24/08/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ø Conhecer parte da produção poética visual do artista plástico brasileiro Siron Franco;
Ø Trabalhar a apreciação estética de imagens das obras do artista cujo objeto de pesquisa é a figura feminina - as madonas sironeanas;
Ø Destacar os signos recorrentes nas obras de Siron Franco;
Ø Rever características do gênero artístico retratos;
Ø Construir propostas artísticas em desenho, pintura e colagem.
Ø Gênero artístico Retrato;
Ø Apreciação estética de imagens de obras de arte.
Aula 1
Ø Reserve previamente o Laboratório de Informática da escola;
Ø Convide seus alunos a uma pesquisa virtual sobre Siron Franco;
Ø Entregue algumas pistas (referências) para facilitar a busca:
*Conhecendo Siron:
http://www.sironfranco.com/ http://www.escritoriodearte.com/listarQuadros.asp?artista=81
http://www.pinturabrasileira.com/artistas.asp?cod=31
http://www.almanaquebrasil.com.br/meu-lugar-e-aqui/siron-franco/
http://www.galeriaabaporu.com.br/modules/artista.php?artid=154
Ø Entregue um roteiro de pesquisa a ser realizada em duplas de alunos:
*Qual é o nome verdadeiro do artista Siron Franco?
*Onde ele vive/mora?
*Onde fica o seu ateliê?
*Com qual/is linguagem/ns artística/s Siron trabalha?
*Observe se há elementos recorrentes nas suas obras – um ou mais signos que se repetem em algumas obras de sua autoria; (seta, espiral, mão espalmada, contorno circular na área dos olhos...)
*Selecione algumas imagens de obras do artista e salve em arquivo de CD;
*Procure uma foto do artista e salve em arquivo de CD;
Ø Instrua os alunos a registrarem as descobertas feitas;
Ø Recolha as pesquisas para apreciação do nível de descobertas realizadas pela turma e providencie a impressão para subsidiar reflexões posteriores.
Aula 2
Ø Sugestão de leitura para o professor:
Leitura do ENSAIO CRÍTICO - Uma madona n’outras madonas: feminilidade e sensualidade nas poéticas sironeanas.
Autoria: Soraia Lelis
http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pdf/6eraea/relatos_pesquisa/tex_soraiaccl_00.pdf
http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm
Ø Selecione com antecedência imagens de obras de Siron Franco com enfoque no rosto feminino.
Ø Reproduza algumas destas imagens e cole sobre um papel encorpado (cartão ou cartolina) - Sugestões:
Siron Franco, 1980. Madona, óleo sobre tela (50cm x 40 cm).
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm
Siron Franco, 1976. Madona, óleo sobre madeira (60cm x 70 cm).
http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm
Siron Franco, 1977. Madona, óleo sobre madeira (45cm x 60 cm).
http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm
Siron Franco, 1977. Madona, óleo sobre madeira (70cm x 60 cm).
http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm
Siron Franco, 1977. Madona. Catálogo exposição “SIRON EXPÕE ARTE SACRA” Miguel Jorge: Goiânia, 17/02/1977.
http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm
Siron Franco, 1980. Madona, óleo sobre tela (50cm x 40 cm).
http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa13.htm
Ø Desenhe no verso ao longo de toda a extensão da imagem, peças de um quebra-cabeça;
Ø Guarde as peças em um saquinho de plástico ou papel (separadas por imagen/jogo);
Ø Reproduza as imagens de obras e construa os jogos de quebra-cabeça de acordo com o número necessário para a formação de grupos de quatro alunos;
Ø Inicie a aula convidando os alunos a trabalharem com a montagem de quebra-cabeça – não fale de que figura se trata;
Ø Divida os grupos por ordem da chamada de modo que os alunos não se agrupem por afinidade;
Ø Entregue o material (o jogo criado) a cada grupo e deixe que trabalhem na montagem da imagem do quebra-cabeça;
Ø Solicite que não desmontem até que todos os grupos conheçam as imagens descobertas pelos demais colegas;
Ø Fotografe as montagens concluídas e inicie as reflexões:
*O que vocês percebem nestas imagens?
