Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Usando a música "Smile" do U2 para ensinar a -ing form.

 

18/09/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá através da música "Smile" da banda U2, o uso e forma do Present Continuous.

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber o Verb To Be.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie a aula mostrando as seguintes figuras:  

Figura 1. Pessoas correndo. 

Fonte: http://www.utrecsports.org/_images/running-pumpking-run.jpg 

Acesso: 17 de Julho de 2010     

Figura 2. Pessoa cantando. 

Fonte: http://files.nireblog.com/blogs1/ste/files/chistopher-cantando-no-shoow.jpg 

Acesso em: 17 de Julho de 2010.     

Figura 3: Mulher comendo. 

Fonte: http://territoriofeminino.blogtv.uol.com.br/img/Image/MulheresPossveis/2008/Maio/mae%20comendo.jpg 

Acesso em: 17 de Julho de 2010.   

Logo após, questione aos alunos:   

What are these people doing?   

Os alunos deverão salientar quais as atividades realizadas nas figuras.

Sugestão: Se achar necessário aumente o número e/ou diversifique as figuras.   

Neste momento, os alunos responderão em português. Anote todas as respostas dadas pelos alunos no quadro, porém, escreva-as em inglês.   

ESCREVA DESSA MANEIRA AS RESPOSTAS DAS FIGURAS OFERECIDAS:   

They are run.

He is sing.

She is eat.   

Mencione aos alunos que como as atividades mostradas estão ocorrendo, devemos acrescentar a partícula –ING no final dos verbos. Esclareça que dessa forma, a sentença terá sentido de ações que estão acontecendo.   

RESPOSTA DAS FIGURAS APRESENTADAS: 1. They are running. 2. He is singing. 3. She is eating.         

Aula 2

Apresente a estrutura do Present Continuous. Vá ao endereço: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/present-continuous  

 Acesso em 17 de Julho de 2010.

Utilize o handout postado no endereço acima e faça cópias para os alunos.

Faça considerações sobre a escrita dos verbos ao acrescentar -ING.

Depois, divida a sala em grupos e peça aos alunos que procurem em revistas e jornais, figuras de pessoas fazendo atividades (comer, andar, correr, falar, etc).

Eles deverão produzir sentenças que descrevam as atividades em questão em cartolinas. Exponha todos os trabalhos pela escola.

Observação: Encoraje os aprendizes a detalharem as atividades a serem descritas. Por exemplo: Se encontrarem uma mulher comendo uvas, não deixe que os alunos escrevam apenas: She is eating... Peça que escrevam: She is eating grapes.

Aula 3

Inicie esta aula perguntando aos alunos:

What are you doing now?

Dessa vez, eles deverão responder usando ao máximo a língua alvo. Aproveite o momento e esclareça possíveis dúvidas sobre o Present Continuous.

Logo após, apresente em tiras, algumas frases presentes na música "Smile" do U2.

Exemplos:

"I'm praying"

"Gravity is not pulling me"

"I'm breaking it"

Peça aos aprendizes que apontem a forma usada no Present Continuous. Eles deverão realçar a presença do sujeito, do verbo to be e do verbo principal da frase com a partícula -ing.

Depois apresente a letra da canção para os alunos. A mesma deverá ser distribuída da seguinte forma:

Smile

U2

Composição: U2

Gravity is not ________

I won't be a picture with no sign

Decaying _______________

You are my abbot

I need the ground to kneel upon

And love can't be your song

I don't want to see you smile

___________________ it taking it

I'm breaking it slowly in mind

I'm seeing it freeing it

I know love is in this soul of mine

It's not in your eyes

I don't want

I don't want to see you smile

I started light-hearted

It won't be easy like you said

_____________ flowing

______________on the day of the dead

I will never get you will never get

I don't want to see you smile

God knows it knows it

Knows it knows it

You sing

Hear me love

Sing it again

Going out blind

The smoke machine is yours not mine

I don't want to see you smile

ooh ooh oohooh ooh ooh

I will live again

You will live again

I just don't want to see you smile

Passe o áudio da música pelo menos três vezes. Os alunos deverão completar a música com as frases que faltam. Realce que todas estão no Present Continuous.

Observe a letra da música completa:

Smile

U2

Composição: U2

Gravity is not pulling me

I won't be a picture with no sign

Decaying I'm praying

You are my abbot

I need the ground to kneel upon

And love can't be your song

I don't want to see you smile

I'm breaking it taking it

I'm breaking it slowly in mind

I'm seeing it freeing it

I know love is in this soul of mine

It's not in your eyes

I don't want

I don't want to see you smile

I started light-hearted

It won't be easy like you said

I'm going flowing

I'm leaving on the day of the dead

I will never get you will never get

I don't want to see you smile

God knows it knows it

Knows it knows it

You sing

Hear me love

Sing it again

Going out blind

The smoke machine is yours not mine

I don't want to see you smile

ooh ooh oohooh ooh ooh

I will live again

You will live again

I just don't want to see you smile

Por último, repasse o áudio. Corrija a letra com os estudantes.

Recursos Complementares
Avaliação

Utilize a brincadeira da mímica para avaliar a aprendizagem dos alunos. Recorte figuras de jornais e revistas que mostrem algum tipo de atividade, ou, então, produza sentenças usando o Present Continuous.

Os alunos deverão ser divididos em dois grupos. Cada aluno participará uma vez, sorteando a figura ou a sentença. Eles deverão imitar a atividade mostrada na figura. O outro grupo deverá dizer, usando a língua alvo, qual seria essa atividade.

Alterne a vez de cada grupo para sortear as figuras e frases.

Ganha o grupo que não errar as atividades.

Observe atentamente o uso de sentenças com o Present Continuous.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.