Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RETRATOS FEMININOS NAS MADONAS DE SIRON FRANCO

 

24/08/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ø  Conhecer parte da produção poética visual do artista plástico brasileiro Siron Franco;

Ø  Trabalhar a apreciação estética de imagens das obras do artista cujo objeto de pesquisa  é a figura feminina -  as madonas sironeanas;

Ø  Destacar os signos recorrentes nas obras de Siron Franco;

Ø  Rever características do gênero artístico retratos;

Ø  Construir propostas artísticas em desenho, pintura e colagem.  

Duração das atividades
• Seis aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø Gênero artístico Retrato;

Ø Apreciação estética de imagens de obras de arte.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Reserve previamente o Laboratório de Informática da escola;

Ø  Convide seus alunos a uma pesquisa virtual sobre Siron Franco;

Ø  Entregue algumas pistas (referências) para facilitar a busca:

    *Conhecendo  Siron:                 

      http://www.sironfranco.com/ http://www.escritoriodearte.com/listarQuadros.asp?artista=81 

      http://www.pinturabrasileira.com/artistas.asp?cod=31 

      http://www.almanaquebrasil.com.br/meu-lugar-e-aqui/siron-franco/ 

      http://www.galeriaabaporu.com.br/modules/artista.php?artid=154     

 Ø  Entregue um roteiro de pesquisa a ser realizada em duplas de alunos:

     *Qual é o nome verdadeiro do artista Siron Franco?

     *Onde ele vive/mora?

     *Onde fica o seu ateliê?

     *Com qual/is linguagem/ns artística/s  Siron trabalha?

     *Observe se há elementos recorrentes nas suas obras – um ou mais signos que se repetem em algumas obras de sua autoria; (seta, espiral, mão espalmada, contorno circular na área dos olhos...)

      *Selecione algumas imagens de obras do artista e salve em arquivo de CD;

      *Procure uma foto do artista e salve em arquivo de CD;

 Ø  Instrua os alunos a registrarem as descobertas feitas;

 Ø  Recolha as pesquisas para apreciação do nível de descobertas realizadas pela turma e providencie a impressão para subsidiar reflexões posteriores.  

       Aula 2   

Ø  Sugestão de leitura para o professor:

     Leitura do ENSAIO CRÍTICO - Uma madona n’outras madonas: feminilidade e sensualidade nas poéticas sironeanas.        

    Autoria: Soraia Lelis                 

    http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pdf/6eraea/relatos_pesquisa/tex_soraiaccl_00.pdf 

    http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm  

 Ø  Selecione com antecedência imagens de obras de Siron Franco com enfoque no rosto feminino.

Ø  Reproduza algumas destas imagens e cole sobre um papel encorpado (cartão ou cartolina) - Sugestões:   

 Siron Franco, 1980. Madona, óleo sobre tela (50cm x 40 cm).     

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis    

 http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm 

Siron Franco, 1976. Madona, óleo sobre madeira (60cm x 70 cm).        

 http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm 

Siron Franco, 1977. Madona, óleo sobre madeira (45cm x 60 cm).  

 http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm   

 Siron Franco, 1977. Madona, óleo sobre madeira (70cm x 60 cm).  

 http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm   

Siron Franco, 1977. Madona. Catálogo exposição “SIRON EXPÕE ARTE SACRA” Miguel Jorge: Goiânia, 17/02/1977.  

 http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm 

Siron Franco, 1980. Madona, óleo sobre tela (50cm x 40 cm).    

 http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm 

Ø  Desenhe no verso ao longo de toda a extensão da imagem,  peças de um quebra-cabeça;

Ø  Guarde as peças em um saquinho de plástico ou papel (separadas por imagen/jogo);

Ø  Reproduza as imagens de obras e construa os jogos de quebra-cabeça de acordo com o número necessário para a formação de grupos de quatro alunos;

Ø  Inicie a aula convidando os alunos a trabalharem com a montagem de quebra-cabeça – não fale de que figura se trata;

Ø  Divida os grupos por ordem da chamada de modo que os alunos não se agrupem por afinidade;

Ø  Entregue o material (o jogo criado) a cada grupo e deixe que trabalhem na montagem da imagem do quebra-cabeça;

 Ø  Solicite que não desmontem até que todos os grupos conheçam as imagens descobertas pelos demais colegas;

Ø  Fotografe as montagens concluídas e inicie as reflexões:

    *O que vocês percebem nestas imagens?