*Todas se apresentam na mesma linguagem artística?
*Vocês acham que são desenhos, fotografias ou pinturas?
*As imagens são em cores ou em preto e branco?
*Há alguma semelhança entre as imagens?
*Elas se apresentam em que gênero artístico? (paisagem, retrato, autorretrato, natureza morta...)
*Vocês acham que são imagens extraídas de revistas ou obras de arte?
*Seriam todas de uma mesma autoria?
*Vocês conhecem estas obras ou o/a autor/a delas?
*Quem se lembra da pesquisa realizada na aula anterior no Laboratório de Informática? Com qual artista trabalhamos?
Aula 3
Ø Retome as pesquisas virtuais realizadas, apresente a sua apreciação e solicite que os alunos socializem-nas na turma;
Ø Convide os alunos a construírem um mural com as imagens descobertas através dos jogos de quebra-cabeça e as pesquisas realizadas;
Ø Aborde os aspectos mais relevantes da pesquisa no sentido de destacar as características de feminilidade e sensualidade nas obras de Siron Franco contempladas no mural coletivo construído:
*Perfil feminino nas obras em retrato;
*As cores preto, vermelho, ocre, marfim e branco são os tons usados por Siron em suas madonas - Tons claros e escuros se contrapõem;
*Chama-nos a atenção o contraste entre figura e fundo;
*Presença da mão espalmada e do olho circundado em duas das obras apreciadas – signos recorrentes na poética do artista;
*Transparência, leveza e sutileza no véu;
*Nariz afunilado, delicado, traçado diagonalmente e os lábios finos e rosados trazem características particulares do artista;
*Presença de Véu – tecidos que cobrem a cabeça, uma espécie de manto que acoberta a feminilidade do pescoço e tronco.
Aulas 4 e 5
Ø Disponibilize tinta guache em várias cores, pincéis, papel toalha e vasilhas com água;
Ø Distribua pranchas de cartolina ou papel craft no tamanho A3 e grafite, orientando seus alunos a desenvolverem uma proposta em desenho e pintura de um retrato feminino;
Ø Coloque as produções para secarem em local seguro.
Aula 6
Ø Oriente os seus alunos na montagem de uma exposição com as composições criadas em pintura com guache no gênero Retrato;
Ø Fale da importância de se expor também as pesquisas desenvolvidas para subsidiar a apreciação e o olhar da comunidade escolar.
*COLAGEM – pintura criada pela incorporação de vários materiais, papel colorido ou impresso, tecido, barbante, etc., numa tela u prancha, colados sobre estas. (LAMBERT, Rosemary. A arte no século XX: introdução à história da arte da Universidade de Cambridge. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1984, p.86)
*GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241)
*MADONA – s. f. 1.Virgem Maria; 2. Sua imagem (italiano Madonna)
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=madona
*RETRATO - O retrato é um gênero artístico que tem sua história ligada a tempos remotos, quando era usado com fins sociais, religiosos, comemorativos e mesmo em funerais. Seu significado primário tem raízes na idéia de memória. Retratar seria, então, a arte de guardar a memória de alguém. Atravessando séculos, a arte do retrato passa por modificações de acordo com a sociedade de cada época. Seja simbolizando poder com poses formais, seja com cores e gestos mais livres, revela costumes, comportamentos, rotinas e sentimentos do homem e de seu tempo. (Ana Cristina Carvalho Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo)
http://www.acervo.sp.gov.br/exposicoes/arquivos/retratos_personagens_paulista.html
A avaliação se dará com a observação sistemática do processo ensino-aprendizagem, com assistência individualizada nas atividades, diálogos e autoavaliação contínuos. Como referencial para verificação da aprendizagem é necessário analisar nas respostas dos alunos a presença e o domínio dos conteúdos trabalhados. É importante perceber e valorizar também o reflexo das contribuições pessoais nas atividades coletivas de produção artística e pesquisa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!