Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MUSEU DE ARTE – VAMOS CONHECER UM?

 

24/08/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ø  Conhecer um museu de arte enquanto espaço cultural e promotor de arte;

Ø  Saber os modos de se proceder dentro de um museu ou galeria de arte, transitar de forma adequada no espaço físico do museu e respeitar as regras para visitação;

Ø  Alargar o conhecimento sobre obra, artista, autoria, exposição;

Ø  Descobrir novas linguagens e técnicas artísticas nas obras em exposição;

Ø  Desenvolver a apreciação/leitura/recepção de obras de arte in loco;

Ø  Relatar a visita monitorada ao museu através de textos e desenhos.

Duração das atividades
• Cinco aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;

·         Noções Básicas de Desenho.  

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1, 2 e 3 

Ø  Providencie anteriormente:

 *o ônibus e a autorização dos pais e/ou responsáveis pelos alunos para o trabalho de campo no Museu Universitário de Arte - MUnA;

 *a troca de horários com os demais professores e a possível participação destes no trabalho de campo;

 *a autorização da direção escolar para a proposta extra-escola;

 *a aprovação da visita às dependências do MUnA pelo responsável por este espaço (se possível, convide um artista com obra exposta na galeria para dialogar com os alunos);

Ø  Fale com os alunos sobre o local escolhido para a pesquisa;  

 Ø  Organize a/s turma/s e professores acompanhantes para a entrada no ônibus;

Ø  Acompanhe os alunos no trajeto da escola ao museu, ressaltando a importância da proposta e as possibilidades de construção de novos conhecimentos;

 Ø  Favoreça o diálogo dos alunos com os artistas e/ou monitores da Ação Educativa;

 Ø  Promova o diálogo com a curadoria da exposição, com um artista e com a/o responsável pelo museu;

Ø  Visite com os alunos todos os espaços/salas do museu;

Ø  Proponha o registro do trabalho de campo através de fotografias e relatórios;

 Ø  Entregue aos alunos um esquema para registro do que você acha importante que eles anotem durante a visita ao museu para reflexão coletiva posterior.

 Sugestão:    Sobre o MUnA (Museu Universitário de Arte):      

  * Exposição Coletiva “Pequenos olhares sobre o acervo: possibilidades de   diálogo  entre o acervo e o público infanto-juvenil”;                   

     - Quanto às obras expostas e seus autores:   

       1.    Qual lhe causou maior estranhamento? (Olhar a etiqueta de identificação da obra, com autoria, técnica e ano). Justifique sua resposta.

       2.    Com qual obra você mais se identificou? (Olhar a etiqueta de identificação da obra, com autoria, técnica e ano). Justifique sua resposta.

       3.    Escolha um espaço do museu que achou mais interessante ou atraente aos seus olhos e registre através de desenho de observação – um croqui em papel sulfite e grafite.

Visita ao MUnA – Museu Universitário de Arte

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

 Ø Aproveite as palavras da curadoria da Exposição Coletiva “Pequenos olhares sobre o acervo: Possibilidades de   Diálogo  entre o acervo e o  público infanto-juvenil”, para refletir com os alunos e promover novos olhares para as obras expostas:

  Todas as obras desta exposição foram escolhidas por crianças. Elas inventaram uma história e escolheram imagens para ela. O acervo de um museu pode contar muitas histórias diferentes, a depender da seleção das obras, da forma como são expostas e, claro, da imaginação do visitante. Que histórias você gostaria de contar a partir desta exposição?  Curadoria – Luciana Mourão Arslan

Fragmento da história contada pelas crianças – imagem em adesivo

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

 Ø Veja com os alunos os demais espaços do MUnA com exposições – Folder em anexo:

 Ø  Insista para que os alunos registrem os aspectos relevantes da pesquisa de campo;

 Ø  Permita que os alunos levem o relatório para casa para complementação das anotações;

Ø  Organize as turmas para retorno à escola.   

