03/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Para motivar a turma para estudo do tema, primeiramente, o professor deverá afixar no quadro fichas de cartolinas com os seguintes nomes:
ROMÂNTICO |
REALISTA |
MODERNO |
Na sequência, perguntar aos alunos:
Depois disso, explicar aos estudantes: o estudo que faremos nessa aula é sobre romance. Atentem bem, o romance, de que iremos tratar, pode ser classificado como romântico, realista, moderno... Em seguida, o professor deverá levar os alunos à sala de informática para, em grupo, lerem, discutirem e fazerem anotações pedidas no roteiro, que lhes será entregue e que norteará a pesquisa que será realizada. Os alunos deverão responder no caderno as questões do roteiro.
Roteiro:
1- O site abaixo explora vários gêneros. Focalizem só o Gênero Narrativo e registrem as distinções que o texto faz sobre o que é romance, novela, conto, fábula e crônica.
2- Quais são as características do romance?
http://www.iportais.com/pontoliterario28.html
3- O romance recebeu, ao longo dos tempos, diversas classificações segundo o tema por ele abordado. Leiam no site abaixo e defina o que deve ser entendido por:
http://recantodasletras.uol.com.br/cartas/374583
4- Para comprovar que vocês entenderam, respondam: Muitas novelas apresentadas na televisão têm sido adaptadas de romances. Citem exemplos de novelas adaptadas de:
Romance Urbano: ..............................................................................................................................................................
Romance Sertanejo ou Regionalista: .................................................................................................................................
Romance Histórico: ...........................................................................................................................................................
Romance Indianista: .........................................................................................................................................................
Romance Psicológico: ........................................................................................................................................................
Nesta aula, o professor apresentará aos alunos oito romances (listados abaixo) de fácil leitura. Conforme o nível e número de alunos, o professor deverá indicar um título para cada grupo, ou deixar que os grupos escolham o que querem ler. O professor determinará a quantidade de dias necessários para a leitura do livro. Para ajudar os alunos a fazerem a escolha, pedirá que leiam a sinopse nos sites indicados mais abaixo:
Para que a aula tenha sucesso é indispensável a leitura da maioria dos textos. Todas as obras selecionadas estão disponíveis gratuitamente no site:
Dom Casmurro - Machado de Assis
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Helena - Machado de Assis
A Volta ao Mundo em 80 Dias - Júlio Verne
Senhora - José de Alencar
Cinco Minutos -José de Alencar
Lucíola -José de Alencar
Dom Quixote - Miguel de Cervantes
Sinopses disponíveis em:
http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=4
http://www.bancointelectual.com.br/bi/livro.asp?id=66
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1693.html
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/s/senhora
http://www.coladaweb.com/resumos/cinco-minutos-jose-de-alencar
http://www.mundovestibular.com.br/articles/371/1/LUCIOLA---Jose-de-Alencar--Resumo/Paacutegina1.html
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_4223.html
Textos integrais
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1888 Dom Casmurro
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1836 Memórias Póstumas de Brás Cubas
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2091 Helena
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=3527 A volta ao mundo em 80 dias
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2026 Senhora
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2038 Cinco minutos
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2047 Lucíola
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=70018 Dom Quixote
No dia combinado, o professor deverá propor, primeiramente, discussões dentro do grupo com vistas à preparação da apresentação da obra para a classe, preferencialmente, em forma de seminário. Entregar aos alunos cópia do roteiro abaixo.
Roteiro para o seminário:
1- Segundo os textos lidos em aula anterior, a obra que o grupo leu é um romance? É possível classificá-la como romance urbano, romance policial, romance psicológico , romance regionalista ou sertanejo, romance indianista ou romance histórico? |
2- Quantos e quais são os núcleos de ação? |
3- Qual a importância da obra lida no contexto em que se insere? |
4- Como a história pode ser resumida? |
5- Opinião crítica do grupo sobre a obra. |
http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario
http://www.educacaofisica.com.br/especiais/comofazer/seminario.asp
Professor, os links acima poderão instruir os alunos a como apresentarem seminários.
Após a apresentação dos seminários de todos os grupos, o professor deverá fazer, com os alunos, uma autoavaliação da atividade. Para tanto, poderá perguntar:
Nos links abaixo, professor e alunos poderão complementar suas leituras sobre o assunto.
A avaliação deverá ocorrer conforme desenvolvimento do processo. O professor deverá estar atento à participação dos alunos em suas atividades e naquelas desenvolvidas por outros grupos. O professor deve estar atento também para a multiplicidade de interpretações que os textos poderão apresentar. Para avaliar o trabalho, necessário se faz trabalhar o texto como se ele tivesse um significado objetivo e unívoco é trair a natureza da literatura, é contrariar o próprio princípio que justificou a inclusão da literatura na escola.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/08/2015
Cinco estrelasParabéns!!!
04/09/2013
Cinco estrelasMuito boa! Vou utilizar suas sugestões... porém, os links estão desatualizados. Abraços!