    *Todas se apresentam na mesma linguagem artística?    

    *Vocês acham que são desenhos, fotografias ou pinturas?

    *As imagens são em cores ou em preto e branco?

    *Há alguma semelhança entre as imagens?

     *Elas se apresentam em que gênero artístico? (paisagem, retrato, autorretrato, natureza morta...)

     *Vocês acham que são imagens extraídas de revistas ou obras de arte?

     *Seriam todas de uma mesma autoria?  

     *Vocês conhecem estas obras ou o/a autor/a delas?  

     *Quem se lembra da pesquisa realizada na aula anterior no Laboratório de Informática? Com qual artista trabalhamos?

  Aula 3  

 Ø  Retome as pesquisas virtuais realizadas, apresente a sua apreciação e solicite que os alunos socializem-nas na turma;

Ø  Convide os alunos a construírem um mural com as imagens descobertas através dos jogos de quebra-cabeça e as pesquisas realizadas;

Ø  Aborde os aspectos mais relevantes da pesquisa no sentido de destacar as características de feminilidade e sensualidade nas obras de Siron Franco contempladas no mural coletivo construído:

    *Perfil feminino nas obras em retrato;

    *As cores preto, vermelho, ocre, marfim e branco são os tons usados por Siron em suas madonas - Tons claros e escuros se contrapõem;

    *Chama-nos a atenção o contraste entre figura e fundo;

    *Presença da mão espalmada e do olho circundado em duas das obras apreciadas  – signos recorrentes na poética do artista;

    *Transparência, leveza e sutileza no véu;

    *Nariz afunilado, delicado, traçado diagonalmente e os lábios finos e rosados trazem características particulares do artista;

    *Presença de Véu – tecidos que cobrem a cabeça, uma espécie de manto que acoberta a feminilidade do pescoço e tronco.

     Aulas 4 e 5  

 Ø  Disponibilize tinta guache em várias cores, pincéis, papel toalha e vasilhas com água;

Ø  Distribua pranchas de cartolina ou papel craft no tamanho A3 e grafite, orientando seus alunos a desenvolverem uma proposta em desenho e pintura  de um retrato feminino;

 Ø  Coloque as produções para secarem em local seguro.   

Aula 6 

Ø  Oriente os seus alunos na montagem de uma exposição com as composições criadas em pintura com guache no gênero Retrato;

 Ø  Fale da importância de se expor também as pesquisas desenvolvidas para subsidiar a apreciação e o olhar da comunidade escolar.  

Recursos Complementares

*COLAGEM – pintura criada pela incorporação de vários materiais, papel colorido ou impresso, tecido, barbante, etc., numa tela u prancha, colados sobre estas. (LAMBERT, Rosemary. A arte no século XX: introdução à história da arte da Universidade de Cambridge. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1984, p.86)   

*GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241)   

*MADONA – s. f. 1.Virgem Maria; 2. Sua imagem  (italiano Madonna)      

  http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=madona      

*RETRATO - O retrato é um gênero artístico que tem sua história ligada a tempos remotos, quando era usado com fins sociais, religiosos, comemorativos e mesmo em funerais. Seu significado primário tem raízes na idéia de memória. Retratar seria, então, a arte de guardar a memória de alguém. Atravessando séculos, a arte do retrato passa por modificações de acordo com a sociedade de cada época. Seja simbolizando poder com poses formais, seja com cores e gestos mais livres, revela costumes, comportamentos, rotinas e sentimentos do homem e de seu tempo. (Ana Cristina Carvalho Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo)

 http://www.acervo.sp.gov.br/exposicoes/arquivos/retratos_personagens_paulista.html       

Avaliação

A avaliação se dará com a observação sistemática do processo ensino-aprendizagem, com assistência individualizada nas atividades, diálogos e autoavaliação contínuos. Como referencial para verificação da aprendizagem é necessário analisar  nas respostas dos alunos a presença e o domínio dos conteúdos trabalhados. É importante perceber e valorizar também o reflexo das contribuições pessoais nas  atividades coletivas de produção artística e pesquisa.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.