com What, Where, Who, How, When, How often, entre outras.

MOTIVAÇÃO

Peça aos alunos que se levantem das carteiras e façam as 5 perguntas abaixo a seus colegas. Cada pergunta deve ser feita a 2 colegas diferentes, num total de 10 perguntas. As respostas devem ser anotas em seus cadernos.

Escreva no quadro:

  • Where do you _________ ?
  • What time do you ________?
  • How often do you________?
  • Who is your favorite _______?
  • When is your _______ class?

Figura 1: Representação da interação entre alunos

Note que o espaço deixado em branco poderá ser preenchido com diferentes palavras. Fique atento a isso, já que na próxima atividade você terá de lidar com diferentes possibilidades de repostas, como:

  • Where do you live/ study/ go on weekends?
  • What time do you go to bed/ sleep/ go to school/ wake up/ have lunch?
  • How often do you go to church/ study English/ play soccer/ watch a film?
  • Who is your favorite actor/ actress/ singer/ soccer player?
  • When is your English / Biology / History / Math class?

Em seguida, com os alunos já assentados, peça que lhe digam com que palavras (ou frases) eles completaram as lacunas. Liste no quadro os verbos  que lhe forem ditos. Enquanto você os escreve peça que, oralmente, os alunos digam os respectivos verbos no passado. Ajude-os, se necessário.

Peça, também, que os alunos digam as respostas obtidas durante a interação.

Após concluída a atividade, selecione 2 das perguntas criadas pelos alunos e liste-as no quadro. Ao fazer isso, escreva estas mesmas frases transformadas para o reported speech. Lembre-os que ask, neste caso, significa perguntar, e não, pedir.

Ex:

  • "Where do you go on weekends?"
  • João asked Pedro where he went on weekends.

  • "When is your History class?"
  • Camila asked Caio when his history class was. 

Pergunte aos alunos que diferenças eles notam entre as frases em discurso indireto (reported speech) e discurso direto.

As seguintes diferenças devem ser notadas em relação à primeira frase:

  1. o verbo go passou para a forma passada went  
  2. o auxiliar do foi removido (isso porque no reported speech a frase é afirmativa , e não, interrogativa).

As seguintes diferenças devem ser notadas em relação à segunda frase:

  1. O verbo to be (ispassou para sua forma passada was.
  2. O verbo to be fica depois do sujeito (e não antes, como acontece em frases interrogativas).

Em seguida, em duplas, os alunos vão tranformar para o reported speech as perguntas que fizeram anteriormene aos colegas. Esta atividade deve ser entregue a você para correção.

Note que 5 das frases serão compostas pela mesma ação. Porém, com atores diferentes o que será refletido na escolha pronominal (he/she, his/her).

Ex:

  1. I asked Victor who his favorite actor was.
  2. I asked Kelly who her favorite actor was.

Peça a alguns alunos que leiam as frases em discurso indireto (reported speech) para a turma.

Incentive que, oralmente, os alunos completem as as frases produzidas com "and the answer was".

Ex:

  • I asked Fernanda  what time she woke up, and the answer was at 6 a.m.
  • I asked Victor what his favorite actress was, and the answer was Julia Roberts.

Ao final, recolha a atividade. Devolva-a corrigida na aula seguinte.

AULA 2

Nesta aula vamos falar sobre como transformar yes/no questions para o reported speech.

 

Comente que, agora, as frases a serem trabalhadas não terão palavras como what, where ou who.  

Vamos trabalhar com uma música da banda canadense Simple Plan. A canção é intitulada "Welcome to my life".

Para mais informações sobre a banda, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Simple_Plan (acesso em 14/07/2010)

Entregue aos alunos a letra da música, disponível em: http://www.vagalume.com.br/simple-plan/welcome-to-my-life.html   (acesso em 14/07/2010)

Em seguida, mostre o vídeo clipe da banda, diponível em: http://www.youtube.com/watch?v=r0U0AlLVqpk (acesso em 14/07/2010)

Figura 2: Vídeo clipe de "Welcome to my life", da banda Simple Plan

Em seguida, faça uma breve discussão acerca da música. Pergunte:  

  • Who is he talking to? (R: O cantor se refere a seu destinatário como you. Logo, podemos inferir que seu interlocutor é o próprio ouvinte, ou seja, nós)
  • How is he feeling? (R: Esle está triste, como podemos constatar em "To be hurt, to feel lost / To be left out in the dark/ To be kicked when you're down/ To feel like you've been pushed around/ To be on the edge of breaking down")   
  • How can we tell he is not happy? (R: O cantor considera que não é compreendido por aqueles à sua volta e demonstra não estar contente com sua vida, como poder ver em: "Do you wanna be somebody else?/ Are you sick of feeling so left out?/ Are you desperate to find something more/ Before your life is over/ Are you stuck inside a world you hate?/ Are you sick of everyone around?" )

Após a discussão, toque novamente a música e incentive a todos que cantem juntos.

