24/08/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ø Conhecer um museu de arte enquanto espaço cultural e promotor de arte;
Ø Saber os modos de se proceder dentro de um museu ou galeria de arte, transitar de forma adequada no espaço físico do museu e respeitar as regras para visitação;
Ø Alargar o conhecimento sobre obra, artista, autoria, exposição;
Ø Descobrir novas linguagens e técnicas artísticas nas obras em exposição;
Ø Desenvolver a apreciação/leitura/recepção de obras de arte in loco;
Ø Relatar a visita monitorada ao museu através de textos e desenhos.
· Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
· Noções Básicas de Desenho.
Aulas 1, 2 e 3
Ø Providencie anteriormente:
*o ônibus e a autorização dos pais e/ou responsáveis pelos alunos para o trabalho de campo no Museu Universitário de Arte - MUnA;
*a troca de horários com os demais professores e a possível participação destes no trabalho de campo;
*a autorização da direção escolar para a proposta extra-escola;
*a aprovação da visita às dependências do MUnA pelo responsável por este espaço (se possível, convide um artista com obra exposta na galeria para dialogar com os alunos);
Ø Fale com os alunos sobre o local escolhido para a pesquisa;
Ø Organize a/s turma/s e professores acompanhantes para a entrada no ônibus;
Ø Acompanhe os alunos no trajeto da escola ao museu, ressaltando a importância da proposta e as possibilidades de construção de novos conhecimentos;
Ø Favoreça o diálogo dos alunos com os artistas e/ou monitores da Ação Educativa;
Ø Promova o diálogo com a curadoria da exposição, com um artista e com a/o responsável pelo museu;
Ø Visite com os alunos todos os espaços/salas do museu;
Ø Proponha o registro do trabalho de campo através de fotografias e relatórios;
Ø Entregue aos alunos um esquema para registro do que você acha importante que eles anotem durante a visita ao museu para reflexão coletiva posterior.
Sugestão: Sobre o MUnA (Museu Universitário de Arte):
* Exposição Coletiva “Pequenos olhares sobre o acervo: possibilidades de diálogo entre o acervo e o público infanto-juvenil”;
- Quanto às obras expostas e seus autores:
1. Qual lhe causou maior estranhamento? (Olhar a etiqueta de identificação da obra, com autoria, técnica e ano). Justifique sua resposta.
2. Com qual obra você mais se identificou? (Olhar a etiqueta de identificação da obra, com autoria, técnica e ano). Justifique sua resposta.
3. Escolha um espaço do museu que achou mais interessante ou atraente aos seus olhos e registre através de desenho de observação – um croqui em papel sulfite e grafite.
Visita ao MUnA – Museu Universitário de Arte
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Aproveite as palavras da curadoria da Exposição Coletiva “Pequenos olhares sobre o acervo: Possibilidades de Diálogo entre o acervo e o público infanto-juvenil”, para refletir com os alunos e promover novos olhares para as obras expostas:
Todas as obras desta exposição foram escolhidas por crianças. Elas inventaram uma história e escolheram imagens para ela. O acervo de um museu pode contar muitas histórias diferentes, a depender da seleção das obras, da forma como são expostas e, claro, da imaginação do visitante. Que histórias você gostaria de contar a partir desta exposição? Curadoria – Luciana Mourão Arslan
Fragmento da história contada pelas crianças – imagem em adesivo
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Veja com os alunos os demais espaços do MUnA com exposições – Folder em anexo:
Ø Insista para que os alunos registrem os aspectos relevantes da pesquisa de campo;
Ø Permita que os alunos levem o relatório para casa para complementação das anotações;
Ø Organize as turmas para retorno à escola.
Aula 4
Ø Fale sobre 18 de maio - Dia Internacional de Museus;
Ø Ressalte a existência de outros museus além daqueles que abrigam obras de arte;
*Sugestão: O Museu Municipal de Uberlândia é uma instituição de caráter histórico/antropológico que visa rememorar parte da história do município, abrangendo os mais diversos grupos e identidades culturais. Seu acervo conta com um conjunto de aproximadamente 1700 peças, representativas do modo de vida das pessoas que em outras épocas viveram neste município e região.
http://museumunicipaldeuberlandia.blogspot.com/
Ø Converse com os alunos sobre o MUnA – Museu Universitário de Arte – espaço visitado na aula anterior;
Ø Mostre imagens do Museu e as fotografias tiradas no local como revisão da proposta /vivência, bem como para conhecimento dos alunos que não compareceram na atividade;
Museu Universitário de Arte - MUnA
Inaugurado em 1998, o Museu Universitário de Arte, também conhecido como MUnA, nasceu de diversos Projetos de Extensão do Departamento de Artes Plásticas da Universidade Federal de Uberlândia. O MUnA tem sede própria e está localizado próximo à Biblioteca Municipal, Casa da Cultura de Uberlândia e Museu Municipal, ou seja, numa região culturalmente nobre. No museu há duas salas de exposição com mais de 180 m², auditório com 70 lugares, loja, ateliê para oficinas, biblioteca e área administrativa.
http://www.abemregionalmg.com.br/cultura_lazer.pdf
Ø Promova uma leitura coletiva dos relatórios e anote no quadro os aspectos relevantes trazidos pelos alunos de modo que todos possam complementar as anotações e observações individuais realizadas no museu;
Ø Destaque a Arte Contemporânea como foco das obras expostas no MUnA. Sugestão:
Ø Proponha a construção coletiva de um texto para sistematizar o trabalho de campo.
Ø Investigue com os alunos de forma sintética e via internet, a produção acadêmica dos artistas expositores. Para tanto, reserve o Laboratório de Informática da escola de modo a viabilizar tal atividade;
Ø Crie com os alunos um painel coletivo resgatando as etapas da pesquisa:
* com as informações coletadas nas pesquisas de campo e virtual;
* com os croquis realizados no museu;
* com as fotografias tiradas na visita monitorada ao museu.
Ø Exponha o painel à comunidade escolar.
*LÁPIS – instrumento de escrita ou desenho, consistindo em um fino bastão de grafite ou substância similar envolto em madeira (ou, mais raramente, em metal ou plástico). O lápis de que se ouve falar pela primeira vez na década de 1560, veio preencher as funções anteriormente desempenhadas pela ponta metálica. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.294)
*CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996, p. 178)
O trabalho de campo em museus e galerias de arte como ação educativa é um instrumento rico para a construção de um percurso criador informado e contextualizado à produção artística e ao ensino-aprendizagem em arte. Neste sentido, a avaliação se dá através de diálogos, troca de experiências e autoavaliação à luz das atividades e reflexões propostas a fim de se verificar o grau de interesse e apreensão do conteúdo investigado, a capacidade de trabalho em grupo e o comportamento adquirido dentro e fora do espaço escolar.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/09/2010
Cinco estrelasMuito interessante o conteúdo de sua aula. Na verdade Todos os estudantes deveriam ter acesso a visitação em um museu, isso enriquece o conhecimento e aprimora a memória da cultura de um deterninado país, estado ou cidade. Pena que muitos alunos não tem acesso a isso. Mas acredito que hoje em dia podemos afirmar que o museu é a nossa própria cidade, visto que muitos elementos fazem parte deste contexto e que constituem a história artística e cultural do lugar onde se mora.