09/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira SIlva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
O aluno aprenderá através da música: Unbreak my heart de Tony Braxton, o uso de prefixos variados.
O aluno deverá saber o que é formação de palavras.
Acesse: http://www.sk.com.br/sk-morfo.html
Acesso em: 17 de Julho de 2010.
Inicie a aula fazendo as seguintes atividades:
Figura 1. Imagem da atividade 1.
Fonte: http://www.quia.com/rr/37717.html
Figura 2. Imagem da atividade 2.
Fonte: http://www.oswego.org/ocsd-web/match/matchgeneric.asp?filename=jwildeprefix2
Acesso em 17 de Julho de 2010
Caso não tenha acesso a internet, em sua escola, reproduza as atividades em cartolinas ou no próprio quadro.
A atividade "Building Prefixes" pode ser reproduzida usando cartões, feitos com cartolina. Escreva as palavras nos cartões e cole-os no quadro ou na parede. Divida a sala em grupos (4 grupos no máximo) e peça que cada grupo retire dois cartões por vez.
Observação: Se puder, faça os cartões um de cada cor, parecidos com os da atividade apresentada na internet.
A atividade "Rags to Riches" deve ser transformada em questionário para os alunos. Veja o exemplo dado em: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/atividade-prefixos
Acesso em 17 de Julho de 2010.
Sugestão: Se achar necessário, faça perguntas diferentes para montar um questionário similar ao apresentado no link acima.
Corrija as atividades, solucione dúvidas referentes ao vocabulário.
Para uma apresentação completa de vários prefixos usados em inglês, seus significados e exemplos, acesse:
http://www.englishclub.com/vocabulary/prefixes.htm
Figura 3. Imagem do recurso.
Acesso em 17 de Julho de 2010.
Observação: Este material deve ser distribuido a todos os alunos.
Faça uma competição entre os aprendizes. Divida a sala em grupos e selecione palavras que possam ser transformadas com o acréscimo de prefixos.
Passos para seguir nesta atividade:
- Divida a sala em grupos ( 5 a 7 pessoas)
- Escreva no quadro palavras que podem ter o acréscimo de prefixos. Exemplos:
Do- read- wirte- understand - cycle- happy - etc.
- Os alunos deverão, usando a lista de prefixos anteriormente distribuída, fazer novas palavras.
- o grupo que acertar todas, ou a maior parte das palavras escritas no quadro, ganha a competição.
Sugestão de atividade complementar: Como o uso de prefixos refere-se ao estudo de vocabulário, é interessante que seja pedido aos aprendizes a construção de sentenças significativas para eles. Peça-os para usarem as palavras com e sem prefixos.
Apresente a música "Unbreak my heart" de Tony Braxton para os alunos.
Figura 4. Tony Braxton.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_gjxY5XmjwXs/S2lqDCU_99I/AAAAAAAACaA/94giTts6dLg/s400/toni-braxton.jpg
Acesso em: 17 de Julho de 2010
Observe a letra da canção:
Tony Braxton
Composição: Warren
Fonte: http://letras.terra.com.br/toni-braxton/5736/
Acesso em 17 de Julho de 2010.
Visite o site: : http://www.youtube.com/watch?v=tEnitdvaP9Q para ver o vídeo.
Figura 5: Imagem do vídeo relativo a música.
Acesso em: 17 de Julho de 2010.
Deixe que os alunos vejam o vídeo por completo e depois distribua a atividade postada em: http://www.esl-galaxy.com/music/Unbreak%20My%20Heart%20Lyrics%20sheet.pdf Acesso em 17 de Julho de 2010.
A handout em questão possui atividades de listening (escolher a melhor alternativa entre palavras com pronúncias parecidas), questões para discussão (o que promove a socialização dos alunos e é uma oportunidade para praticar o uso da língua alvo) e uma boa descrição sobre prefixos e seus usos. Faça todas as atividades juntamente com os aprendizes. Corrija erros e saliente o uso de prefixos em outras palavras.
Dictionary.com
Acesso em 17 de julho de 2010
Para mais atividades sobre prefixos e sufixos em inglês, visite:
http://www.esl-galaxy.com/prefixsuffix.html
Acesso em 17 de julho de 2010.
Para saber mais sobre prefixos e sufixos, acesse:
http://www.firstschoolyears.com/literacy/word/other/prefixes/prefixes.htm
Acesso em 17 de julho de 2010.
A avaliação desta sequência deverá ser feita seguindo os passos descritos a seguir:
- Divida a sala em grupos. Se achar conveniente, mantenha os grupos formados na aula 2.
- Formule uma lista de palavras prefixadas e distribua para os alunos.
- Eles deverão pesquisar e responder: Qual o prefixo utilizado? Qual o sentido deste prefixo ao ser anexado à palavra em questão?
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/04/2016
Cinco estrelasMuito bem elaborada a aula. Parabéns a professora que disponibilizou o material.
06/03/2016
Cinco estrelasParabéns a professora que criou este plano de aula.