Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Unbreak my heart" Ensinando prefixos através da música.

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira SIlva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá através da música: Unbreak my heart de Tony Braxton, o uso de prefixos variados.

Duração das atividades
03 horas/aula de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber o que é formação de palavras.

Acesse: http://www.sk.com.br/sk-morfo.html 

Acesso em: 17 de Julho de 2010.

Estratégias e recursos da aula
Aula 1

Inicie a aula fazendo as seguintes atividades:

Atividade 1

Figura 1. Imagem da atividade 1.

Fonte: http://www.quia.com/rr/37717.html 

Atividade 2

Figura 2. Imagem da atividade 2.

Fonte: http://www.oswego.org/ocsd-web/match/matchgeneric.asp?filename=jwildeprefix2 

Acesso em 17 de Julho de 2010

Caso não tenha acesso a internet, em sua escola, reproduza as atividades em cartolinas ou no próprio quadro.

 A atividade "Building Prefixes" pode ser reproduzida usando cartões, feitos com cartolina. Escreva as palavras nos cartões e cole-os no quadro ou na parede. Divida a sala em grupos (4 grupos no máximo) e peça que cada grupo retire dois cartões por vez.

Observação: Se puder, faça os cartões um de cada cor, parecidos com os da atividade apresentada na internet. 

A atividade "Rags to Riches" deve ser transformada em questionário para os alunos. Veja o exemplo dado em: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/atividade-prefixos 

Acesso em 17 de Julho de 2010.

Sugestão: Se achar necessário, faça perguntas diferentes para montar um questionário similar ao apresentado no link acima.

Corrija as atividades, solucione dúvidas referentes ao vocabulário.

Aula 2

Para uma apresentação completa de vários prefixos usados em inglês, seus significados e exemplos, acesse:

http://www.englishclub.com/vocabulary/prefixes.htm 

Figura 3. Imagem do recurso.

Acesso em 17 de Julho de 2010.

Observação: Este material deve ser distribuido a todos os alunos.

Faça uma competição entre os aprendizes. Divida a sala em grupos e selecione palavras que possam ser transformadas com o acréscimo de prefixos.

Passos para seguir nesta atividade:

- Divida a sala em grupos ( 5 a 7 pessoas)

- Escreva no quadro palavras que podem ter o acréscimo de prefixos. Exemplos:

Do- read- wirte- understand - cycle- happy - etc.

- Os alunos deverão, usando a lista de prefixos anteriormente distribuída, fazer novas palavras.

- o grupo que acertar todas, ou a maior parte das palavras escritas no quadro, ganha a competição.

Sugestão de atividade complementar: Como o uso de prefixos refere-se ao estudo de vocabulário, é interessante que seja pedido aos aprendizes a construção de sentenças significativas para eles. Peça-os para usarem as palavras com e sem prefixos.

Exemplos: I understand what you said.

She misunderstands everything.

Aula 3

Apresente a música "Unbreak my heart" de Tony Braxton para os alunos.

Figura 4. Tony Braxton.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_gjxY5XmjwXs/S2lqDCU_99I/AAAAAAAACaA/94giTts6dLg/s400/toni-braxton.jpg 

Acesso em: 17 de Julho de 2010   

Observe a letra da canção:

Unbreak my heart

Tony Braxton

Composição: Warren

Don't leave me in all this pain
Don't leave me out in the rain
Come back and bring back my smile
Come and take these tears away
I need your arms to hold me now
The nights are so unkind
Bring back those nights when I held you beside me
1-Un-break my heart
Say you'll love me again
Un-do this hurt you caused
When you walked out the door
And walked outta my life
Un-cry these tearsI cried so many nights
Un-break my heart, my heart
Take back that sad word good-bye
Bring back the joy to my life
Don't leave me here with these tears
Come and kiss this pain away
I can't forget the day you left
Time is so unkind
And life is so cruel without you here beside me
(repeat 1)
Ohh, oh
Don't leave me in all this pain
Don't leave me out in the rain
Bring back the nights when I held you beside me
(rpt 1)
Un-break my
Un-break my heart, oh baby
Come back and say you love me
Un-break my heart
Sweet darlin'
Without you I just can't go on
Can't go on

Fonte: http://letras.terra.com.br/toni-braxton/5736/  

Acesso em 17 de Julho de 2010.

Visite o site: : http://www.youtube.com/watch?v=tEnitdvaP9Q para ver o vídeo.

Figura 5: Imagem do vídeo relativo a música.

Acesso em: 17 de Julho de 2010.

Deixe que os alunos vejam o vídeo por completo e depois distribua a atividade postada em: http://www.esl-galaxy.com/music/Unbreak%20My%20Heart%20Lyrics%20sheet.pdf Acesso em 17 de Julho de 2010.

 A handout em questão possui atividades de listening (escolher a melhor alternativa entre palavras com pronúncias parecidas), questões para discussão (o que promove a socialização dos alunos e é uma oportunidade para praticar o uso da língua alvo) e uma boa descrição sobre prefixos e seus usos. Faça todas as atividades juntamente com os aprendizes. Corrija erros e saliente o uso de prefixos em outras palavras.   

Recursos Complementares

Dictionary.com

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false 

Acesso em 17 de julho de 2010

Para mais atividades sobre prefixos e sufixos em inglês, visite:

http://www.esl-galaxy.com/prefixsuffix.html 

Acesso em 17 de julho de 2010.

Para saber mais sobre prefixos e sufixos, acesse:

http://www.firstschoolyears.com/literacy/word/other/prefixes/prefixes.htm 

Acesso em 17 de julho de 2010.

Avaliação

A avaliação desta sequência deverá ser feita seguindo os passos descritos a seguir:

- Divida a sala em grupos. Se achar conveniente, mantenha os grupos formados na aula 2.

- Formule uma lista de palavras prefixadas e distribua para os alunos.

- Eles deverão pesquisar e responder: Qual o prefixo utilizado? Qual o sentido deste prefixo ao ser anexado à palavra em questão?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Solanielly, Secretaria de Educação , Paraíba - disse:
    sol.14951@hotmail.com

    13/04/2016

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada a aula. Parabéns a professora que disponibilizou o material.


  • Ana Maria, Escola Estadual Celestina Valente Lengenfelder , São Paulo - disse:
    coord.ana2013@gmail.com

    06/03/2016

    Cinco estrelas

    Parabéns a professora que criou este plano de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.