Aula 4   

Ø  Fale sobre 18 de maio - Dia Internacional de Museus;

Ø  Ressalte a existência de outros museus além daqueles que abrigam obras de arte;

*Sugestão: O Museu Municipal de Uberlândia é uma instituição de caráter histórico/antropológico que visa rememorar parte da história do município, abrangendo os mais diversos grupos e identidades culturais. Seu acervo conta com um conjunto de aproximadamente 1700 peças, representativas do modo de vida das pessoas que em outras épocas viveram neste município e região.

 http://museumunicipaldeuberlandia.blogspot.com/    

Ø  Converse com os alunos sobre o MUnA – Museu Universitário de Arte – espaço visitado na aula anterior;

Ø  Mostre imagens do Museu e as fotografias tiradas no local como revisão da proposta /vivência, bem como para conhecimento dos alunos que não compareceram na atividade;   

Museu Universitário  de Arte - MUnA

  

Inaugurado em 1998, o Museu Universitário de Arte, também conhecido como MUnA, nasceu de diversos Projetos de Extensão do Departamento de Artes Plásticas da Universidade Federal de Uberlândia. O MUnA tem sede própria e está localizado próximo à Biblioteca Municipal, Casa da Cultura de Uberlândia e Museu Municipal, ou seja, numa região culturalmente nobre. No museu há duas salas de exposição com mais de 180 m², auditório com 70 lugares, loja, ateliê para oficinas, biblioteca e área administrativa.

http://www.abemregionalmg.com.br/cultura_lazer.pdf  

 

 Ø  Promova uma leitura coletiva dos relatórios e anote no quadro os aspectos relevantes trazidos pelos alunos de modo que todos possam complementar as anotações e observações individuais realizadas no museu;

Ø  Destaque a Arte Contemporânea como foco das obras expostas no MUnA. Sugestão:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=354&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8

 Ø  Proponha a construção coletiva de um texto para sistematizar o trabalho de campo.

  Aula 5

 Ø  Investigue com os alunos de forma sintética e via internet, a produção acadêmica dos artistas expositores. Para tanto, reserve o Laboratório de Informática  da escola de modo a viabilizar tal atividade;

 Ø  Crie com os alunos um painel coletivo resgatando as etapas da pesquisa:

    * com as informações coletadas nas pesquisas de campo e virtual;

    * com os croquis realizados no museu;

    * com as fotografias tiradas na visita monitorada ao museu.  

  Ø Exponha o painel à comunidade escolar.  

Recursos Complementares

 *LÁPIS – instrumento de escrita ou desenho, consistindo em um fino bastão de grafite ou substância similar envolto em madeira (ou, mais raramente, em metal ou plástico). O lápis de que se ouve falar pela primeira vez na década de 1560, veio preencher as funções anteriormente desempenhadas pela ponta metálica. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.294)   

 *CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996,  p. 178)  

Avaliação

O trabalho de campo em museus e galerias de arte como ação educativa é um instrumento rico para a construção de um percurso criador informado e contextualizado à produção artística e ao ensino-aprendizagem em arte. Neste sentido, a avaliação se dá através de diálogos, troca de experiências e autoavaliação à luz das atividades e reflexões propostas a fim de se verificar o grau de interesse e apreensão do conteúdo investigado, a capacidade de trabalho em grupo e o comportamento adquirido dentro e fora do espaço escolar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ivanir Bernardi Gnoatto, CEEBJA FRANCISCO BELTRAO E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    ivanir@seed.pr.gov.pr

    23/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante o conteúdo de sua aula. Na verdade Todos os estudantes deveriam ter acesso a visitação em um museu, isso enriquece o conhecimento e aprimora a memória da cultura de um deterninado país, estado ou cidade. Pena que muitos alunos não tem acesso a isso. Mas acredito que hoje em dia podemos afirmar que o museu é a nossa própria cidade, visto que muitos elementos fazem parte deste contexto e que constituem a história artística e cultural do lugar onde se mora.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.