Em seguida, use 2 frases interrogativas encontradas na música para explicar como transformamos perguntas para o reported speech. Escreva a primeira frase no quadro:   

"Are you sick of everyone around?"

He asked (me) if I was sick of everyone around.     

Peça aos alunos que identifiquem as diferenças entre as duas frases. Eles terão de observar que na frase em discurso indireto:

  • Usamos a conjunção if
  • O verbo to be foi mudado para sua forma no passado simples.
  • O verbo to be vem depois do sujeito (e não antes, como no discurso direto)

Comente que o pronome objeto (me) é opcional após o verbo ask.  

Em seguida, escreva outro exemplo retirado da música:   

"Do you ever feel out of place?"

He asked (me) if I ever felt out of place.

Novamente, peça aos alunos que identifiquem as diferenças entre as duas frases. Eles terão de observar que na frase em discurso indireto:  

  • Usamos a conjunção if
  • O auxiliar do não é usado
  • O verbo feel é mudado para sua forma no passado simples.

Então, peça que, em duplas,  os alunos identifiquem as outras perguntas contidas na música e as transformem para o reported speech.  

As frases interrogativas encontradas na música são:

Do you ever feel like breaking down?

  • Do you ever wanna run away?
  • Do you lock yourself in your room?
  • Do you wanna be somebody else?
  • Are you sick of feeling so left out?
  • Are you desperate to find something more?
  • Are you stuck inside a world you hate?
  • Are you sick of everyone around?

Depois, corrija a atividade pedindo que diferentes alunos leiam as frases produzidas em discurso indireto.

Escreva-as no quadro para que todos possam ter certeza das respostas corretas.     

Em seguida, chame atenção para o tempo verbal do verbo principal nas frases. Lembre-os que, no reported speech, usamos o tempo verbal anterior (passado) àquele usado no direct speech. Ou seja:  

  • simple present => simple past
  • simple past => past perfect
  • past perfect => past perfect
  • can/may/will => could/might/would

Como atividade extra classe, peça aos alunos que transformem algumas frases interrogativas para o reported speech. Use frases no presente, passado e futuro.   

Aproveite para ensinar outros possíveis reporting verbs, como: wanted to know, querried e inquired.

AULA 3

Nesta aula vamos praticar o uso do reported speech em frases interrogativas dos 2 tipos mencionados nas aulas anteriores.

Em duplas, os alunos vão ler um texto composto por um diálogo entre professor/aluno.

Texto disponível em: http://eslprof.com/handouts/GramVocab/report02.doc (acesso em 15/07/10)   

Respostas disponíveis em: http://eslprof.com/handouts/GramVocab/report02ans.doc (acesso em 15/07/10) 

Primeiramente, faça perguntas para checar a compreensão do texto. Pergunte que situação é aquela, os atores envolvidos e comente sobre o tom de humor revelado no final da história.  

Em seguida, ainda em duplas, os alunos vão transformar para o reported speech as frases interrogativas contidas no diálogo.

Esta pode ser uma boa chance de praticar, também, a transformação de frases afirmativas para o reported speech. Os alunos terão de distinguir entre os verbos say, tell e ask, dependendo do tipo de frase.    

Corrija a atividade pedindo a diferentes alunos que leiam as respostas.

Recursos Complementares

Para mais atividades envolvendo o reported speech com frases interrogativas, acesse:

Avaliação

Para a avaliação, os alunos terão de reportar frases reais ouvidas em seus cotidianos.  

Peça que listem em seus cadernos das 5 últimas perguntas que ouviram naquele dia. Eles devem pensar nas conversas que tiveram com os pais, colegas ou professores.   

Em seguida, cada aluno entrega suas perguntas a um colega para que sejam transformadas para o reported speech.

As frases devem conter o os dois atores envolvidos no diálogo. Certifique-se que seus alunos estão fazendo as modificações nas frases em discurso indireto (tempo verbal e pronomes). Atente-se também para o uso do if em yes/no questions.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.