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INJUSTIÇA: TÔ FORA!

 

03/08/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Opor-se a toda e qualquer manifestação de injustiça.

2) Refletir criticamente sobre algumas leis e suas consequências para a vida das pessoas.

3) Identificar situações em sala de aula em que tanto crianças quanto professores cometem injustiças.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a você poderá utilizar as aulas publicadas no Portal do Professor e intituladas “A JUSTIÇA NA COMUNIDADE” e “A JUSTIÇA NA SALA DE AULA” para iniciar e/ou complementar a sua aula. Sugere-se que se trabalhe com alunos/as com faixa etária a partir de nove anos em virtude do tema e dos recursos utilizados.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:   

1º Momento: Perguntar aos/as alunos/as: Vocês já se sentiram injustiçados alguma vez? Quando? Onde? Relate um episódio do seu cotidiano em que, na sua percepção, houve uma injustiça contra você ou contra alguém que você conheça. 

2º Momento: Dividir o grupo em duplas e disponibilizar jornais aos alunos para que procurem reportagens sobre injustiças cometidas com as pessoas. Os/as alunos/as deverão relatar em folha sulfite as seguintes informações:

1) Fonte consultada

2) Título da reportagem, local e data

3) Principal informação contida na reportagem

4) Pessoas envolvidas no ato de injustiça

5) Informações sobre providências tomadas, se houver.

3º Momento: Socializar as reportagens e discutir sobre: semelhanças entre as reportagens, características da população envolvida, providências tomadas. Refletir com os/as alunos sobre a necessidade de todos nós nos engajarmos na luta pela justiça. Professor, em consenso com o grupo de alunos, eleja algumas das reportagens analisadas para aprofundar a discussão posteriormente.

4º Momento: Convidar um (a) advogado (a) para participar de uma roda de conversa com os alunos em sala de aula, com o intuito de identificar possíveis leis que garantem os direitos das pessoas citadas nas reportagens escolhidas para aprofundamento da discussão.

Atividade 2: 

1º Momento: 

Dividir o grupo em duplas e solicitar que cada dupla procure se lembrar de um episódio em sala de aula ou na escola em que, na percepção deles/as, houve um ato de injustiça, como por exemplo: “O horário de entrada na escola é 13 horas e todos os dias as crianças que chegam após essa horário precisam aguardar o segundo horário para entrarem. Todos os alunos seguem essa regra, exceto João que chega todos os dias atrasado e, mesmo assim, entra para a sala de aula”.  Os/as alunos/as deverão registrar os episódios em fichas e entregar ao/a professor/a.   

2º Momento: Após todas as duplas terminarem de registrar, o/a professor/a deverá entregar a cada dupla, dois cartões resposta com as palavras CONCORDO e DISCORDO. O professor/a dará a seguinte orientação: As fichas com os episódios serão embaralhadas e, ao sinal do/a professor/a, um representante da dupla deverá retirar uma ficha para fazer a leitura ao restante do grupo. A cada ficha lida, os demais alunos deverão se posicionar com relação à seguinte questão: “Na minha percepção, houve um ato de injustiça?” Para se posicionarem, os/as alunos/as deverão apresentar o cartão de CONCORDO ou DISCORDO e, posteriormente, justificar sua resposta. A dupla responsável pelo episódio registrado deverá defender seu ponto de vista e tentar convencer o grupo da sua opinião.   

Atividade 3:  

1º Momento: Mostre a imagem a seguir para as crianças. 

Imagem Disponível em:

http://i27.tinypic.com/dzyrh5.jpg 

 

Após observação da imagem, questione:

1)Vocês conhecem esses personagens?

2) O que eles fazem?

3) Na sua percepção o que representa um super-herói?   

2º Momento: Após essas perguntas iniciais, diga aos/as alunos/as que na ficção existe uma equipe de super-heróis responsáveis para defender a população contra as injustiças causadas por pessoas do mal. Eles formam a “Liga da Justiça!” Pergunte aos/as alunos/as:

1) Quem são, na realidade, os “super-heróis” responsáveis por nos defender?

2) Você acredita que esses super-heróis têm cumprido sua missão?

3) Na sua percepção, o que é necessário fazer para que os direitos humanos sejam respeitados e o princípio da justiça e da igualdade de oportunidades vença?   

3º Momento: Imagine que os personagens acima apresentados existam na realidade e construa uma história relatando um episódio de injustiça acontecido na sua escola no qual os super-heróis entraram em cena para resolvê-lo.

Recursos Complementares

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética/Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf 

Artigo eletrônico: Usos dos temas transversais em escolas públicas do ensino fundamental da cidade de Pelotas, disponível em:

http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Vieira.pdf     

Avaliação

Professor/a observe se houve envolvimento dos/as alunos/as durante as discussões da aula, bem como respeito à opinião dos colegas. Para avaliar a percepção dos/as alunos/as sobre o tema justiça, escreva na lousa o seguinte trecho da música “Azul da cor do Mar” do compositor Tim Maia: “Se o mundo inteiro me pudesse ouvir, tenho muito pra contar, dizer que aprendi. Que na vida  a gente tem que entender, que um nasce para sofrer enquanto o outro ri” e solicite aos/as alunos/as que respondam individualmente: 1)Vocês concordam com essa afirmação? 2) Que relação essa afirmação tem com o tema justiça? 3) Se o mundo inteiro pudesse te ouvir, o que você diria sobre o que aprendeu em relação ao tema justiça?

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • KATIA FERNANDES, maria theresa de oliveira picalho , São Paulo - disse:
    karefrer2010@hotmail.com

    18/02/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns gostei muito da ula e me inspirou no planejamneto com minha turma,Parabéns pela dica.


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