Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Narrativa: o romance

 

03/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o romance como fato imaginário, mas verossímil;
  • reconhecer a narrativa (romance) quanto aos aspectos da vida familiar e social do homem;
  • saber mais quanto ao corte mais amplo da vida (extensão); quanto aos personagens e situações mais densas e complexas; quanto à passagem mais lenta do tempo; quanto ao espaço que gera as diversas modalidades: o romance urbano, o romance psicológico, o romance sertanejo ou regionalista; o romance indianista e o romance histórico;
  • escolher leituras de romances que contemplem algumas destas diferentes modalidades.   
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Leitura de textos mais densos;
  • leitura de textos mais extensos;
  • conhecimento dos gêneros literários;
  • domínio de manejo da internet.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • Uso do Laboratório de Informática
  • Trabalho em grupo
  • Seminário

 

Para motivar a turma para estudo do tema, primeiramente, o professor deverá afixar no quadro fichas de cartolinas com os seguintes nomes:

                                                                                    ROMÂNTICO

 

                                                                                    REALISTA

                                                                                    MODERNO

Na sequência, perguntar aos alunos:

  • O que vocês entendem por romântico? E por realista? E por moderno?
  • O professor deverá ouvir os alunos e ajudá-los a diferenciar os termos.   

Depois disso, explicar aos estudantes: o estudo que faremos nessa aula é sobre romance. Atentem bem, o romance, de que iremos tratar, pode ser classificado como romântico, realista, moderno... Em seguida, o professor deverá levar os alunos à sala de informática para, em grupo, lerem, discutirem e fazerem anotações pedidas no roteiro, que lhes será entregue e que norteará a pesquisa que será realizada. Os alunos deverão responder no caderno as questões do roteiro.   

Roteiro:   

1-     O site abaixo explora vários gêneros. Focalizem só o Gênero Narrativo e registrem as distinções que o texto faz sobre o que é romance, novela, conto, fábula e crônica.

2-     Quais são as características do romance?   

http://www.iportais.com/pontoliterario28.html    

3- O romance recebeu, ao longo dos tempos, diversas classificações segundo o tema por ele abordado. Leiam no site abaixo e defina o que deve ser entendido por:

http://recantodasletras.uol.com.br/cartas/374583      

4- Para comprovar que vocês entenderam, respondam: Muitas novelas apresentadas na televisão têm sido adaptadas de romances. Citem exemplos de novelas adaptadas de:

Romance Urbano: ..............................................................................................................................................................

Romance Sertanejo ou Regionalista: .................................................................................................................................

Romance Histórico: ...........................................................................................................................................................

Romance Indianista: .........................................................................................................................................................

Romance Psicológico: ........................................................................................................................................................

 
 
Nesta aula, o professor apresentará aos alunos oito romances (listados abaixo) de fácil leitura. Conforme o nível e número de alunos, o professor deverá indicar um título para cada grupo, ou deixar que os grupos escolham o que querem ler. O professor determinará a quantidade de dias necessários para a leitura do livro. Para ajudar os alunos a fazerem a escolha, pedirá que leiam a sinopse nos sites indicados mais abaixo: 

Para que a aula tenha sucesso é indispensável a leitura da maioria dos textos. Todas as obras selecionadas estão disponíveis gratuitamente no site:    

Dom Casmurro - Machado de Assis

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

Helena - Machado de Assis   

A Volta ao Mundo em 80 Dias - Júlio Verne    

Senhora - José de Alencar   

Cinco Minutos -José de Alencar  

Lucíola -José de Alencar      

Dom Quixote - Miguel de Cervantes   

 Sinopses disponíveis em:

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=4

http://www.bancointelectual.com.br/bi/livro.asp?id=66  

http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/Realismo/Machado_de_Assis_Resumo_de_Helena.htm 

http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1693.html 

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/s/senhora 

http://www.coladaweb.com/resumos/cinco-minutos-jose-de-alencar 

http://www.mundovestibular.com.br/articles/371/1/LUCIOLA---Jose-de-Alencar--Resumo/Paacutegina1.html

http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_4223.html 

Textos integrais

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1888 Dom Casmurro

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1836  Memórias Póstumas de Brás Cubas

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2091 Helena

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=3527 A volta ao mundo em 80 dias 

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2026   Senhora

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2038 Cinco minutos

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2047   Lucíola

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=70018   Dom Quixote

 

No dia combinado, o professor deverá propor, primeiramente, discussões dentro do grupo com vistas à preparação da apresentação da obra para a classe, preferencialmente, em forma de seminário.   Entregar aos alunos cópia do roteiro abaixo.

Roteiro para o seminário:   

1- Segundo os textos lidos em aula anterior, a obra que o grupo leu é um romance? É possível classificá-la como romance urbano, romance policial, romance psicológico , romance regionalista ou sertanejo, romance indianista ou romance histórico?

2- Quantos e quais são os núcleos de ação?

3- Qual a importância da obra lida no contexto em que se insere?

4- Como a história pode ser resumida?

5- Opinião crítica do grupo sobre a obra.   

http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario   

http://www.educacaofisica.com.br/especiais/comofazer/seminario.asp   

Professor, os links acima poderão instruir os alunos a como apresentarem seminários.

Após a apresentação dos seminários de todos os grupos, o professor deverá fazer, com os alunos, uma autoavaliação da atividade. Para tanto, poderá perguntar:

  • Em seu grupo, você participou ativamente das atividades? Sim? Não? Por quê?
  • Você leu o romance todo? Indicaria a leitura desse livro para um colega?
  • Gostou da atividade?

                

Recursos Complementares

Nos links abaixo, professor e alunos poderão complementar suas leituras sobre o assunto.

http://www.e-biografias.net/biografias/jose_alencar.php 

http://www.suapesquisa.com/biografias/miguel_cervantes.htm 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer conforme desenvolvimento do processo. O professor deverá estar atento à participação dos alunos em suas atividades e naquelas desenvolvidas por outros grupos. O professor deve estar atento também para a multiplicidade de interpretações que os textos poderão apresentar. Para avaliar o trabalho, necessário se faz trabalhar o texto como se ele tivesse um significado objetivo e unívoco é trair a natureza da literatura, é contrariar o próprio princípio que justificou a inclusão da literatura na escola.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.